• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Como reduzir o consumo de energia na sua casa?

Intelbras

11 de setembro 2024 às 08:09
Energia Solar

Em períodos de alto consumo ou quando há uma revisão na bandeira tarifária, as contas de luz costumam aumentar. Esse é o momento em que todo mundo pensa em formas de reduzir o consumo de energia. No entanto, há dicas que podem ser implementadas a qualquer momento, inclusive como solução a longo prazo.

Investir em equipamentos inteligentes e revisitar a iluminação dos ambientes são ações simples, mas que oferecem uma redução significativa na conta de luz. Uma alternativa sustentável e acessível é a energia solar.

Neste conteúdo, vamos explicar a importância de reduzir o consumo de energia e as principais dicas para incluir na rotina da sua casa a partir de hoje. Continue a leitura para saber mais!

 

Qual a importância de reduzir consumo de energia?

No Brasil, a maior parte da energia elétrica é gerada através de usinas hidrelétricas. Por isso, em situações com pouca chuva, há redução na produção que impacta na conta de luz.

Com a piora das condições climáticas e a previsão de chuvas abaixo da média, foi retomado a bandeira vermelha, que implica um aumento na tarifa de energia elétrica para os brasileiros.  Uma das formas de não ser refém da inflação energética é apostar na geração de energia alternativas, como a energia solar.

Além do impacto econômico, as usinas hidrelétricas também prejudicam o meio ambiente. Ainda que seja proveniente de uma fonte renovável, a construção das usinas afeta a biodiversidade local, afasta populações ribeirinhas e destrói a vegetação nativa.

Fora isso, o Brasil tem um alto índice de desperdício de energia. Segundo uma pesquisa da Celesc, o desperdício é estimado em 43 TWh ao ano, o que equivale ao atendimento de 20 milhões de casas.

Com isso, fica claro a necessidade de aumentar a eficiência energética e apostar em reduzir o consumo de energia. Em casa, podemos tomar certas medidas, como veremos nas dicas a seguir.

Leia também: Orçamento doméstico – como economizar com energia solar

Dicas para reduzir consumo de energia em casa

As medidas para reduzir consumo de energia em casa partem de ações simples a investimentos que oferecem resultados significativos na conta de luz. Repensar o consumo consciente da energia elétrica é necessário e você pode começar a implementar algumas dicas como:

Utilize equipamentos inteligentes

Desenvolvidos com tecnologia de ponta, os dispositivos inteligentes contribuem para reduzir o consumo de energia. É o que acontece com o uso da smart tomada, um adaptador conectado a tomada comum que permite controlar o funcionamento dos aparelhos ligados à distância.

Além disso, com o uso de dispositivos inteligentes como as lâmpadas é possível contar com os assistentes de voz ou smart speakers para acionar o funcionamento por voz. Assim você pode ligar ou desligar as luzes com praticidade e evitar o desperdício.

Reveja a iluminação dos ambientes

Evite deixar as lâmpadas acesas quando não estiver no ambiente. Invista em lâmpadas LED ao invés das tradicionais, pois elas duram mais tempo e gastam menos energia. Outra possibilidade, sempre que possível, é usar mais a luz natural ao longo do dia para evitar o uso de iluminação artificial.

Cuidado com a geladeira

A geladeira é um equipamento que precisa ficar ligado a todo momento para manter a conservação dos alimentos. No entanto, é possível reduzir consumo de energia com algumas dicas simples:

  • Verificar se a borracha de vedação está em boas condições;
  • Não colocar roupas para secar atrás do aparelho;
  • Evitar abrir o aparelho com frequência;
  • Não forrar as prateleiras da geladeira.

Todas essas ações podem gerar um aumento no gasto de energia, por isso, vale ficar atento.

Evite deixar aparelhos em stand by

Não deixe os aparelhos ligados na tomada se não estiver usando. Isso porque, a maioria deles fica em modo stand-by, que ainda consome energia. Este modo existe para permitir que os aparelhos sejam ligados mais rápido, porém podem impactar na conta de luz.

Especialmente aparelhos que possuem timer, como o microondas, ou leds, como aparelhos de som ou televisão devem ser retirados da tomada. O ar-condicionado é um dos dispositivos que aumentam consideravelmente a conta de luz, ao invés de deixá-lo ligado a noite toda, vale refrigerar o ambiente poucas horas antes de dormir e desligá-lo em seguida.

Invista em energia solar

A energia solar é uma alternativa que pode reduzir a conta de luz. Um grande atrativo, não é mesmo? Isso acontece porque a geração de energia própria está atrelada ao programa de compensação de créditos da Aneel.

Basicamente, toda a energia excedente é enviada à distribuidora de energia local para ser utilizada e em troca você recebe créditos que são abatidos na conta de luz.

Utilizar um sistema fotovoltaico ajuda a reduzir o consumo de energia e ainda protege contra a inflação energética.

Outras vantagens da energia solar são:

  • Energia limpa, renovável e sustentável
  • Impacto reduzido ao meio ambiente
  • Instalação simples e prática
  • Quase não há necessidade de manutenção
  • Investimento com retorno entre 4 a 6 anos
  • Painéis solares com durabilidade de 25 anos

Para quem está considerando investir em um sistema fotovoltaico, é interessante ter mais detalhes sobre valores de instalação e a economia prevista para o seu caso.

Com o objetivo de ajudar com essas informações, a Intelbras possui um simulador de energia solar totalmente gratuito. Esta ferramenta informa a economia aproximada, o valor aproximado do sistema e da instalação.

Como vimos, são várias alternativas para reduzir o consumo de energia. Se você quer saber mais sobre o uso da energia solar em casa e investir nessa mudança, converse com os especialistas da Intelbras.

 

Publicação original 16/01/2023

0 Comentários

Deixe um comentário