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Pós-venda em energia solar: como garantir uma boa instalação

Intelbras

13 de fevereiro 2023 às 09:02
Energia Solar

O pós-venda em energia solar é fundamental para garantir a satisfação do cliente. Um investimento em um sistema fotovoltaico acarreta assistência necessária após a instalação, afinal, trata-se de um equipamento com duração média de 25 anos. 

Por isso, atender as necessidades dos consumidores é uma forma de impulsionar as vendas e elevar o posicionamento da sua marca no mercado. Isso porque o cliente satisfeito tem mais chances de adquirir novos serviços ou mesmo indicar para novos clientes.

Um pós-venda em energia solar precisa ser estratégico e organizado partindo de uma instalação eficiente e satisfatória. Assim, será possível criar um processo de pós-venda tranquilo e lucrativo. A seguir, saiba como garantir uma boa instalação e quais os benefícios que o pós-venda em energia solar pode trazer ao seu negócio. 

Como para garantir uma boa instalação de energia solar

O bom pós-venda em energia solar começa justamente no atendimento e na qualidade do serviço durante a instalação, portanto, essa etapa precisa ser cuidadosamente realizada para evitar prejuízos ou problemas futuros. Observe os aspectos que influenciam uma boa instalação:

Entendendo as necessidades dos clientes

Não é possível deixar o cliente satisfeito sem atender suas necessidades, por isso, no processo de venda é importante conhecer bem as dores e desejos do seu público. Quando você o conhece bem, fica mais fácil prestar o serviço desejado e até mesmo apresentar outras soluções que podem complementar a energia solar.

Oferecendo garantia do serviço prestado

Após a instalação é possível que o cliente precise de auxílio com questões como a limpeza das placas solares, inclusão de novas unidades consumidoras ou falhas nos equipamentos. Uma forma de estabelecer a confiança e ter um pós-venda em energia solar eficiente e satisfatória é oferecer a garantia dos serviços prestados. Com isso, o consumidor fica mais tranquilo para fechar negócio.

Medindo a satisfação com o serviço

Uma ferramenta útil para avaliar a satisfação do público é realizar pesquisas a respeito do serviço e do atendimento. Isso por ser feito através de formulários impressos ou online, enviados até mesmo por redes sociais. É uma forma de descobrir como os clientes enxergam a sua marca, se atentar às críticas e buscar caminhos para melhorar o que puder.

Disponibilizando serviços de manutenção dos equipamentos

Ao fechar a instalação da energia solar, você pode propor um contrato de manutenção e manter um serviço recorrente com o cliente. Os painéis solares possuem alta durabilidade e a manutenção é baixa, porém necessária. 

Saiba mais: 5 habilidades que todo instalador de energia fotovoltaica deve ter

Benefícios de um bom pós-venda em energia solar

Um pós-venda em energia solar contribui para manter um bom relacionamento com o cliente e consequentemente aumentar a receita da sua empresa, potencializando os resultados ao longo prazo. Veja os principais benefícios ao estruturar o pós-venda:

 

  • Aumento das venda com marketing orgânico

 

Como já citamos anteriormente, clientes satisfeitos tendem a fazer uma divulgação da marca, o que pode levar a conversão de novas vendas. Isso vale não só para indicações diretas, mas também para a construção de uma reputação positiva. 

Quando queremos comprar algo, é muito comum buscarmos comentários e opiniões de quem já teve alguma experiência com a marca e não é diferente com a energia solar. Nesse sentido, ter clientes que falem bem da experiência ajuda a fortalecer o seu negócio e atrair mais interessados.

Leia também: Marketing energia solar – 3 dicas para você alavancar suas vendas

 

 

  • Aumento das chances de up-sell e cross-sell

 

Outro fator positivo de um bom pós-venda em energia solar é a possibilidade do cliente adquirir novos serviços. Se ele tiver adquirido o sistema de energia solar para a sua residência, por exemplo, pode querer contratar novamente para outra propriedade, como uma casa de praia. 

Isso também vale para a contratação de serviços de manutenção ou produtos e equipamentos complementares. Trata-se de estratégias de vendas conhecidas como up-sell e cross-sell. Aplicar essas técnicas é uma forma de ter um pós-venda em energia solar muito mais lucrativo. 

Se você quer se aprofundar no assunto, confira as informações completas sobre essas estratégias de venda e saiba como aplicar no seu negócio. 

2 Comentários

  1. CLAY GILES COSTA disse:

    tenho uma usina da INSOLE há pouco mais de um ano, porém ela falou e eu vou precisar de manutenção futura além de ter perdido meu monitoramento de geração como contratar a Intelbras?

    • Intelbras disse:

      Oi, Clay! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

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