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O que é Telefonia em Nuvem e por que escolhê-la?

Intelbras

13 de setembro 2022 às 02:09
ComunicaçãoEmpresarial

Telefonia em Nuvem: o que é e por que escolhê-la

Se o PABX tradicional veio para revolucionar o atendimento telefônico das empresas, a telefonia em nuvem é ainda mais disruptiva em termos de tecnologia.

Imagine uma central telefônica sem fio e que não necessita mais da instalação de equipamentos físicos para os ramais? Pois essa é a proposta desse tipo de PABX, que reúne um excelente custo-benefício para as empresas.

Mas será que vale a pena essa migração de tecnologia? Quais as vantagens práticas da telefonia em nuvem? Vamos descobrir agora mesmo!

O que é Telefonia em Nuvem? 

Para entender o que é uma telefonia em nuvem, vamos relembrar a função de um PABX tradicional.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange, traduzido como “Troca Automática de Ramais Privados) é um equipamento que revolucionou a telefonia das empresas porque é capaz de dividir uma única linha de telefone em vários ramais. Além de promover um melhor gerenciamento na telefonia da empresa.  

Antes de sua invenção, as empresas precisavam adquirir vários números de telefone para atender a todos os setores de forma eficiente; mas com o PABX, pode haver a divisão em dezenas e até centenas de ramais a partir de um mesmo número.

Agora, com a tecnologia cloud computing – computação em nuvem – esse mesmo PABX funciona totalmente pela internet. Eliminando a necessidade de instalações físicas e de softwares instalados nos computadores. 

Isso é possível graças à telefonia Voip (Voice Over Internet Protocol), tecnologia de telefonia em nuvem responsável por fazer e receber ligações de áudio e vídeo 100% pela internet. 

Vamos explicar melhor a seguir.

Como funciona a Telefonia em Nuvem? 

Antes de prosseguirmos, vale lembrar que a telefonia em nuvem também pode ser chamada de PABX Cloud e PABX Virtual, ok? Sempre que você se deparar com esses nomes, o significado será o mesmo.

Bom, a telefonia em nuvem funciona totalmente pela internet através de um servidor externo. Para acessá-la, basta entrar no endereço do sistema no navegador de internet em seu computador ou dispositivo móvel.

Com isso, o sistema faz a divisão do número de telefone da empresa em diferentes ramais – ramais esses que podem estar conectados em:

  • telefones analógicos (com adaptadores ATA para conversão do sinal analógico em digital);
  • telefones IP;
  • computadores;
  • dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Leia também: Como escolher a melhor opção de telefone para sua empresa?

Por que investir na Telefonia em Nuvem? 

Até aqui, vimos que a função da telefonia em nuvem é transformar a sua empresa em uma central telefônica. Por meio de diferentes ramais que podem ser distribuídos entre os setores da empresa. Ou, ainda, criando um call center em seu negócio. 

Mas por que investir nesse modelo virtual? Vejamos os principais motivos:

Redução de custos 

Com a telefonia em nuvem, você economiza na compra de aparelhos físicos de PABX. Já que esse sistema funciona no navegador de internet. 

Então, nada de dezenas de aparelhos e de fios ocupando o espaço do escritório. Além disso, saiba que a ligação entre os ramais é gratuita – mesmo que eles estejam em outras localidades por conta da telefonia em nuvem (Voip).

Outra economia é com os custos de manutenção, já que não haverá mais equipamentos físicos para tal função. A empresa responsável por fornecer o sistema em nuvem é a que cuidará do suporte, manutenção e atualizações do sistema.

Mais flexibilidade

A flexibilidade que a telefonia virtual proporciona às empresas é uma grande vantagem. Basta um dispositivo para fazer a chamada, o número de telefone e uma conexão de internet para que as ligações sejam realizadas.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa tenha trabalhadores em home office, onde cada um tenha seu ramal para o atendimento. 

Em outras palavras, a telefonia funcionando em nuvem proporciona flexibilidade, mobilidade e agilidade – e quem ganha com isso são os seus clientes.

Maior estabilidade

A transformação digital proporcionada pela internet certamente revolucionou as atividades empresariais, incluindo a telefonia em nuvem.

Com a telefonia em nuvem, o sinal digital proporcionado pela internet garante a qualidade das ligações. Reduzindo estabilidades e ruídos em comparação ao sinal analógico.

Nesse sentido, imagine só com a chegada da internet 5G? 

Funcionalidades modernas

A telefonia em nuvem proporciona uma série de recursos que profissionalizam ainda mais o atendimento telefônico das empresas.

Alguns exemplos de recursos disponíveis são:

  • Discador automático;
  • URA (Unidade de Resposta Audível);
  • Gravação de chamadas;
  • Correio de voz;
  • Espera telefônica personalizada;
  • Siga-me e Redirecionamento de chamadas;
  • Relatórios de ligações;
  • Horários de atendimento;
  • Transferência entre ramais;
  • Sala de conferência.

Mais controle e segurança 

A tecnologia de cloud computing é considerada uma das mais seguras que existem. Afinal, os servidores web contam com modernos sistemas que protegem os dados, como o uso da criptografia, por exemplo.

Além disso, a empresa consegue ter acesso em tempo real às chamadas, garantindo maior controle de gastos e otimizando a gestão da telefonia. Tudo isso a partir de seu smartphone. 

Qual a melhor Telefonia em Nuvem?

Bom, diante de tantos benefícios, já deu para perceber que a telefonia em nuvem é um sistema moderno e inovador, não é mesmo?

Existem diferentes opções desse sistema no mercado, por isso, é importante saber qual empresa oferece mais segurança e um bom suporte técnico.

Vamos adiantar essa pesquisa para você: a Intelbras apresenta o Wide Voice, a nossa telefonia em nuvem para empresas que precisam de, no mínimo, 5 ramais.

Bom, você já sabe que somos líderes e pioneiros em PABX físicos, mas agora também oferecemos a você essa opção 100% digital.

O Wide Voice da Intelbras é simples de configurar e apresenta funcionalidades ideais para o crescimento do seu negócio. Exemplos:

  • WebRTC: comunicação em tempo real para todos os navegadores, aplicativos e dispositivos móveis;
  • Call Center com DAC, URA e discador automático: importe mailings com um sistema profissional para agilizar o atendimento de seus clientes. A plataforma liga automaticamente para cada um deles.
  • Captura de tela e gravação de chamadas: você pode gravar todas as chamadas recebidas e originadas na sua empresa, bem como fazer capturas de tela de forma fácil.
  • Correio de voz web: receba recados quando estiver ocupado. Cada ramal possui sua própria caixa postal, com mensagem personalizada. 

A telefonia em nuvem certamente vai revolucionar o atendimento telefônico, tornando a sua equipe mais produtiva, eficiente e os clientes mais satisfeitos.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o Wide Voice da Intelbras, acesse a página do produto e fale agora mesmo com nossa equipe!

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