• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Como funciona e quais as aplicações do sensor de temperatura e umidade smart?

Intelbras

06 de setembro 2022 às 12:09
Residencial

sensor de temperatura e umidade

Para além do ambiente industrial, atualmente os sensores de temperatura e umidade também podem ser usados dentro de casa devido à popularização da tecnologia e, principalmente, devido aos benefícios que podem proporcionar à rotina das pessoas.

O conforto térmico tem fundamental importância para os seres humanos, influenciando até mesmo a saúde e a produtividade no trabalho, de acordo com estudo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sendo assim, ter a possibilidade de monitorar a temperatura e a umidade em casa, contribuindo para o conforto térmico, pode resultar em melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar para os moradores.

Mas como funciona um sensor de temperatura e umidade e de que forma usá-lo no dia a dia? Continue a leitura para conhecer esse dispositivo que ajuda a tornar a sua casa inteligente!

 

Como funciona um sensor de temperatura e umidade?

É bem simples: o sensor faz a medição da temperatura e da umidade do espaço onde está instalado e mostra em um display para ser conferida pelos usuários. O dispositivo não requer conexão à internet para funcionar, já que utiliza a tecnologia ZigBee. 

Como a medição ocorre em tempo real e de maneira constante, é possível afirmar que se trata de um monitoramento, uma vez que os dados também ficam registrados, permitindo um acesso rápido ao histórico das leituras.

Através de um hub de automação e de um aplicativo, é possível acompanhar o status do sensor, além de configurá-lo para enviar notificações quando detectar qualquer mudança de temperatura e umidade.

Para o funcionamento, os sensores mais modernos geralmente usam bateria, dispensando a necessidade de fios e fonte de energia elétrica.

Leia também: 5 perguntas e respostas sobre dispositivos para casas inteligentes

O que é conforto térmico, por que e como buscá-lo em casa?

Conforto térmico nada mais é do que a sensação agradável que cada pessoa possui, individualmente, em relação às condições de temperatura e umidade de um ambiente.

Trata-se de uma definição subjetiva, já que uma mesma temperatura é experimentada de formas distintas por cada pessoa. Enquanto, para uma, pode estar agradável, para outra, as mesmas condições térmicas podem representar um cenário de insatisfação.

Considerando a importância que esse conforto térmico tem para o dia a dia das pessoas, é importante manter uma faixa de temperatura e umidade que costuma oferecer bem-estar para a maioria. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, recomenda que o ar-condicionado seja ajustado entre 23°C e 26°C para não prejudicar a saúde das pessoas. 

Nesse sentido, buscar conforto térmico é relevante tanto em locais com variação de temperatura ao longo dos anos, quanto em regiões em que a temperatura e a umidade são mais constantes. Para ajudar nisso, podem ser usados sensores, que possibilitam o clima perfeito o ano todo.

cta sistemas inteligentes

 

Onde usar o sensor de temperatura e umidade?

sensor de temperatura e umidade conteudo

Acompanhar a temperatura e a umidade pode ser interessante em diversos ambientes e por diferentes razões. A seguir, confira alguns exemplos de locais onde o sensor pode ser instalado:

  • Em uma sala muito exposta ao sol para que a sensação térmica fique sempre agradável;
  • No quarto do bebê para evitar que fique doente;
  • Em um quarto mal ventilado para garantir conforto térmico;
  • Na despensa para conservar bem os alimentos;
  • Na casa de campo ou de praia para estabelecer temperatura e umidade constantes etc.

Independentemente do cenário onde for aplicado, o importante é poder acompanhar a temperatura e a umidade dos locais para manter conforto térmico para a maioria das pessoas.

 

Sensor de temperatura e umidade smart: automação para bem-estar

Mais do que monitorar temperatura e umidade, é indicado que o dispositivo comunique-se com climatizadores para que proporcione bem-estar na prática. 

Dentro de uma casa inteligente Intelbras, isso acontece da seguinte maneira: o sensor de temperatura conecta-se ao hub de automação que, por sua vez, conecta-se ao smart controle universal.  Esse último controla o ar-condicionado com base na temperatura medida no sensor. 

Dessa forma, sempre que o sensor indicar determinada temperatura e umidade pré-definida pelos habitantes da residência, o ar-condicionado pode ser acionado sem necessidade de intervenção humana. Ou seja, é possível garantir conforto térmico sem precisar se preocupar, já que tudo pode ser automatizado.

Outra funcionalidade interessante do sensor de temperatura e umidade da Intelbras é a possibilidade de acessar o histórico de leituras por meio do aplicativo da linha Izy. Além de poder consultar as temperaturas e as umidades registradas, é possível configurar a automação que desejar que seja feita. 

Acesse outras publicações do Blog da Intelbras e acompanhe nossas publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter).

0 Comentários

Deixe um comentário