A instalação fotovoltaica envolve diversas etapas, desde o estudo de viabilidade, a visita técnica, a apresentação do projeto, até a instalação do sistema. Mas não se engane, não acaba por aÃ.
Após a instalação, é imprescindÃvel que você realize a inspeção final do sistema, com intuito de garantir que o projeto esteja funcionando de acordo com todos os requisitos de qualidade e comissionamento.
Pensando nisso, preparamos esse texto para te explicar qual é a importância de realizar a inspeção da instalação fotovoltaica.
Você sabe quais pontos devem ser observados para garantir o melhor desempenho do seu sistema? Continue a leitura que vamos te explicar!
Qual é a importância de realizar a inspeção da instalação fotovoltaica?
O objetivo da inspeção é garantir que o sistema foi instalado corretamente, analisando todos os pontos de montagem e desempenho dos equipamentos.
Vale lembrar que essa avaliação final da instalação evita problemas futuros no sistema, como por exemplo, estruturas com folgas na fixação ou módulos dimensionados incorretamente.
Desse modo, o profissional responsável pela inspeção garante que todos os requisitos técnicos foram cumpridos, assegurando a qualidade operacional do sistema.
A inspeção da instalação fotovoltaica vai garantir:
- Que toda a instalação foi realizada de acordo com o projeto;
- Que todos os equipamentos estão fixados e ligados corretamente;
- A identificação e resolução de eventuais riscos ou problemas.
O fato é que a inspeção da instalação fotovoltaica é super importante tanto para o prestador do serviço, quanto para o cliente, pois garante a transparência das informações, a qualidade do serviço e o funcionamento adequado do sistema de energia solar.
O cenário ideal é que o instalador tenha em mãos um documento de checklist para a inspeção, constando todos os pontos técnicos que devem ser revisados.
Assim, além de controlar a inspeção e não deixar de realizar a verificação de nenhum ponto, ele consegue apresentar o documento para o cliente, demonstrando profissionalismo, segurança e qualidade no atendimento.
Documento para inspeção do sistema fotovoltaico instalado
 Não existem mais dúvidas, independentemente do tamanho do seu projeto de energia solar, a inspeção do sistema após a instalação faz parte do processo e não pode ser negligenciada.
A inspeção pós-instalação é uma das etapas do projeto de energia solar, é a atenção final que o sistema fotovoltaico precisa para garantir o alto nÃvel de desempenho dos componentes e dos equipamentos.
Devido a importância da inspeção da instalação fotovoltaica, separamos para você uma lista com todos os pontos que devem ser verificados.
Saiba mais: Energia solar não é tudo igual: qual é a importância de um bom fabricante de placa solar no Brasil?
Conexão do gerador solar à concessionária de energia
 O primeiro passo é saber se foi feito a solicitação de acesso para a concessionária de energia.
A solicitação de acesso é o requerimento que deve ser entregue a distribuidora de energia da sua região, o documento deve ser preenchido, de acordo com os procedimentos obrigatórios da ANEEL.
Vale lembrar que cada concessionária de energia tem uma padronização dos documentos e procedimentos.
O técnico responsável pela instalação deve verificar quais são os requisitos e documentos a serem entregues, só assim ele garante a implantação de um sistema de geração fotovoltaica.
Instalação dos módulos FV
Existem caracterÃsticas técnicas detalhadas para instalação de cada sistema de energia solar.
Fixação das estruturas, orientação e inclinação das placas, verificação dos componentes, verificação do cabeamento e fiação, são pontos de atenção que devem seguir padrões de qualidade técnica.
Então, durante o processo de inspeção do sistema fotovoltaico, garanta que:
- As estruturas e módulos estejam devidamente fixados, com torque adequado e sem folgas;
- Os módulos não tenham defeitos fÃsicos que prejudiquem sua operação;
- Não existam pontos mais elevados que possam gerar sombreamento nas placas, considerando o movimento do sol e estações do ano;
- Os conectores estejam bem crimpados e conectados;
- O cabo do aterramento esteja bem conectado a estrutura da placa solar;
- Todos os suportes foram colocados na parte superior da telha;
- Todas as furações estejam vedadas, evitando infiltrações.
Instalação do inversor
 Assim como toda instalação elétrica, o sistema fotovoltaico deve receber atenção especial quanto aos locais de instalação.
Garanta que o inversor esteja instalado em um local de fácil acesso, arejado, protegido contra a chuva, de acordo com as instruções constantes no manual do produto.
Além disso, o inversor deve ter sido instalado seguindo o espaçamento mÃnimo estabelecido em cada modelo do produto, oferecendo assim condição de ventilação ideal para o equipamento.
Inversores
 O inversor é o equipamento que transforma a corrente contÃnua, gerada pelas placas fotovoltaicas, em corrente alternada, produzindo assim a energia elétrica.
Por isso, tantos os inversores de entrada da corrente contÃnua, quanto os inversores de saÃda da corrente alternada devem receber atenção durante o procedimento de inspeção.
- Os conectores devem estar bem crimpados;
- Os cabos em espera para conexão no inversor, devem estar identificados com etiqueta e anilha, indicando a quantidade de módulos da string e a orientação do telhado;
- Verifique a polaridade dos cabos;
- Verifique se os cabos estão bem presos aos terminais de conexão;
- Verifique se os parafusos estão bem apertados.
Vale lembrar que é importante que o instalador tenha todas as especificações do transformador utilizado no projeto e faça todas as medições elétricas da corrente contÃnua e da corrente alternada, garantindo o correto registro dessas informações.
Quadro de proteção corrente alternada
 É o quadro projetado para proteger o inversor contra surtos da rede elétrica. Durante a inspeção, verifique:
- Se todos os cabos estão conectados corretamente;
- Se o tipo e a capacidade do disjuntos está em conformidade com o diagrama elétrico do projeto.
Â
Monitoramento do gerador solar
O inversor é o aparelho que administra a produção de energia elétrica do seu sistema fotovoltaico. É através dele que você vai monitorar a geração de energia do seu sistema.
O inversor deve estar conectado a plataforma que monitora o sistema fotovoltaico, permitindo que o monitoramento seja feito diretamente pelo seu celular, através de um aplicativo.
Ou seja, o instalador deve conectar e configurar o aplicativo de acompanhamento da produção de energia, além de apresentar e explicar como funciona todo o monitoramento.
Por fim, vale lembrar que é imprescindÃvel que o técnico siga todos esses procedimentos de inspeção, acompanhando todo o processo através de um documento, para não deixar passar nenhum ponto.
É importante também tirar fotos de cada etapa, para registro e acompanhamento do cliente.
Â
Profissionais habilitados e certificados
 A instalação fotovoltaica requer habilidades profissionais especÃficas, por isso só podem ser realizadas por profissionais qualificados.
O instalador profissional deve seguir as orientações dos fabricantes, cumprir todas os procedimentos de segurança e todos os requisitos técnicos.
A inspeção da instalação fotovoltaica visa assegurar o correto funcionamento do sistema, a qualidade dos equipamentos e o comprometimento técnico do serviço realizado. Por isso, não pode ser negligenciada.
A Intelbras possui revendedores parceiros espalhados por todo o paÃs, que são referência no mercado de energia solar. Todos os revendedores são certificados pelo Centro de Capacitação em Tecnologia da Intelbras (ITEC).
Se você deseja se tornar um revendedor Intelbras Solar, acesse nosso infográfico e saiba como.
Para ler outros conteúdos como este, acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado de energia solar.
0 Comentários