• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Você sabe qual a importância do nobreak em períodos de crise hídrica?

Intelbras

11 de novembro 2021 às 01:11
Nobreaks

importância do nobreak

Basta entrar numa estação do ano mais seca para começar a ver notícias relacionadas à importância do uso consciente de energia elétrica ou que alertem sobre a possibilidade de racionamento de energia. Tudo isso devido principalmente à preocupação com a crise hídrica no Brasil. E quais são os impactos provocados por essa crise? Com as mudanças climáticas e o baixo volume de chuvas por anos consecutivos, os reservatórios de água das usinas hidrelétricas têm se mantido abaixo do esperado, o que reduz a capacidade de geração de energia da usina e sobrecarrega toda a rede de distribuição. Uma das consequências dessa sobrecarga é a falta de energia elétrica, os apagões. Eles ocorrem quando a demanda por energia está maior do que a capacidade de entrega da rede.

Ao pensar nos transtornos que a falta de energia pode causar às pessoas, fica fácil perceber a importância do uso dos nobreaks, principalmente em períodos com menores volumes de chuva. Além de garantirem o fornecimento constante de energia a equipamentos em caso de falhas ou ausência de energia elétrica, evitam danos a eles, mantendo-os em segurança. Assim, quem os utiliza, seja em ambientes residenciais, seja em empresariais, fica mais tranquilo porque sabe que os equipamentos estão protegidos e que não ficará sem energia para as atividades que precisa realizar. Se quiser saber mais sobre a importância dos nobreaks, continue lendo este artigo.

 

Vantagens do nobreak para residências e empresas

O apagão em si não representa risco para os equipamentos. O problema pode surgir quando a energia retorna, pois é comum ter picos de tensão que podem queimar esses equipamentos. Por isso, a importância dos nobreaks em nosso dia a dia: eles fornecem energia elétrica constante em casos de ausência da rede elétrica para continuar usando um computador, para entrar em casa pelo portão eletrônico ou manter um sistema de segurança funcionando, por exemplo.

No caso das empresas não é diferente. Uma falta inesperada de energia pode causar grandes prejuízos. Em artigo anterior, explicamos, inclusive, a importância do nobreak para o agronegócio. A seguir, vamos mostrar com mais detalhes quais são as 4 principais vantagens de usar nobreaks:

Fácil de instalar

Há modelos de nobreak simples para uso em residências, como a linha Attiv e XNB da Intelbras, que não exigem instalação especial. Basta ligá-los na tomada e conectar os equipamentos a eles para que comecem a funcionar. E no caso dos nobreaks Intelbras, eles ainda têm outra facilidade: o religamento automático. Quando a energia normaliza após um apagão, as baterias do nobreak começam a ser carregadas mesmo com o dispositivo desligado. Ao atingir um nível seguro de carga, o nobreak religa automaticamente e volta a operar. Para empresas, que têm equipamentos de alta potência, há modelos de nobreak senoidal e nobreak online que podem ser conectados a baterias externas, possibilitando aumentar a autonomia do sistema.

Mais tempo para usar eletrônicos e salvar arquivos

Aquele trabalho que você está fazendo em um computador desktop não será perdido se faltar energia de repente. O nobreak permite que o computador fique ligado por mais tempo quando falta energia elétrica. Assim, é possível salvar seu trabalho e desligar o equipamento corretamente. Da mesma forma, nobreaks podem manter aparelhos como modems e telefones IP ligados por mais tempo.

Ambientes sempre seguros

Mesmo se faltar energia, o nobreak mantém os equipamentos de segurança em funcionamento, como câmeras de CFTV, DVRs e alarmes. Assim, todo o sistema de monitoramento funciona sem interrupção. Para saber mais, acesse nossa publicação anterior: nobreak para projetos de CFTV.

Atividades em funcionamento contínuo

Além dos riscos da falta de energia elétrica para equipamentos, imagine ter uma produção interrompida ou um processo financeiro parado, devido a uma queda de energia inesperada? O nobreak mantém todos os equipamentos de alto desempenho ativos, garantindo o fluxo normal de trabalho.

 

Como o nobreak funciona

O nobreak é uma fonte de energia ininterrupta, um dispositivo que tem como principal função manter os equipamentos funcionando sem interrupção. São três funções em um só aparelho:

Proteção

O nobreak atua como protetor eletrônico. Tem dispositivos de proteção que evitam a queima dos equipamentos ligados a ele quando há picos de tensão na rede elétrica.

Estabilização da tensão

Também funciona como um estabilizador. Como o fluxo de energia da rede elétrica não é constante, as oscilações e os ruídos aos quais está sujeita podem danificar os eletroeletrônicos com o passar do tempo. Por meio de um sistema de estabilização inteligente, o nobreak é capaz de evitar essas oscilações e entregar uma energia limpa, sem variações e sem risco de prejudicar o funcionamento dos equipamentos. Para saber qual é a diferença entre um nobreak e um estabilizador, consulte o artigo nobreak e estabilizador.

Fornecimento de energia

Os nobreaks ainda têm uma bateria, que pode ser interna ou externa e permite manter os equipamentos ligados a eles em funcionamento, mesmo se faltar energia elétrica. O tempo que o nobreak mantém os equipamentos ligados varia conforme a autonomia do nobreak e a potência desses equipamentos. Para saber qual é o nobreak mais indicado para seu cenário, veja a seguir como calcular a capacidade dos nobreaks.

 

Como dimensionar a capacidade dos nobreaks

Para saber qual é o nobreak mais indicado para seu ambiente, o primeiro passo é identificar os equipamentos que estarão ligados a ele. Em seguida, você deve somar a potência real, em watts, de todos os equipamentos, para obter a potência total do cenário. Tendo conhecimento desse valor, poderá escolher o nobreak ideal para suas necessidades, sendo aconselhável que ele opere de 30% a 50% de sua potência nominal, garantindo proteção, autonomia e futuras ampliações das cargas.

A autonomia também deve ser calculada para saber o tempo que a bateria do nobreak vai fornecer energia aos equipamentos. Assim, quando faltar energia, você saberá por quanto tempo terá seus equipamentos funcionando. O jeito mais simples de fazer esse cálculo é acessando nossa página com a calculadora de autonomia para nobreaks.

 

Agora que você sabe como a crise hídrica pode impactar nosso dia a dia e viu como nobreaks são importantes, acesse nosso site e conheça os nobreaks Intelbras.

0 Comentários

Deixe um comentário