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Como ter um atendimento humanizado com chatbot

Intelbras

06 de março 2024 às 08:03
ComunicaçãoEmpresarial

Como ter um atendimento humanizado com chatbot

Sabe quando você conversa no chat de uma empresa e parece que nem está interagindo com um robô, mas com um humano? Pois é exatamente essa a sensação do chamado atendimento humanizado com chatbot. 

Essa precisa ser a missão de toda empresa que oferece esse canal de atendimento e deseja proporcionar uma completa experiência de atendimento.

No entanto, como estamos falando de um software, será preciso entender como funciona a programação das respostas para construir uma interação a mais humanizada possível.

Portanto, neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre o tema. Vamos lá?

O que é chatbot?

Chatbot é um software integrado em plataformas e aplicativos para automatizar a troca de mensagens entre o bot (robô) e um usuário humano.

Seja no chat do site, em um atendimento automático via WhatsApp, em redes sociais e outras plataformas, o cliente ou lead (potencial cliente) consegue resolver uma série de demandas sem a necessidade de esperar pelo atendimento de um colaborador online.

Uma grande vantagem do chatbot para empresas é que ele consegue atender a diversos usuários simultaneamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com isso, a sua equipe fica livre para atividades mais estratégicas. Como aumento de vendas, por exemplo. Por esses e outros motivos, as empresas vêm investindo no atendimento humanizado com chatbot, já que é possível programar uma linguagem conversacional bem natural.

Leia também: 5 dicas para um bom atendimento online

Como funciona um atendimento humanizado com chatbot?

Para entendermos como tornar o atendimento humanizado com chatbot, é preciso conhecer o funcionamento do sistema.

A troca de conversas é possível porque antes você precisa programar as mensagens, construindo um banco de dados no software. Mas não se assuste, o procedimento é simples.

Existem dois tipos de chatbots:

  • Chatbot baseado em um conjunto de diretrizes: nele, todas as respostas são programadas com base em regras estabelecidas por você e o bot fica limitado apenas a elas. Ele é muito utilizado em demandas mais simples, como, por exemplo, consultar faturas e solicitar segunda via de contas.
  • Chatbot baseado em Inteligência Artificial: este sistema é mais avançado. Pois, embora haja a programação prévia das respostas, o bot vai se aprimorando a cada nova conversa. Ele é programado para aprender e desenvolver a linguagem mais natural possível. Para isso, o sistema mistura algoritmos, classificadores de textos e outros elementos da inteligência artificial.

É importante dizer que independentemente do tipo de chatbot escolhido, o ideal é sempre programar o encaminhamento da mensagem a um atendente humano, caso o bot não consiga resolver a demanda.

Aliás, essa já é uma dica importante de atendimento humanizado com chatbot.

É possível ter um atendimento humanizado com chatbot?

Sim, é totalmente possível tornar a troca de mensagens a mais natural possível. De modo que o usuário até se esqueça de que está conversando com um bot, e não com um humano.

O atendimento humanizado com chatbot já começa, por exemplo, com a criação de um avatar e de um nome para o bot. Dando a ele uma espécie de personalidade de acordo com a identidade visual da empresa.

Mas o que exatamente significa humanizar o atendimento de um chatbot?

Significa programar o sistema para que o bot tenha reações parecidas com as reações humanas. De modo que ele “se comporte” como se fosse um humano. 

Não é à toa que mensagens frias e distantes são chamadas de robóticas. Elas dificultam a conexão da pessoa com a empresa, o que interfere nos resultados positivos dela.

Confira também:Chatbot para atendimento ao cliente: entenda as reais vantagens

Principais dicas para ter um atendimento humanizado com chatbot

É possível ter um atendimento humanizado com chatbot de forma simples e prática. Separamos a seguir as 5 principais dicas!

1- Defina a persona do seu bot

Bots com características humanas – como nome e um rosto (que pode ser no formato de avatar), ajudam a construir um relacionamento mais próximo com os clientes e potenciais clientes.

Com um nome, um rosto e uma forma de se comunicar personalizada, os chatbots com características humanas têm elevado o nível do atendimento humanizado, melhorando a experiência do clientes. 

Portanto, tenha como base a visão, missão, valores e a linguagem que a sua empresa utiliza, para aprimorar o grau de atendimento humanizado do chatbot da sua empresa.

2- Personalize as interações 

Para um atendimento humanizado com chatbot, é importante que ele consiga identificar prontamente a pessoa do outro lado do chat.

Em outras palavras, ele precisa ter gravado os dados dos usuários e de seu histórico de atendimento. Imagine se ocorre um erro no chat e, ao entrar novamente no sistema, a pessoa tenha que explicar tudo do zero? Seria péssimo para a experiência do usuário!

Por isso, aprimore as regras de fluxo do atendimento, de modo que o bot saiba identificar quem é o cliente e qual foi a sua recente solicitação. 

3- Tenha uma comunicação simples 

Simplicidade é a palavra-chave para humanizar um chatbot. Frases curtas e objetivas, mas sem perder o tom cordial da conversa, são essenciais.

E aqui, você precisa ter uma atenção especial. Ao programar as respostas do bot, sempre pense em todas as interpretações que o usuário pode ter. Será que ele vai entender a frase? Vai gerar duplo sentido? 

Do mesmo modo, evite solicitar muitos dados pessoais para facilitar e agilizar o atendimento. 

4- Conte com o suporte humano 

Sempre programe o encaminhamento do chat a um atendente humano. Mesmo os chatbots mais simples (baseado em conjunto de diretrizes, por exemplo), podem gerar dúvidas nos usuários, principalmente em quem não estiver familiarizado com a tecnologia.

Por isso, não deixe pontas soltas e programe uma resposta de encaminhamento a um colaborador. Caso o atendimento esteja sendo realizado fora do horário de expediente, armazene os dados para que a equipe entre em contato manualmente depois. 

5- Integre com uma IA (Inteligência Artificial)

Um atendimento humanizado com chatbot também precisa contar com ferramentas tecnológicas que ajudam na proximidade da linguagem.

Nesse sentido, vale a pena investir no chatbot com inteligência artificial. Os sistemas mais modernos já conseguem realizar a identificação e análise de sentimentos nas frases dos usuários, conseguindo entregar respostas que vão de encontro a eles. 

Um exemplo simples é programar o bot para que ele identifique, no início do fluxo de conversa, se o usuário está nervoso. A partir daí, é possível programar respostas que ajudem a resolver a demanda e a minimizar esse sentimento. 

Alguns bots já são, inclusive, bastante conhecidos pelo público em geral. Como a Lu da Magazine Luiza, e a Isa do Itaú. Você provavelmente já deve ter visto, ou interagido com alguma delas, certo? Elas representam perfeitamente os bots com aprendizado avançado e até emoções.

Esse tipo de integração é possível de ser feita através de ferramentas como a Watson, da IBM, ChatGPT, da OpenAI, e a Dialog Flow, do Google.

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Se você chegou até aqui e está convencido de que vale a pena utilizar um atendimento humanizado com chatbot para sua empresa, eis a dica de ouro: o Wide Chat.

O Wide Chat é o chatbot com recursos de inteligência artificial da Intelbras, capaz de tornar o atendimento humanizado. 

Dentre as principais  características e vantagens do Wide Chat estão:

  • Contempla as principais redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook)
  • Possui ampla personalização do bot;
  • WhatsApp Business API oficial;
  • Instalação rápida e intuitiva;
  • Treinamento para a equipe;
  • Integração com CRM, ERP e IA;
  • Gestão simplificada, onde você mesmo pode operar todos os recursos.

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