A pandemia de COVID-19 causou mudanças drásticas no mundo e desencadeou uma crise econômica que afetou diversos setores. Alguns foram mais prejudicados do que outros, mas todos tiveram que se adaptar à nova realidade e encontrar soluções para sustentar os negócios. No mercado de banda larga, o cenário é desafiador e coloca uma questão em evidência: qual o futuro dos provedores de internet? Os ISPs regionais vinham crescendo ano a ano e chegaram a superar as grandes operadoras. Agora, precisam lançar mão de estratégias para manter o ritmo.
Neste post, vamos ver como se organizar nesse momento e o que fazer para continuar crescendo. Acompanhe!
Desafios dos provedores regionais durante a crise
Os ISPs não são exceção e sofreram impactos com a crise. O isolamento social exigiu cuidados e mudanças na dinâmica de trabalho, com medidas de proteção aos colaboradores e adoção de home office. A preocupação com uma possÃvel queda de produtividade surgiu ao mesmo tempo em que a demanda por serviço e por suporte cresceu. Isso causou receio sobre o futuro dos provedores regionais, mas há também algumas oportunidades que podem ser aproveitadas.
O padrão de consumo de internet mudou na quarentena, uma vez que mais gente está trabalhando de casa e usando a rede no tempo livre. De acordo com registros das operadoras de telefonia, o aumento do consumo de banda larga nesse perÃodo foi de cerca de 40%. Clientes residenciais fizeram o upgrade dos planos e clientes corporativos estão buscando provedores regionais para ter um atendimento mais personalizado e rápido.
Portanto, o principal desafio dos provedores durante a crise é se organizar para atender essa demanda, mantendo a qualidade do serviço e do atendimento sem colocar os funcionários em risco. Além disso, é preciso encontrar estratégias para amenizar o impactos financeiros, fidelizar clientes e continuar crescendo.
Futuro dos provedores de internet: como se organizar para continuar crescendo
O pico de consumo de banda larga pegou todos os provedores de surpresa. É preciso se reinventar rápido para obter os melhores resultados possÃveis a partir dessa demanda. O futuro dos provedores de internet pode ser bastante promissor, basta se organizar para atravessar esse momento. Equipe, customização, estrutura, fornecedores e finanças são alguns pontos que merecem atenção. Confira:
Cuidados com a equipe
O primeiro ponto é assegurar que os colaboradores estejam protegidos nesse momento em que o risco de contágio ainda é alto. Para garantir a segurança dos técnicos, é preciso seguir as recomendações dos órgãos de saúde, como oferecer máscaras e álcool em gel. Além disso, o home office, horários de trabalho alternados, redução de jornada são algumas ações para proteger a saúde dos colaboradores e manter os empregos.
Preservar a qualidade do serviço
O aumento do consumo e novas ativações disparam o alerta com a qualidade do serviço prestado. É preciso ter cautela e planejar bem o crescimento para não sobrecarregar a rede. Uma boa solução é filtrar os clientes, entendendo quais os perfis e necessidades especÃficas, e fazer o direcionamento de banda. Prestar atenção nos horários de pico também é fundamental.
Contar com bons parceiros
A crise impactou o setor de logÃstica e produtos de fabricantes do exterior ficaram fora de estoque no Brasil. Para continuar crescendo e não ficar na mão, é crucial escolher parceiros de equipamentos com produção nacional de confiança. Assim, o provedor tem certeza de que terá equipamentos de qualidade, com garantia, segurança e suporte sempre que for necessário.
Investir em serviços diferenciados
Uma das formas de garantir o futuro dos provedores de internet, especialmente os regionais, é oferecer serviços customizados e diferenciados. Como estão mais próximos dos clientes, os ISPs podem oferecer serviços personalizados, de acordo com o perfil de consumo da região. Fazer pesquisas para identificar padrões de consumo é uma excelente forma de conquistar mercado. Outro diferencial é agilidade para atender solicitações e dar suporte.
Reforçar o marketing
Apostar na divulgação dos serviços para atrair novos clientes é imprescindÃvel para manter bons resultados de vendas. As redes sociais são ótimas para o marketing digital, uma forma que compensa e traz bons resultados. Mas as promoções tradicionais, como distribuição de folders e anúncios em carro de som nos bairros, também podem funcionar e atingir o público. O importante é não deixar essas táticas de lado neste momento.
Estreitar o relacionamento com clientes
Ouvir quais as dificuldades e dores dos clientes em momentos de crise é uma forma de estreitar o relacionamento e fidelizar. Um problema comum neste momento é a inadimplência. Portanto, flexibilizar o prazo de pagamento, parcelar as contas, isentar a cobrança de juros por atraso de até 10 dias são algumas medidas para manter clientes e ganhar confiança. Além disso, oferecer promoções, diversificar os serviços, garantir um bom atendimento é essencial.
Com organização, planejamento e ações estratégicas, o futuro dos provedores de internet está garantido! Se quiser saber mais dicas para melhorar a gestão do seu provedor, continue acompanhando nosso blog. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Você pode contar com a nossa parceria para oferecer o melhor aos seus clientes.
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