• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Repetidora DMR VHF e UHF: como implementar essa tecnologia e ampliar a eficiência da comunicação por rádio?

Intelbras

09 de dezembro 2024 às 08:12
Comunicação

Repetidora DMR VHF e UHF - como implementar essa tecnologia e ampliar a eficiência da comunicação por rádio (1)

As repetidoras VHF e UHF são um item capaz de trazer ainda mais qualidade e eficiência à comunicação por rádio.

Esse meio de comunicação traz diversos benefícios para a comunicação empresarial, promovendo transmissão e recepção seguras, rápidas e com alta qualidade.

Porém, para aproveitar todo o potencial que o rádio tem a oferecer, é essencial garantir que o seu alcance seja o mais amplo possível, atendendo a todas as suas necessidades.

É por esse motivo que, neste conteúdo, apresentamos a você as repetidoras VHF e UHF, equipamentos capazes de ampliar os sinais de rádio e as possibilidades que eles oferecem à sua empresa. Confira!

O que é uma repetidora VHF ou UHF?

As repetidoras VHF e UHF funcionam para ampliar o alcance dos sinais de rádio, cada uma operando em uma faixa de frequência específica:

  • Repetidoras VHF (Very High Frequency): utilizam a faixa de 136 MHz a 174 MHz, ideal para áreas abertas com poucos obstáculos. A repetidora amplifica e retransmite o sinal, expandindo sua cobertura.
  • Repetidoras UHF (Ultra High Frequency): operam entre 400 MHz e 470 MHz, sendo mais eficazes em ambientes urbanos, com maior penetração em obstáculos como paredes e prédios.

Para isso, elas funcionam a partir de três componentes: receptor, transmissor e duplexador. Este último é o elemento responsável por garantir que o sinal do transmissor não interfira no receptor, viabilizando a repetição.

Potencialize a comunicação por voz com a repetidora

Repetidora DMR VHF e UHF - como implementar essa tecnologia e ampliar a eficiência da comunicação por rádio (2)

Como você pôde ver, esse equipamento desempenha um papel fundamental, que é o de ampliar o alcance dos sinais de rádio, tornando os radiocomunicadores ainda mais eficientes na promoção de uma comunicação de qualidade.

Também cabe mencionar algumas outras vantagens oferecidas pelo aparelho, que promovem tanto uma interação via rádio mais eficiente quanto um uso simples e prático da repetidora.

O modelo REP 25 da Intelbras, por exemplo, permite uma comunicação por voz garantida e segura, com tecnologia para uma transição suave entre sinal digital (DMR) e analógico, conforme a sua necessidade.

A robustez é outro ponto bastante importante, uma vez que o modelo possui certificação MIL-STD-810 G e grau de proteção IP 54, que asseguram performance em situações críticas, sem perder de vista a necessidade de promover um uso prático. Para isso, o peso do item foi mantido em 2 kg, sendo o menor da categoria.

Todos esses benefícios vêm acompanhados daquilo que é a principal característica das repetidoras: a expansão da sua cobertura de comunicação facilitando a colaboração em tempo real entre equipes.

Como implementar essa tecnologia?

Repetidora DMR VHF e UHF - como implementar essa tecnologia e ampliar a eficiência da comunicação por rádio (3)

Esse equipamento pode ser uma boa solução em diversos contextos.

No caso de serviços de segurança, por exemplo, o aparelho permite uma comunicação eficiente e em tempo real, garantindo que toda a equipe mantenha um diálogo eficaz, com a rapidez necessária.

Esse uso também ganha destaque no setor industrial, permitindo que profissionais responsáveis pela supervisão da produção estejam em contato constante com os operadores de máquinas.

Para que essa tecnologia seja implementada com eficiência e qualidade, nesses e em muitos outros contextos, a atuação de uma empresa especializada é primordial.

Com a ajuda dela, será possível garantir um uso da repetidora VHF ou UHF na frequência correta para que você possa usufruir de todos os benefícios oferecidos por esse recurso.

Para implementar essa tecnologia na sua empresa, conte com a ajuda da Intelbras! Acesse o site e conheça melhor nossas soluções.

0 Comentários

Deixe um comentário