• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Sistemas fotovoltaicos híbridos: o que são e o que diz a Aneel?

Intelbras

21 de outubro 2021 às 10:10
Energia Solar

sistemas fotovoltaicos híbridos

Os sistemas fotovoltaicos híbridos são assim chamados, pois trata-se de um modelo que une características dos sistemas on grid e off grid de energia solar, no entanto, ainda não tem uso liberado no Brasil.

Existem leis e resoluções que regulamentam a utilização adequada da energia solar no país, regras e certificações necessárias para cada equipamento utilizado. Nesse sentido, uma das opções desejadas pelos usuários são os sistemas híbridos.

Neste post, vamos explicar melhor sobre o que são os sistemas fotovoltaicos híbridos, o que diz as regulamentações da Aneel sobre o seu uso e qual a principal diferença entre os modelos on grid e off grid. Continue a leitura!

O que são os sistemas fotovoltaicos híbridos?

Para explicar o que são os sistemas fotovoltaicos híbridos, é preciso entender melhor a diferença entre os modelos on grid e o off grid. Embora ambos tenham o mesmo propósito, gerar energia elétrica ao captar a luz solar através de painéis fotovoltaicos, cada um é indicado para diferentes cenários.

On grid (conectado à rede distribuidora)

O sistema fotovoltaico on grid se conecta à rede de distribuição de energia elétrica da região, esta deve autorizar a geração no imóvel e garantir que siga as especificações necessárias para a segurança.

Neste modelo, a energia solar excedente é enviada para a rede de distribuição que, em troca, oferece uma compensação de créditos de energia solar na conta de luz. Os equipamentos necessários para instalar esse modelo são:

  • Módulos fotovoltaicos;
  • Inversor;
  • Acessórios e estruturas de fixação.

Leia também: Como funciona a compensação de energia solar

Outro aspecto importante do sistema on grid é o anti-ilhamento, característica que garante a segurança dos equipamentos e do sistema. Assim, caso haja uma queda de tensão na rede elétrica, o inversor é automaticamente desligado. A função também tem o objetivo de proteger qualquer pessoa que entre em contato com o sistema. Em outras palavras, quando há falta de luz, a pessoa com sistema de geração de energia solar também fica sem luz.

Off grid (não conectado à rede distribuidora)

Por sua vez, o sistema fotovoltaico off grid é bastante recomendado para regiões isoladas e remotas que não possuem acesso à rede elétrica local. Isso porque a geração de energia solar nesse caso conta com um equipamento extra: as baterias.

No lugar das distribuidoras, são elas as responsáveis por armazenar a energia gerada e garantir que haja funcionamento da eletricidade à noite, por exemplo. Além das baterias, o modelo off grid também precisa do controlador de cargas, sendo assim os equipamentos são:

  • Módulos fotovoltaicos;
  • Controlador de cargas;
  • Inversor;
  • Baterias;
  • Acessórios e estruturas de fixação.

Os sistemas fotovoltaicos híbridos, portanto, buscam a união da melhor parte de cada um deles: a conexão com a rede de distribuição local e o armazenamento próprio de energia. Assim, na situação da falta de luz, por exemplo, a pessoa continuaria tendo luz em casa porque o sistema passaria a consumir a energia armazenada na bateria.

Parece uma boa ideia, não é mesmo? Contudo, o modelo de sistema híbrido não é autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não tem uso regulamentado no país. Quem aposta na comercialização e na compra do modelo está apenas na expectativa de uma regulamentação futura. A seguir, vamos entender melhor as questões legais.

Tire todas as suas dúvidas sobre a energia solar com o Guia do consumidor: 15 perguntas e respostas sobre energia solar!

15 perguntas e respostas sobre energia solar

O que diz a Aneel?

As regras para a energia solar no Brasil foram definidas pela Resolução Normativa 482 publicada em 2012 pela Aneel. Com ela, foram estabelecidas as condições gerais para a micro e minigeração distribuída e a compensação de energia elétrica. Entretanto, a legislação não contempla os sistemas fotovoltaicos híbridos, mas já existem deliberações para inclusão do modelo.

Pode parecer vantajoso, mas além de necessitarem de um investimento maior, quem adquire os sistemas fotovoltaicos híbridos atualmente não tem garantia que as regras aprovadas futuramente serão as mesmas em relação aos produtos comprados hoje.

Por isso, o mais indicado é escolher o melhor modelo para a sua situação e fazer um investimento com mais segurança.

Como saber qual o melhor: energia solar on grid ou off grid?

Como vimos, os sistemas fotovoltaicos on grid ou off grid são os dois modelos regulamentados no Brasil. Eles podem ser instalados em residências, comércios, empresas, postos de gasolina e até mesmo negócios móveis como food trucks podem se beneficiar da energia solar fotovoltaica.

Optar por um sistema fotovoltaico em casa é uma forma de gerar a própria energia, economizar na conta de luz, além da vantagem de ser acessível em praticamente qualquer região do país devido à alta incidência solar no território.

O uso da energia solar tem se desenvolvido cada vez mais no Brasil e o ano de 2021 quebrou recordes de geração. Resultado que reflete o crescimento gradual nos últimos 10 anos.

Escolher o modelo adequado requer uma avaliação segura, considerando as necessidades de cada projeto, inclusive os custos e o retorno do investimento. Quer saber quanto você pode economizar ao apostar em energia solar? Acesse o simulador de energia solar da Intelbras e saiba mais!

2 Comentários

  1. Josias Ribeiro Dias disse:

    Qual o procedimento para adquirir kits off grid?

Deixe um comentário