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PABX convencional x PABX em nuvem: principais diferenças

Intelbras

23 de novembro 2022 às 11:11
ComunicaçãoEmpresarial

PABX convencional x PABX em nuvem: principais diferenças

Sem dúvidas, o investimento em um sistema de PABX é fundamental para a comunicação interna e o atendimento externo das empresas.

Afinal de contas, imagine ter que adquirir dezenas ou até centenas de linhas de telefone para que todos consigam se comunicar. Certamente, os custos inviabilizariam a gestão de telefonia das empresas. 

Com a evolução da tecnologia, hoje as empresas podem escolher entre dois tipos de PABX: o convencional e o que funciona em nuvem. Além disso, vários empreendimentos que já contam com o modelo tradicional estão migrando para o digital.

Por isso, entenda neste conteúdo as principais diferenças entre esses dois sistemas de telefonia.

O que é PABX

PABX é uma central telefônica que divide um único número de telefone em diversos ramais. Que podem ser espalhados pela empresa e também na hora de montar um call center.

Na prática, o PABX é um equipamento físico, cujos modelos novos são parecidos com um modem de internet. Cada tipo de aparelho suporta uma determinada quantidade de linhas e ramais.

Por exemplo: o equipamento Central PABX Impacta 16, da Intelbras, possui capacidade para receber até 4 linhas de telefone. Dividindo-as em até 16 ramais (que podem ser agrupados em até 5 grupos de ramais).  

Central PABX Impacta 16 Intelbras

Central PABX Impacta 16 Intelbras.

Isso facilita muito a rotina de atendimento e comunicação das empresas. Pois é possível fazer e receber ligações entre os ramais, além de transferir chamadas entre eles. 

Além disso, o sistema também apresenta outros recursos que profissionalizam o atendimento. Como o gravador de chamadas, por exemplo. O que é ideal para empresas que contam com SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). 

Benefícios do PABX 

Além de transformar um número de telefone em diversos ramais na empresa, conheça a seguir outros benefícios de investir nesse sistema.

Melhoria da comunicação

O PABX melhora a comunicação interna ao facilitar a ligação (e a transferência de ligação) entre os ramais. 

Além disso, ocorre o sigilo na conversa. Pois com o ramal não é possível que um aparelho fora da central consiga “puxar” a conversa para escutá-la. Como ocorre quando existem dois aparelhos de telefone na mesma linha sem o uso de ramal.

Controle de custos 

Além de economizar na aquisição de vários números de telefone para atender à demanda da empresa, o PABX permite uma significativa redução de custos ao selecionar o plano ou operadora mais em conta na hora da ligação.

No sistema de PABX em nuvem, a economia também se dá pelo fato de o custo da ligação entre os ramais ser gratuito. Mesmo que eles estejam fora da sede da empresa. 

Organização 

O PABX organiza a telefonia da empresa. É possível dividir uma certa quantidade de ramal em grupos, organizando os departamentos e salas da empresa.

Isso torna a comunicação interna mais ágil e inteligente. O que facilita também o atendimento externo. Caso um cliente ligue para um ramal errado, rapidamente o colaborador consegue transferi-lo para o correto. 

Maior produtividade

Cada colaborador com o seu ramal facilita muito a produtividade da equipe. Afinal, não é mais preciso sair de um lado para outro pedindo documentos ou informações. 

Ok, mesmo que hoje em dia existam outros canais de comunicação – como os aplicativos de mensagens –, o fato é que a comunicação por voz continua sendo importante. Ao ligar para o ramal do colega, o colaborador tem a resposta na hora. Sem precisar aguardar uma mensagem de texto ou e-mail. 

Leia também: O que é e para que serve um Chatbot na empresa? 

PABX convencional x PABX em nuvem: principais diferenças

Bom, vimos até o momento que o PABX é um sistema que transforma um número de telefone em uma central ao dividi-lo em vários ramais. 

Com o tempo, esse sistema foi se aperfeiçoando e ganhando novas funcionalidades, formatos e tipos. Hoje, podemos classificar o PABX em dois deles: o convencional e o Cloud (PABX em nuvem).

Eis as principais diferenças entre eles.

PABX convencional

Vamos chamar de PABX convencional todos os equipamentos físicos de PABX. Aliás, essa é a principal diferença entre o convencional e o sistema de nuvem: o equipamento físico.

O PABX convencional é composto por três tipos de equipamentos físicos.

  • Analógico: é o equipamento mais básico e funciona para linhas analógicas de telefone.
  • IP: ele funciona com a tecnologia digital (Voip). Transformando as ligações em chamadas de qualidade digital. Para isso, é preciso instalar um software nos computadores da empresa para que a internet transforme o sinal analógico em digital. 
  • Híbrido: o aparelho híbrido consegue integrar os dois tipos de linha. Ou seja, analógica e IP. A empresa escolhe qual delas utilizar no momento das chamadas. 

É importante dizer que todos os tipos de PABX convencional possuem recursos interessantes. E a escolha dependerá da demanda da empresa. 

Também vale lembrar que por ser um aparelho físico, eles precisam de espaço e do investimento em instalação física especializada para o correto funcionamento. 

PABX em nuvem 

O PABX em nuvem é a solução mais moderna da atualidade. A principal diferença é que ele não conta com equipamento físico. Além disso, em relação ao PABX IP – que precisa de um software instalado no computador – na telefonia em nuvem, não é necessário fazer esse download.

Na prática, portanto, a empresa utiliza a internet para fazer e receber as ligações. O dashboard do sistema funciona todo em nuvem e, por isso, pode ser acessado em qualquer dispositivo com conexão de internet. 

Essa praticidade nos leva a outra diferença: no PABX em nuvem, não é necessário sequer ter uma linha analógica de telefone. Basta adquirir um número virtual para que a central faça a divisão dos ramais virtuais.

Porém, caso a empresa queira continuar utilizando os aparelhos de telefone, basta instalar um adaptador (chamado ATA), caso o aparelho não tenha entrada para captar o sinal digital. 

Como saber qual o sistema ideal para a minha empresa?

Para saber se qual o melhor tipo de PABX para sua empresa, leve em consideração os seguintes fatores: 

Determine bem seus objetivos

Por que a sua empresa migraria do PABX convencional para o em nuvem? Quais as atuais necessidades do atendimento externo e da comunicação interna? Existem funcionalidades que precisam ser implementadas no atendimento telefônico? 

Avalie sua estrutura

Faça um mapeamento geral da atual situação da telefonia da sua empresa. A quantidade de ramais é suficiente? Precisa adquirir mais ramais? Existem colaboradores externos (em home office, que viajam a trabalho ou que estão em outras filiais)?

Lembre-se que no caso de colaboradores que estejam fora da sede da empresa, o PABX em nuvem é a solução ideal, já que os ramais funcionam todos em nuvem, bastando o acesso à internet. 

Considere novas tecnologias 

Também é importante avaliar as novas necessidades tecnológicas da empresa. Afinal, as ferramentas que utilizamos precisam de contar com o mínimo de integração, garantindo a agilidade na comunicação.

Um exemplo: se o PABX não estiver integrado ao sistema de CRM, o colaborador pode perder a eficiência e agilidade durante o atendimento ao cliente. 

Soluções Intelbras 

Há 45 anos, a Intelbras é líder em soluções de telefonia, incluindo todos os tipos de PABX com a qualidade que você conhece.

Nesta página aqui você encontra todos os nossos modelos de PABX, que atendem a todos os portes e demandas das empresas. 

No entanto, precisamos destacar que também oferecemos a mais completa solução de PABX em nuvem: a Wide Voice.

Simples de configurar, o PABX em nuvem da Intelbras oferece uma série de recursos que profissionalizam o atendimento das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. 

Conheça agora mesmo o Wide Voice e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe. Nós podemos te ajudar a escolher o melhor tipo de PABX para o seu negócio.

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