O pós-venda de energia solar é fundamental para garantir a melhor experiência para o cliente e evitar possÃveis problemas que podem refletir na imagem da sua revenda e afetar futuras negociações. Para isso, é importante ter estratégias e planejamento adequado para lidar com essa etapa, tanto quanto a captação de novos clientes.
Manter um relacionamento com o cliente no pós-venda de energia solar pode trazer alguns benefÃcios importantes para o seu negócio e ainda oferecer possibilidade de aumentar seu lucro. Separamos 5 ações para atingir este objetivo e vamos explicar cada uma neste post.Â
Por que o pós-venda é tão importante?Â
Quando trabalhamos com venda é normal focarmos nas estratégias para captar novos clientes e não darmos atenção para o processo depois que a venda é realizada. No entanto, isso é um erro, já que o pós-venda é tão importante quanto a venda em si.Â
Isso acontece porque os clientes se importam cada vez mais em ter uma boa experiência de compra. Uma pesquisa realizada pelo ReclameAQUI, em 2020, mostrou que 51,2% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para ter uma experiência melhor com a marca.
Assim, ter uma estratégia de pós-venda permite reconhecer os pontos positivos e negativos da experiência do cliente para realizar melhorias. As estratégias adotadas vão desde o acompanhamento e assistência ao envio de benefÃcios como descontos ou brindes.
Com isso, as empresas que apostam em ações para melhorar o pós-venda tendem a garantir a fidelização dos clientes e consequentemente aumentar as possibilidades de fechar novas compras.Â
Antes de explicarmos sobre este e outros benefÃcios do pós-venda de energia solar, vamos conhecer as ações que podem ajudar você a lucrar.
Ações de pós-venda de energia solar para colocar em prática
1. Garantir suporte adequado
Após a instalação do sistema fotovoltaico é comum que os clientes ainda tenham dúvidas, precisem de auxÃlio em relação a algum equipamento ou ao processo de compensação de energia, por exemplo. Se a sua empresa não estiver preparada para oferecer a assistência necessária, pode frustrar o cliente e se transformar em uma dor de cabeça para você.Â
Por isso, a primeira ação de pós-venda de energia solar diz respeito ao suporte adequado. Oferecer canais de atendimento e ter uma estratégia para retorno é fundamental. Isso começa desde a escolha do fornecedor dos equipamentos que você irá comercializar (já que você também pode precisar do apoio dele) até a organização de quando e como você irá conversar com seus clientes.Â
2. Oferecer limpeza de painéis solares
A sua revenda está preparada para oferecer a limpeza dos módulos fotovoltaicos? Essa certamente será uma necessidade do cliente e você pode se programar para lembrá-lo de realizar a manutenção no perÃodo adequado.Â
Como essa tarefa não precisa ser feita tão frequentemente, você pode criar um cronograma. Não só você agrega um serviço a mais, como mostra ao cliente que está atento à s necessidades dele.Â
Leia também: Não cometa estes 5 erros ao instalar energia solar
3. Sugerir ampliação do projeto instalado
Independentemente do tópico acima, eventualmente é válido retomar o contato com os clientes. Isso pode ser feito por telefone ou e-mail marketing, por exemplo.Â
O cliente pode querer ampliar a quantidade de painéis solares ou quem sabe adquirir um novo sistema para aumentar a produção de energia. Essa é uma oportunidade de se fazer presente, mostrando qual a melhor alternativa.
4.Oferecer energia solar combinada com outra soluçãoÂ
Outra possibilidade para lucrar no pós-venda de energia solar é oferecer soluções complementares ao cliente, como um CFTV (Circuito Fechado de TV), cuja alimentação de energia pode ser feita por meio de placas solares, ou seja, sistema off grid. Caso o cliente tenha interesse, ficará satisfeito em poder adquirir as soluções de uma única vez.
5. Mostrar produtos relacionados
Da mesma maneira, há a opção de oferecer produtos relacionados a outros segmentos da tecnologia. Por exemplo, se você fechou negócio com uma empresa, é possÃvel que o local tenha outras necessidades, como luminárias solares, sistemas de controle de acesso, sistemas de detecção de intrusão, soluções de telefonia, conectividade, etc.Â
Com a Intelbras, você comercializa projetos de energia solar e ainda pode contar com um portfólio completo de produtos para atender a outras necessidades do seu cliente, gerando mais oportunidades para o seu negócio.
Saiba mais: Como identificar oportunidades para venda de equipamentos de segurança
Principais benefÃcios em oferecer um bom pós-venda
Como vimos, existem várias formas de lucrar com o pós-venda de energia solar, mas estabelecer um bom relacionamento com os clientes é o ponto principal. Assim, você terá mais chances de obter benefÃcios, como:
- Atrair novos clientes através da indicação dos que estão satisfeitos com a empresa;
- Aumentar a lucratividade com ações de venda combinada com outras soluções;
- Melhorar a imagem da sua revenda no mercado;
- Garantir credibilidade para conquistar novos clientes.
Ao estruturar as ações para manter satisfeitos os clientes que já tiveram experiências de compra com a sua revenda, fica mais fácil conquistar novos clientes.Â
Suas vendas e todo o processo de pós-venda pode ser ainda melhor com os recursos oferecidos pela Intelbras com a Plataforma Solar, Programa de Canais Intelbras e materiais de marketing.Â
Você ainda não é uma revenda parceira da Intelbras? Não perca tempo e faça parte para aproveitar os benefÃcios! Seja uma revenda certificada Intelbras!
Parabéns pelo conteúdo
Só estou triste pq já preenchi varios formulários para ser um revenda parceira e até agora não foi ativado.
Já revendo produtos Intelbras , porém compro com distribuidores Intelbras e isso nem sequer me avioata com revenda infelizmente.
Participando dos treinamentos. Etc.
Acredito que tendo acesso a plataforma e sermos registados como revenda aumentaria as oportunidades
Oi, Cristovão! Nesse caso pedimos que você envie um e-mail para pcirevendas@intelbras.com.br detalhando o seu problema.
Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!