• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Cercas elétricas: o que você deve saber antes de utilizá-las para proteger a sua casa

Gisele Muhlmann

10 de fevereiro 2016 às 09:02
Segurança

25112015_v01_Cercas_Eletricas (2)

Cercas elétricas são soluções bastante utilizadas em projetos de segurança eletrônica residenciais e empresariais. Com custo relativamente baixo em instalação e manutenção, elas possuem grande poder inibidor, prevenindo e dificultando a invasão de locais através de pulsos elétricos que emitem choques. Saiba como utilizá-las devidamente.

O que são e como funcionam?

Simplificando, as cercas elétricas são fios energizados que, se tocados ou rompidos, emitem choques para evitar invasões no local monitorado.

As cercas funcionam da seguinte maneira: o equipamento gera e entrega, a cada segundo, um pulso de alta voltagem. O retorno deste pulso é monitorado e, quando há o rompimento ou tentativa de sabotagem, a cerca elétrica dispara um sinal sonoro.

Importante ressaltar que este choque, apesar de forte, não possui intensidade o suficiente para causar a morte de pessoas e animais.

Cuidados na instalação

A NBR IEC 60.335-2-76 é a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulamenta a utilização de cercas elétricas, e as leis Brasileiras seguem os mesmos requisitos estabelecidos por esta norma. A instalação deve ser feita somente por profissionais capacitados, utilizando equipamentos certificados pelo INMETRO e obedecendo alguns princípios básicos de segurança, como por exemplo:

  • O limite mínimo de altura da cerca.
  • Não invadir o espaço físico vizinho
  • Inserir avisos de advertência quanto ao risco de choque

Em caso de acidentes com a cerca elétrica, o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado. Por isso, é importante ser consciente e seguir corretamente as normas vigentes em seu município, além de se assegurar de que os equipamentos possuam certificação do INMETRO.

Ao contrário de que muitas pessoas imaginam, as cercas elétricas possuem um baixo consumo de energia. Outra curiosidade é que, caso o fornecimento de energia elétrica do local seja interrompido, o sistema da cerca continua a operar, já que possui uma bateria de emergência.

39 Comentários

  1. Gislayne disse:

    Tenho em minha residência esse tipo de cerca elétrica, mas deviso a quantidades de bola jogar de crianças brincando na rua. Irei trocar para cerca elétrica big haste. Assim gastando um pouco mas devido esse acontecimento. Vamos ver se melhora e ñ tenho que gastar tanto para o ajuste ou até a troca de materiais.

    • Intelbras disse:

      Olá Gislayne, O equipamento cerca elétrica (ELC 5002 /ELC5003) foram projetados para disparar caso ocorra algo de anormal no perímetro, quando uma bola bate na cerca pode causar diversos danos, o mais comum e enroscar os fios assim alterando o perímetro e as vezes o fio enrosca na haste que automaticamente faz o aterramento do circuito, e com isso vem o disparo, colocando uma haste mais resistente isso diminui, mais o eletrificador trabalhara da mesma forma.
      Caso tenha maiores dúvidas por favor entre em contato com nosso suporte, http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico Ficamos à disposição.

  2. MARCELO ELI DA SILVA disse:

    Boa noite.
    Irei instalar a ELC 5003. Meu cliente deseja que seja instalado também o Sensor de barreira Intelbras IVA3070.
    A minha dúvida é a seguinte: onde devo conectar os fios do sensor na ELC5003 ? e, quantos sensores a ELC 5003 suporta, em uma distância linear de 5.000 metros?.
    Obrigado

    • Intelbras disse:

      Olá Marcelo, tudo bem? Solicitamos ao nosso suporte que encaminhe para o seu e-mail as instruções para instalação desse equipamento. Em breve entraremos em contato, ficamos a inteira disposição!

  3. Marlene disse:

    Tenho uma cerca eletrica em casa é um bola bateu muito forte w frouxo um fio e ficou torta e mesma assim o alarme não disparou isso,pq ?

  4. Marlene disse:

    O que realmente faz o alarme dispara ?

    • Intelbras disse:

      Oi Marlene, o alarme pode disparar por vários motivos como detecção, falhas, sensores não instalados corretamente e etc. Entre em contato com o nosso suporte técnico que vamos analisar melhor o seu cenário. Estamos no aguardo!

  5. Alexandra disse:

    Gostaria de saber se somente quando corta a cerca elétrica que a central dispara o alarme ou se em caso de encostar, ou levantar fios ela dispara também?

    • Intelbras disse:

      Olá Alexandra, a cerca elétrica emite pulsos que saem do borne CERCA, transitam por todo o perímetro e voltando pelo Borne RETORNO. Porém a central tem uma quantidade de pulsos falhos para gerar um disparo (padrão de fabrica 8 pulsos), dessa forma se essa quantidade de pulsos que sair pelo borne cerca e de alguma forma não voltar pelo borne retorno, ai sim ela vai gerar um disparo. Então se alguém só encostar uma vez possivelmente não vai disparar, pois vai impedir que somente 1 ou 2 pulsos não retorne(isso também serve para não gerar disparos em falso). Mais se a pessoa levantar e ficar segurando o fio da cerca durante a quantidade de pulsos falhos, vai ocorrer um disparo. Caso fique com outras dúvidas entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico. Estamos à disposição!

  6. Thiago Xavier disse:

    Qual o consumo real de uma cerca elétrica? Só ouço dizer que é baixo.

    • Intelbras disse:

      Olá Thiago, duas das nossas principais cerca elétrica como ELC 5002 que é de 4,5W, e a ELC 5003 que é de 6,5w de consumo. Caso queira saber mais sobre os nossos produtos entre em contato com a nossa equipe técnica. Estamos à disposição!

  7. Simone disse:

    Bom dia tenho ja uma cerca elétrica instalada em minha residencial, posso instalar a central da Intelbras nela? Pois a minha queimou a placa. E gostaria de substituir pela da Intelbras

    • Intelbras disse:

      Oi Simone, vamos encaminhar a sua dúvida para o nosso suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo seu e-mail. Ficamos à disposição!

  8. Danilo disse:

    Tenho uma cerca da intelbras só que ela apresenta alguns barulhos o mesmo que sai da central da em alguns pontos da cerca , o técnico me perguntou se a cerca está disparando eu falei que não, ele falo que esses barulho é normal , mais tenho minhas dúvidas é normal esse estalo que dá na cerca igual ao que sai da central ??? com isso não irei ter um consumo de energia maior ??? Desde já agradeço

    • Intelbras disse:

      Olá Danilo. Esses sons acontecendo no perímetro da cerca parecidos com os emitidos na central de choque possivelmente estão sendo causados por pontos de fuga na cerca que devem ser verificados e consertados, pois estes podem causar disparos falsos, como por exemplo em dias de chuva. Caso tenha outras dúvidas entre em contato com a gente através do link https://www.intelbras.com/pt-br/contato/suporte-tecnico/. Abraços!

  9. Rodrigo disse:

    Olá tenho uma central da Intelbras elc5003 tenho minhas dúvidas pois quero trocar minha sirene por outra minha dúvida e se a sirene tem lado positivo e negativo pra ligar ou tanto faz

    • Intelbras disse:

      Olá Rodrigo. A saída de sirene da central de Choque possui sim polaridade, que deve ser observada ao fazer a ligação. Em que o positivo(+) da saída deve ser ligado ao positivo da sirene e o negativo(-) da saída deve ser ligado ao negativo da sirene. Caso fique com alguma dúvida, é só entrar em contato com o nosso suporte técnico. Abraços!

  10. Sidnei Cesar disse:

    Bom dia, devido esse ciclone que passou no RS, com raios e trovoadas queimou algumas cercas, sem culpa da Intelbras, pois os ventos e raios foram forte.
    Já fazia mais de 1 ano, e as placas não compensa arrumar, porém na assistência de Caxias do sul eles não tem placas para backup. E se encomendar fica o mesmo preço ou mais que uma central nova. Como faço para comprar 5placas da 5001 com preço justo?

    • Intelbras disse:

      Olá Sidnei, pedimos que nesse caso você entre em contato com a nossa equipe através do nosso 0800 704 2767, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

  11. Tenho uma cerca da intelbras queria tirar uma duvida se so encostar na cerca a sirene dispara disse:

    Se encostar na cerca ja dispara ou nao

  12. Eduardo Fagundes disse:

    Boa tarde, tenho um cliente querendo que eu instale uma Elc 5001 em um pátio para evitar que seu cachorro entre no seu jardim, eu acho que não é aconselhável porem tenho duvida, gostaria de saber se é apropriado, já falei que tem as de uso exclusivo pra Pet Desde já Agradeço

  13. Monique disse:

    Meu vizinho instalou cerca eletrica e quando ela dispara no meu muro minha TV pisca. Como resolvo?

  14. LUIZ GUIMARÃES disse:

    A CENTRAL TEM QUE DISPARAR QUANDO UM FIO ENROLA NO OUTRO? GRATO

    • Intelbras disse:

      Oi, Luiz! Para que a central de choque dispare tem que haver a fuga de seus pulsos como por curto na cerca ou por corte no perímetro, para saber mais fale com o nosso suporte, através do telefone/WhatsApp (48) 2106-0006. Ficamos à disposição 🙂

  15. Maria Alice Silveira disse:

    Eu gostaria de saber se galhos ou pequenas plantas podem ocasionar danos ou disparos na cerca

    • Intelbras disse:

      Olá, Maria!
      Sim, isso pode gerar disparos em falso na central e até mesmo diminuir a sensação de choque no perímetro.
      Caso tenha dúvidas, estaremos à disposição!

    • Intelbras disse:

      Sim Maria, pode gerar disparos em falso na central e até mesmo diminuir a sensação de choque no perímetro!

  16. Ana disse:

    Boa noite. Minha cerca elétrica apareceu com um fio rompido. Colocamos há 5 meses. O que pode ser?

    • Intelbras disse:

      Oi Ana, tudo bem? Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  17. Fabiano disse:

    Olá, possuo uma cerca elétrica da Intelbras e gostaria de saber se caso alguém fizer um grampo nela, para não impedir que o retorno volte para a central e cortar os fios ela iria disparar o alarme pois mudaria talvez o tempo do retorno?

    • Arthur Faria disse:

      Olá, Fabiano, tudo bem?
      As nossas centrais de choque possuem a identificação do pulso de retorno, caso alguém faça um curto na cerca que seja significativo, ou seja, que ela perceba corte ou mudança no circuito de retorno, ela vai disparar.

  18. Marcos disse:

    Gostaria de saber teria algum modelo de eletrificador que pode ser instalado fora de ambiente fechado ou seja possa ser instalado na rua por exemplo na fachada do prédio pegando sol e chuva.

  19. Rodrigo disse:

    Bom dia
    Quando dois fios da cerca eletrica se encostam, o alarme deveria disparar ?
    Tenho a cerca modelo CERCA ELÉTRICA INTELBRAS ELC 5002
    e o alarme CENTRAL DE ALARME AMT 4010 SMART

    • Intelbras disse:

      Oi, Rodrigo! A cerca vai gerar o disparo somente quando não receber o retorno dos pulsos de tensão, sendo que a central tem uma quantidade de pulsos falhos para gerar um disparo (de acordo com o modelo de cada central de choque), dessa forma, se essa quantidade de pulsos que sair pelo borne cerca e de alguma forma não voltar pelo borne retorno, aí sim ela vai gerar um disparo. Orientamos que você entre em contato com a nossa área técnica para que possamos analisar seu cenário, através do link http://www.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico. Estamos à disposição!

Deixe um comentário