Já falamos aqui no blog sobre os benefÃcios e as vantagens de contar com um DVR veicular para fazer a gestão da frota. Ao usar este equipamento, as empresas de transporte podem monitorar em tempo real situações adversas nas estradas, as condições da carga e a conduta de seus motoristas quando estão dirigindo a trabalho. Também conseguem fazer o armazenamento de imagens, podendo ter acesso a gravação das câmeras em horários especÃficos.
Aliás, poder fazer o armazenamento de imagens ajuda a empresa a esclarecer eventos anormais auxiliando na tomada de decisões em situações crÃticas. Contribui também para atenuar os riscos jurÃdicos em questões trabalhistas, no recebimento de seguro do veÃculo e da carga e a evitar o pagamento de multas ou outros custos que podem estar sendo injustamente cobrados. Isso porque, é possÃvel saber mais claramente como aconteceu e quais fatores levaram ao ocorrido, como em casos de ultrapassagens indevidas, defeitos na pista, falta de sinalização, velocidade do veÃculo etc.
Porém, para que as imagens sejam recuperadas é preciso que se use, além de um DVR robusto, um cartão de memória preparado para resistir a trepidações, altas temperaturas e grandes impactos de capotamentos ou choques entre veÃculos. Neste caso o mais indicados é o SD Card Industrial. No artigo, você vai conhecer os diferenciais deste tipo de cartão de memória e assim entender porque é indispensável usá-lo junto ao seu DVR veicular.
SD Card Industrial garante o armazenamento de imagens em capotamentos, choques e altas temperaturas
Em um comparativo entre o SD Card Industrial e os outros modelos comuns (e mais baratos) de memória utilizados no mercado, apontamos como grandes diferenciais a favor do cartão especÃfico para DVR veicular a alta performance nas estradas com resistência à vibração, altas temperaturas e grandes impactos.
Sua durabilidade em gravar, apagar e retornar a gravar (Endurance) chega a ser cinco vezes maior que a dos cartões convencionais: enquanto o dispositivo comum de 32GB, gravando a 3Mbps, pode ser usado em perfeito estado por cerca 1,4 meses, o industrial chega a 84 meses nas mesmas condições.
Para exemplificar o uso do cartão industrial e a importância de contar com um armazenamento de imagem de qualidade, vamos citar o caso de uma empresa que recebeu uma pesada multa ambiental em função do derramamento de óleo e combustÃvel em um córrego, após seu caminhão ter se chocado com uma carreta tanque na estrada.
Em um primeiro momento, foi alegado que o motorista do caminhão menor havia provocado o acidente, por isso a punição foi aplicada. Mas, após o resgate das imagens – que estavam em boas condições mesmo com todo o impacto da batida – comprovou-se que o responsável na verdade era o motorista da carreta que, desgovernado, invadiu a pista do caminhão. Assim, a empresa evitou um grande prejuÃzo, não só financeiro como também de imagem ao não ser responsabilizada por um acidente ambiental.
Diferenciais de um SD Card Industrial
Além da durabilidade, o cartão de memória industrial traz outros diferenciais. Entre eles estão:
- É um modelo ideal para sistemas de segurança eletrônica em veÃculos;
- Conta com Classe de Velocidade 10 (C10), com muito mais taxa de gravação e leitura que cartões convencionais;
- Oferece quantidade superior de ciclos de gravação/leitura (mil ciclos);
- Tem tecnologia que permite acompanhar a vida útil do produto (Health Monitor);
- Possui velocidade de leitura e gravação é superior a 100Mb/s;
- Suporta temperaturas entre 25 e 80 graus (Celsius);
- Conta com memória sólida, sem partes móveis, sendo um produto mais confiável e com menos chance de corromper as imagens;
- Tem proteção adicional para picos de energia;
- Possui Algoritmo que “limpa” a memória do cartão;
- Oferece a possibilidade de bloquear o cartão com senha para que os arquivos não possam ser vistos em outros produtos;
- Garantia de 2 anos (geralmente).
Portanto, com o armazenamento de imagens feito por um SD Card Industrial, o DVR veicular se torna um equipamento muito mais eficiente. O dispositivo é uma segurança extra para a empresa, pois permite que as imagens estejam devidamente protegidas mesmo nas circunstâncias mais adversas.
Acompanhe as atualizações do nosso blog e saiba mais sobre segurança para empresas de transporte. Se tiver dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato.
Texto publicado em 07 de dezembro de 2018 e atualizado em 25 de março de 2022.
0 Comentários