• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

6 motivos para vender sistemas off grid na sua revenda

Intelbras

11 de dezembro 2024 às 09:12
Energia Solar

sistemas off grid

Você já pensou em revender sistemas off grid? Essa pode ser uma oportunidade de negócio importante, já que a energia solar tem ganhado bastante espaço, tendo sido a opção de muitas pessoas que buscam alternativas mais sustentáveis.

Em 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar no Brasil alcançou 44 GW de potência instalada, um aumento de mais de 200% quando comparado a 2022.

No entanto, os sistemas off grid ainda geram muitas dúvidas, tanto para clientes quanto para os próprios revendedores. Neste artigo, explicamos melhor como funciona e listamos os principais motivos para você iniciar a revenda desse tipo de solução. Confira!

Como funcionam os sistemas off grid?

O primeiro passo para entender as possibilidades que os sistemas off grid oferecem é compreender como eles funcionam.

Basicamente, esse tipo de sistema de energia solar é formado por painéis fotovoltaicos que são instalados em locais abertos que possibilitam a captação da luz do sol.

Sendo assim, os raios solares captados pelos módulos são convertidos em energia e armazenados nas baterias. Assim, a energia pode ser utilizada a qualquer momento do dia ou da noite, em áreas remotas ou urbanas.

Os sistemas off grid também contam com inversores, que têm a função de transformar a energia solar em elétrica, e controladores de carga usados para manter a segurança dos equipamentos.

Como o funcionamento é autônomo, não exige ligação com a concessionária de energia. Toda a energia gerada pelos módulos solares alimenta os equipamentos (como iluminação e aparelhos elétricos, por exemplo) em tempo real. Saiba mais: Diferenças entre os sistemas on grid e off grid de energia solar

Saiba mais: Diferenças entre os sistemas on grid e off grid de energia solar

6 razões para você trabalhar com sistemas off grid

Agora que você já sabe como funcionam os sistemas off grid, confira essa lista de 6 motivos para você começar a revendê-los.

1. Ampliar as oportunidades de negócios

O primeiro motivo que você deve considerar para começar a vender sistemas off grid é que eles vão ampliar as suas oportunidades de negócio. Essa solução permite a instalação de equipamentos elétricos em locais sem energia elétrica, áreas remotas, ou que possuem dificuldade no fornecimento de eletricidade.

Quer um exemplo? Locais com acesso à rede, mas que abrigam comércios que não podem correr nenhum risco de ficar sem eletricidade, como

sorveterias. É possível usar a energia off grid de forma pontual, em refrigeradores compatíveis.

Assim, você terá uma opção a mais para oferecer aos seus clientes, incluindo outras necessidades que talvez não sejam atendidas.

Além disso, é uma oportunidade de up selling. Por exemplo, você pode vender um sistema de segurança e oferecer a energia solar para abastecer esse sistema, em vez de conectá-lo com a rede elétrica

2. Combinar soluções

Uma importante vantagem dos sistemas off grid é que eles podem ser combinados com outras soluções, o chamado cross selling.

Por exemplo, é possível oferecer soluções complementares ao cliente, como um Circuito Fechado de TV (CFTV) para ser alimentado por meio de painéis

Outro exemplo: o cliente pode escolher colocar um portão eletrônico onde não tem energia elétrica. Então, é possível oferecer o combo para automatizar o portão com a energia solar off grid.

Ou seja, caso seja de interesse do cliente, é mais fácil para ele adquirir as soluções de uma única vez, garantindo mais satisfação em relação ao serviço da sua empresa.

Há ainda outras diversas soluções com as quais é possível integrar os sistemas off grid:

Agronegócio: os sistemas autônomos podem fornecer independência de energia para alimentar processos como abastecimento de água, produção leiteira, irrigação agrícola, e tornar a produção mais rentável.

Soluções móveis: a energia solar off grid podem alimentar equipamentos de refrigeração, monitoramento e a iluminação de negócios móveis.

Residências isoladas: os sistemas off grid garantem praticidade e conforto para alimentar itens como portões e energia elétrica para os equipamentos e internet em locais isolados ou remotos, onde a rede elétrica não chega.

Iluminação solar: é possível usar luminárias alimentadas por sistemas off grid em residências, parques e jardins, dispensando a conexão com a energia convencional.

Sistemas de segurança: com a energia solar off grid, é possível ter energia para monitorar qualquer área, seja isolada, remota ou urbana, sem depender da rede elétrica local. Leia também: 5 formas de combinar um sistema solar off grid com outros equipamentos

Leia também: 5 formas de combinar um sistema solar off grid com outros equipamentos

3. Existem muitas regiões sem energia elétrica a serem exploradas

Até mesmo em regiões urbanas, há locais em que a energia elétrica não chega. Além disso, existem áreas rurais ainda não exploradas que podem ser alvo de vendas. Afinal, ter geração de energia hoje é fundamental em qualquer lugar.

A transição energética se apresenta como uma alternativa importante. Essa é uma oportunidade de diversificar as fontes energéticas e investir no mercado de energia solar, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e impulsionando a sustentabilidade econômica. O Brasil é o 6º maior produtor de energia solar, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Os sistemas off grid são ideais para áreas remotas por serem independentes e disporem de equipamentos extras (como baterias e controladores de cargas) para garantir o armazenamento da energia. Portanto, você pode mapear esses locais em que há carência no acesso à energia e focar seus esforços de venda, levando até eles energia solar off grid.

4. Não exigem homologação com distribuidora

Os sistemas fotovoltaicos off grid se destacam pela autonomia, já que operam de forma independente da rede elétrica convencional. Por não necessitarem de homologação junto às distribuidoras de energia, o processo de instalação é mais ágil. Isso permite que esses sistemas sejam instalados com maior facilidade, atendendo especialmente a locais remotos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), investir em alternativas sustentáveis, como os sistemas off grid, é uma forma de diversificar as opções de fonte energética, contribuindo para a ampliação do acesso à energia elétrica em áreas isoladas. Além disso, eles oferecem uma solução eficiente e econômica para consumidores que desejam independência energética e redução de custos a longo prazo.

5. Garantem ótimo retorno financeiro

Trabalhar com sistemas off grid também significa retorno financeiro para a empresa, uma vez que são instalações de custo mais elevado. No entanto, entregam ótimo custo-benefício para as situações em que essa opção de energia fotovoltaica é devidamente indicada.

Além disso, o investimento no sistema de energia solar pode ser interessante para o seu cliente, já que se trata de uma ação que contribui para o meio ambiente. A energia solar conta com benefícios como a sustentabilidade, afinal, é uma fonte de energia limpa e renovável, e proporciona total autonomia na geração de energia.

6. Sistemas off grid são vantajosos para os clientes

Com sistemas off grid, os usuários ficam dispensados de pagar a “taxa de disponibilidade” na conta de luz, além de contar com sistema de armazenamento de energia que oferece uma reserva para o local para quando não houver disponibilidade suficiente de energia. Isso significa que você tem ótimos argumentos de venda, facilitando os seus negócios.

Viu como pode ser interessante trabalhar com sistemas off grid? Para saber mais sobre o tema, confira este conteúdo completo que preparamos em um e-book: Benefícios e aplicações do sistema fotovoltaico off grid. 

0 Comentários

Deixe um comentário