Um dos benefÃcios da automação residencial é a possibilidade de aumentar a produtividade das pessoas, principalmente aquelas que trabalham em home office e passam bastante tempo do seu dia em suas casas.
Pequenas atividades em sua casa, feitas de forma automática, podem mudar o seu dia e deixar o seu trabalho em casa muito mais agradável. Existem inúmeras possibilidades nesse sentido que podem ajudar a tornar o trabalho home office mais proveitoso.
Imagine poder ligar a cafeteira automaticamente para ter um café pronto e quentinho ao se levantar da cama. Ou ainda, acionar as cortinas do quarto para que se abram quando você acordar para começar o dia. São alguns exemplos de automação residencial.
Com esse artigo, entenda como a automação residencial pode ser efetiva no aumento da produtividade e como ela pode facilitar a sua vida também. Confira!
O que é automação residencial?
A automação residencial utiliza a tecnologia e a inteligência artificial para programar eventos e tarefas no dia a dia. Desta forma, pequenas tarefas que antes o indivÃduo realizava, agora podem ser feitas de forma automática.
Tornar uma casa inteligente pode facilitar o dia em diferentes aspectos, trazendo conforto, praticidade, melhorando a qualidade de vida, deixando a casa mais segura e muitas vezes contribuindo para o aumento da produtividade.
São muitos os recursos que essa tecnologia oferece, por conta disso, é preciso conhecer um pouco mais desse conceito e entender como você pode aplicá-lo em sua vida.
Com a inteligência artificial é possÃvel realizar comandos como:
- Acionamento de cortinas;
- Controle da iluminação da casa;
- Notificação de movimentos suspeitos no ambiente;
- Experiências de lazer que envolvem música ou TV;
- Controle da temperatura.
Para aqueles que passam muito tempo em casa, principalmente aqueles que trabalham em home office, pode ser uma solução bastante efetiva para melhorar a sua produtividade.
Vantagens da automação residencialÂ
Existem inúmeros benefÃcios para aqueles que optam pela automação residencial, um recurso que utiliza um conjunto de tecnologias para otimizar o tempo das pessoas, tornando uma rotina corrida muito mais prática e prazerosa.
Imagine acordar e com apenas um comando de voz, poder abrir as cortinas e ouvir todas as notÃcias da manhã? Com a inteligência artificial isso é tranquilamente possÃvel. Existem dispositivos capazes de automatizar as cortinas da casa e assistente virtual que podem fazer essas e outras funções em seu dia a dia.
Com as pessoas passando cada vez mais tempo em suas casas e com o aumento do trabalho em home office, esse tipo de tecnologia vem sendo de grande utilidade também para essas pessoas.
Você não precisa de um grande projeto para iniciar a automação residencial e começar a utilizar essas praticidades em seu cotidiano. A tecnologia pode ser adquirida em módulos, utilizando uma boa conexão Wi-Fi para que o sistema de comunicação entre os aparelhos conectados funcione bem.
Além disso, os dispositivos inteligentes podem contribuir de forma significativa com a acessibilidade, sendo muito úteis na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. Acender a apagar luzes, liberar ou bloquear a entrada de pessoas, buscar notÃcias na internet, entre outras tantas opções de tarefas que podem ser automatizadas.
Quanto mais confortável o ambiente de trabalho, melhor o rendimento da pessoa, o que contribui diretamente para a sua produtividade.
Aumentar a produtividade com automação em home office
O conforto e o bem-estar são aspectos muito importantes na vida profissional de qualquer indivÃduo, fazendo com que os resultados do trabalho sejam totalmente influenciados nesse sentido. Com o home office cada vez mais presente na vida das pessoas, é fundamental ter um ambiente aconchegante para que se torne mais produtivo.
A automação residencial chegou para contribuir positivamente no cotidiano dessas pessoas que trabalham em casa. Pequenas tarefas feitas de forma automática podem fazer uma grande diferença na rotina desses usuários.
Controlar a iluminação, deixar a temperatura do ambiente mais agradável, acionar cortinas e produtos eletrônicos da casa, selecionar sua playlist favorita, entre outras funções, são atividades disponÃveis da automação que podem ser úteis nesse sentido.
Confira a seguir, alguns dos recursos da inteligência artificial que podem ser úteis no dia a dia de pessoas que trabalham em home office.
Ajustes de luz
A iluminação inteligente é um dos recursos mais acessÃveis de automação residencial. Com lâmpadas e interruptores inteligentes é possÃvel controlar a iluminação de um ambiente ou de toda a residência.
Ajustar a intensidade da luz, alterar de branco quente para branco frio, acender ou apagar as luzes de forma automática, são algumas das possibilidades que essa tecnologia permite realizar em seu lar.
As luzes fluorescentes podem causar danos aos olhos e atrapalhar na realização do trabalho. Sendo assim, você pode considerar alterar essa iluminação, deixando-a adequada para o ambiente e melhorando o seu bem-estar durante a rotina de trabalho.
Lembretes de alarmes
A saúde fÃsica e mental são fundamentais para um bom rendimento no trabalho, tendo um grande impacto na vida das pessoas. Desta forma, você pode utilizar a automação residencial a seu favor, utilizando-a para momentos de relaxamento em seu dia a dia.
Durante o trabalho, pode programar a assistente virtual para que te lembre de realizar pausas ao longo do dia para que realize alongamentos, por exemplo. Pode ainda, solicitar que ela acione alarmes em determinados momentos para te lembrar de beber água.
Controle da temperatura
Ninguém gosta de trabalhar com uma temperatura inadequada, não é mesmo? Sentir frio ou calor demais pode afetar até mesmo o nosso humor, fazendo com que o dia seja totalmente desagradável.
Com a inteligência artificial você pode controlar a temperatura do ambiente que está trabalhando (ou da casa toda). Existem dispositivos que se ajustam de acordo com o seu gosto e podem deixar o ambiente muito mais aconchegante.
Comandos da assistente virtual
Existem inúmeros comandos para a assistente virtual que podem deixar a rotina de quem trabalha em home office muito mais tranquila e confortável. Conectadas a uma smart speaker, elas podem responder a comandos de voz, rotinas criadas na configuração ou por meio do aplicativo no smartphone.
Você pode pedir para que ela acione as cortinas do escritório e feche quando a iluminação estiver te atrapalhando, por exemplo. Pode ainda selecionar a função de preparar um café na cafeteira de forma automática, para poupar o seu tempo e te ajudar nesse momento de pausa.
Com a assistente virtual, pode realizar diferentes outras funções no dia a dia de trabalho em casa, de acordo com as suas necessidades, gostos e dos tipos de dispositivos que você tiver conectados em sua casa inteligente.
Sonorização do ambiente
Para aqueles que gostam de uma boa música ambiente enquanto realizam suas tarefas profissionais, a sonorização do ambiente por meio de inteligência artificial também pode ser muito bem-vinda em seu lar.
É possÃvel realizar a instalação de caixas de som no ambiente que podem ser acionadas e controladas por meio da automação. Desta forma, você pode escolher sua playlist favorita com apenas um comando de voz.
Esse recurso também pode ser útil em casos de pequenas apresentações em seu escritório. Isso porque o som pode contribuir muito com o sucesso dessa atividade, deixando a experiência muito melhor.
Trabalhar em casa pode ser muito mais confortável quando você consegue alinhar as tarefas do dia a dia com algumas facilidades que a automação residencial proporciona . São detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final do seu trabalho.
Pensando nisso, investir na inteligência artificial pode ser um ótimo recurso para pessoas que trabalham em home office e buscam uma rotina mais tranquila e um espaço mais aconchegante.
Agora que você já conhece os benefÃcios da automação residencial e já sabe como ela pode aumentar a sua produtividade trabalhando em casa, conheça os produtos da linha Casa Inteligente Intelbras e fique por dentro dos melhores recursos da inteligência artificial.
0 Comentários