• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Como garantir segurança em instalações fotovoltaicas de grande porte

Intelbras

29 de agosto 2022 às 01:08
Energia Solar

segurança em instalações fotovoltaicas

A segurança em instalações fotovoltaicas é um aspecto importante na hora de validar um novo projeto de energia solar. São vários os fatores que influenciam na segurança, entre eles os equipamentos escolhidos. Isso porque a qualidade e as especificações podem impactar na instalação e manutenção.

A energia solar é uma das mais seguras devido a sua infraestrutura e funcionamento feitos conforme o uso de cada local. Ainda assim, como qualquer sistema elétrico, exige atenção, principalmente em grandes projetos.

Neste conteúdo, explicaremos o que envolve a segurança em instalações fotovoltaicas, assim como os principais riscos existentes e como contorná-los. Além disso, você irá entender a importância do inversor quando se trata de segurança e conhecerá o Inversor solar On Grid trifásico 125 kW da Intelbras, ideal para assegurar o funcionamento de grandes projetos de energia solar.

Para saber mais, continue a leitura!

O que envolve a segurança em instalações fotovoltaicas?

Uma casa que gera a própria energia com a instalação de painéis solares no telhado está fazendo-o para consumo próprio. Já a usina solar, ao contrário, é ideal para projetos maiores, seja para autoconsumo, como a filial da Intelbras em São José, ou geração compartilhada, com o propósito de compartilhar a energia gerada com outras unidades. 

Normalmente, as usinas ou fazendas solares são instaladas no solo, projetadas para conter milhares de módulos fotovoltaicos. Nesse caso, o tamanho dos projetos exige mais cuidado em relação à segurança. 

A instalação de um sistema para minigeração de energia solar exige cuidados que vão desde a regularização das normas de segurança até o preparo adequado de quem for realizar a instalação. A seguir, vamos entender melhor esses aspectos.

Cumprimento de normas 

Entre as normas que determinam a segurança em instalações fotovoltaicas, podemos citar a NBR 16384 que fornece as recomendações para instalações elétricas. Também podem ser observadas regras na NR-10 que se aplicam a diferentes fases, desde o projeto à operação e manutenção de instalações elétricas.

Adoção de equipamentos robustos

Comentamos no início do post que a escolha dos equipamentos tem grande influência na segurança de instalações fotovoltaicas. Quanto maior o projeto, maiores são os riscos, portanto é importante investir em equipamentos robustos que oferecem maior resistência.

Profissionais qualificados

Aliado ao uso de bons equipamentos está o trabalho de profissionais qualificados e capacitados para instalações fotovoltaicas. Ou seja, devem estar aptos a lidar com projetos elétricos e experiência na instalação de sistemas fotovoltaicos.

Leia também: Possibilidades e vantagens da energia solar para condomínios

Boas práticas de instalação e manutenção

Outro fator importante para a segurança fotovoltaica é seguir as boas práticas de instalação e manutenção. Como vimos, quando o projeto é feito por profissionais capacitados, estes já estão preparados e cientes de como fazer a instalação de forma segura.

 

Principais riscos que ameaçam a segurança em instalações fotovoltaicas

segurança em instalações fotovoltaicas conteudo

Agora que já vimos os principais fatores que se relacionam à segurança em instalações fotovoltaicas, vamos pontuar algumas das falhas mais comuns e o que é possível fazer para evitá-las. Veja:

Arco elétrico (Arc Fault Circuit Interrupter)

O arco elétrico é uma descarga de alta potência nos condutores gerada por uma desconexão errada, mau contato dos cabos ou falhas de isolamento. O fenômeno pode gerar um aumento de temperatura e faíscas que se tornam incêndios ou explosões. Há maior probabilidade de acontecer em conexões mal feitas ou com a abertura incorreta do circuito sob carga.

Para solucionar esse problema, é possível instalar um dispositivo AFCI, que nada mais é do que um interruptor de circuito em falha do arco elétrico. O dispositivo não é obrigatório no Brasil, contudo, garante maior segurança. Equipamentos como o inversor da Intelbras já possuem o dispositivo embutido.

Degradação dos módulos (Potencial Induced Degradation – PID) 

O efeito PID gera a degradação indesejada dos módulos solares que reduz a potência ao longo do tempo. Ele ocorre quando há uma variação entre a simetria dos pólos negativos e positivos em relação à tensão de aterramento. Pode ser agravado devido a fatores externos como alta umidade ou alta temperatura. 

Um inversor que conta com tecnologia anti PID possibilita a diminuição da tensão negativa que gera a degradação dos módulos, garantindo que o sistema funcione com seu máximo desempenho e com maior durabilidade dos painéis solares.

Choque ou eletrocussão de condutores energizados

Os choques são um perigo presente em todo sistema elétrico e não é diferente com a energia solar. O curto-circuito pode ser causado devido à fiação solta, cabos corroídos ou aterramento inadequado. Nesse caso, a solução está no desligamento do sistema durante um curto-circuito ou queda de energia.

O papel do inversor solar para garantir a segurança em instalações fotovoltaicas

O inversor solar é uma das peças-chave para garantir a segurança em instalações fotovoltaicas, já que conta com características que vão reduzir ou eliminar as principais ameaças citadas acima. 

Indicado para projetos de grande porte como grandes indústrias, agronegócio e usinas fotovoltaicas, o modelo de inversor trifásico com potência de 125 kW da Intelbras é o equipamento certo para quem busca segurança nas instalações fotovoltaicas. 

Com um alto desempenho, o inversor da Intelbras conta com 20 entradas CC e 10 MPPTs independentes, o que garante menor perda no sistema em casos de sombreamento. Não só isso, o equipamento também conta com proteção AFCI que atua contra as interferências elétricas, além do Anti PID que preserva a eficiência do sistema em sua vida útil.

Outro benefício do equipamento Intelbras está na possibilidade de acompanhar a geração de energia através de aplicativo que apresenta o monitoramento em tempo real. 

Se você quer saber mais sobre projetos de grande porte, aproveite para baixar o e-book Energia solar para negócios e conheça todas as vantagens do investimento. Já se você quer instalar uma usina em sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de projetos para grandes negócios.

 

2 Comentários

  1. Ismael Geraldo disse:

    Bom dia para os Gestores que fazem parte da Intelbras, eu quero saber,se eu quiser instalar esse sistema solar em minha casa,quem e que vai instalar,e a Intelbras ou uma empresa terceirizada,e se for uma empresa terceirizada,e a Intelbras que indica,ou eu que tenho que procurar uma empresa, terceirizada para instalar o sistema em minha casa.

Deixe um comentário