• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Automatizar cortina: por que e como fazer?

Intelbras

05 de julho 2022 às 12:07
Residencial

automatizar cortina

Para além da estética, as cortinas impactam na luminosidade e na temperatura dos ambientes onde estão inseridas. Em uma casa inteligente, é possível automatizar cortinas de diferentes modelos, ou seja, comandar que sejam abertas ou fechadas por comando de voz ou aplicativo e até remotamente.

Esse tipo de tecnologia, baseada em Internet das Coisas (IoT), também possibilita criar rotinas de abertura ou fechamento, como abrir diariamente às 9h e fechar às 18h. 

Existe ainda a opção de o mecanismo de ativação automática das cortinas ser acionado de acordo com a temperatura e a umidade do ambiente. Nesse caso, quando o ambiente atinge determinada temperatura, por exemplo, as cortinas são fechadas para evitar danos aos móveis dispostos no espaço ou ao piso.

Essa automação traz mais praticidade, conforto e eficiência para o dia a dia em casa ou até no trabalho, além de outros benefícios que você pode descobrir seguindo a leitura. Saiba agora por que e como automatizar cortinas.

Leia também: Mitos e verdades sobre casas inteligentes

 

Automatizar cortina: quais são as vantagens?

Já trouxemos aqui algumas vantagens de automatizar cortinas no ambiente residencial. A praticidade é, sem dúvidas, a principal delas. A seguir, trouxemos outros benefícios de ter esse tipo de automação na sua casa. Veja:

Garante mais conforto e praticidade

Automatizar cortina facilita o dia a dia de qualquer casa. Afinal, com um simples comando, é possível controlar a luminosidade que entra por uma sala, por exemplo, sem que haja a necessidade de levantar para isso.

Sendo assim, o manuseio das cortinas fica mais prático e confortável, permitindo um controle maior e podendo ser acionado de qualquer lugar, estando em casa ou não.

Permite maior durabilidade dos móveis e das próprias cortinas

Automação de cortinas também é importante para prolongar a vida útil dos móveis que estão no ambiente.

Isso porque, como o controle é realizado de forma eficiente e remota, a incidência de luz e a alta temperatura do sol são amenizadas, reduzindo danos a móveis, revestimento e peças de decoração.

Por exemplo, é possível programar para que as cortinas sejam fechadas todos os dias no horário em que o sol bate diretamente no ambiente. Dessa forma, não é necessário se preocupar em tomar esse cuidado diariamente, já que essa ação será realizada de forma automática.

Além disso, as próprias cortinas ganham maior durabilidade, já que o movimento de abri-las e fechá-las é feito de maneira padronizada, constante e suave, evitando que sejam danificadas. Também é válido ressaltar que automatizar cortina reduz a frequência de limpeza do tecido, já que deixa de ser manuseado.

Possibilita melhor aproveitamento da luminosidade natural

Quando a residência conta com automação de cortinas, elas podem ser programadas para abrir no horário mais propício à luminosidade natural, fechando apenas quando a temperatura aumentar demais. A luz natural colabora com a sintetização da vitamina D e ainda influencia no bem-estar físico e emocional, por isso é tão valorizada em projetos arquitetônicos. 

Também é possível combinar a automação das cortinas com iluminação e climatização, como lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado. Dessa forma, esses equipamentos são ligados apenas quando realmente necessário, aumentando a eficiência energética.

Baixe o ebook casa inteligente!

Confere boa aparência ao ambiente

A automação de cortinas também possui o apelo visual, tornando o ambiente mais moderno e permitindo designs em que as cortinas sejam instaladas até mesmo em janelas muito altas, já que não é preciso alcançá-las manualmente.

É importante lembrar também que o motor não prejudica a estética. Portanto, ao automatizar cortina, é possível ter um ambiente belo, aconchegante e funcional.

Leia também: 5 perguntas e respostas sobre dispositivos para casas inteligentes

 

Como automatizar cortina?

automatizar cortina conteudoPara automatizar cortinas na sua casa, você vai precisar de um motor (do tipo que possui entrada para controlador smart) e de uma interface de acionamento. O motor será responsável por abrir e fechar as cortinas, enquanto a interface de acionamento é o que permite controlar essas ações.

O acionador de cortinas Wi-Fi smart da Intelbras, por exemplo, é utilizado no acionamento das cortinas em conjunto com um automatizador. Discreto e de fácil configuração, ele permite que o usuário automatize as cortinas, tendo o controle em suas mãos através do aplicativo Izy Smart, ou por assistentes de voz (compatível com Alexa e Google Home).

E aí, quer saber mais sobre tudo o que é possível automatizar no seu ambiente residencial? Confira aqui as opções para tornar a sua casa inteligente. E mais: continue acompanhando as tendências em automação pelo nosso blog. Assinando a newsletter, você recebe conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

 

4 Comentários

  1. Marcelo disse:

    Boa tarde, eu tenho uma cortina a ser automatizada.
    Gostaria de saber como proceder porque ela só tem fase e neutro. Existe a possibilidade de deixar ela com a Alexa? Obrigado

    • Intelbras disse:

      Oi, Marcelo! Para que possamos entender melhor o seu cenário e te ajudar, pedimos, por gentileza, que entre em contato com o nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  2. Roger Vedes disse:

    Boa tarde,

    Qual o automatizador (motor) compatível com o IAC110?

Deixe um comentário