• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Confira 8 dicas para home office produtivo

Intelbras

31 de março 2020 às 08:03
RedesResidencial

dicas-para-home-office

Trabalhar de casa é uma possibilidade que a transformação digital e a tecnologia proporcionam. O chamado home office cresce anualmente no mundo todo e torna-se cada vez mais comum em áreas como marketing, design, tecnologia da informação, entre outras.

Um dos maiores motivos é a possibilidade de a empresa reduzir o custo fixo das operações, economizando nas estações de trabalho em itens como energia, água, mobiliário e até transporte. Além disso, o funcionário acaba exercendo sua função com muito mais motivação, foco nos resultados e gerenciando o próprio tempo.

Também cabe notar que o home office é uma saída que muitas empresas adotaram para manter as atividades e prezar pela saúde e qualidade de vida dos colaboradores durante pandemias e outras situações que ofereçam algum tipo de risco.

Existem também muitos profissionais que realizam, ou pretendem realizar, home office por conta própria. Ou seja, novos empreendedores que, ao abrir suas empresas, acabam escolhendo sua casa como escritório, mesmo que temporário.

Neste artigo, vamos dar dicas para home office. Elas vão te ajudar a organizar seu ambiente de trabalho, seu tempo, suas tarefas e, principalmente, manter a produtividade.

8 dicas para home office: como ser produtivo no trabalho remoto

1) Crie um ambiente de trabalho

Um dos grandes equívocos cometidos por profissionais no home office é não se preocupar em ter um espaço propício para realizar seu trabalho.

A criação de um ambiente específico para realização das atividades profissionais é essencial ao bom desenvolvimento destas. Bancada, cadeira, notebook, enfim, projete um espaço que, de fato, sugira que ali é uma estação de trabalho.

Se você mora com familiares ou amigos, converse com eles e deixe claro que aquele local não é de uso coletivo, ou seja, deve ser evitado pelos outros moradores.

2) Preocupe-se com sua saúde e bem-estar

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a saúde e o bem-estar. Um deles é a preocupação com a disposição dos móveis e ergonomia na hora de montar sua estação de trabalho. Opte por mobílias práticas, de fácil utilização e acesso. Dê bastante atenção à escolha da cadeira que você irá utilizar. Afinal, serão horas do seu dia sentado sobre ela.

Além disso, cerque-se de objetos e cores que lhe fazem bem. Um dos maiores benefícios do home office é justamente esse: montar um ambiente do seu jeito. Seus olhos e sua mente irão te agradecer por isso e, certamente, sua produtividade será muito maior.

3) Invista em bons equipamentos

Uma estrutura de qualidade faz muita diferença para ter eficiência no trabalho em casa. As empresas que oferecem o modelo home office precisam pensar em investir nos equipamentos que permitirão aos seus funcionários executar o seu melhor. O computador é o item essencial e básico, mas há outros aparelhos que ajudam a facilitar o trabalho e manter a qualidade da comunicação e produção, mesmo à distância.

Um dos exemplos são os equipamentos para audioconferência e videoconferência. Como as reuniões são uma constante no dia a dia de trabalho, é preciso estar preparado para elas. Assim, equipamentos que permitem a captação de som de qualidade ou a transmissão da melhor imagem irão contribuir para a otimização das reuniões de trabalho.

Para montar um home office produtivo, conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente.

4) Estabeleça horários, seu tempo é precioso

Muitos profissionais que pretendem entrar para o mundo do home office ou que já o estão praticando acabam se perdendo com a questão dos horários.

É indispensável para o bom desenvolvimento do trabalho que haja uma carga horária definida. A diferença é que você pode adaptá-la conforme as necessidades do seu dia, sem a obrigação de taxar um horário fixo e padrão, como ocorre em grande parte das empresas.

A definição de uma carga horária permite que o seu tempo seja utilizado corretamente, tornando possível o alcance das metas e fazendo com que sua produtividade aumente.

5) Elimine distrações

Entenda quais são as suas maiores fontes de distração. Quando você está trabalhando remotamente, é mais fácil perder o foco. Então, pode ser uma boa ideia desativar as notificações ou deixar o celular no silencioso. Não deixe a TV ligada. E, se tiver familiares em casa, converse com eles para que respeitem seu horário de trabalho e não interrompam a todo momento.

Mantenha o foco e deixe as distrações para os momentos de pausa. Aliás…

6) Faça pausas

É importante parar para descansar um pouco. Quando trabalhamos por muito tempo seguido, a concentração tem uma queda, e isso pode até prejudicar a produtividade – além de não ser muito saudável.

Ao contrário do escritório, onde sempre há a troca de ideias com os colegas e o momento do cafezinho, em casa pode acontecer de não ter estímulos para sair da frente do computador. Então, lembre de levantar de vez em quando, fazer um alongamento e tomar um ar na janela.

Se você tiver dificuldade, a técnica Pomodoro pode ajudar.

7) Defina metas e objetivos diários

Trabalhar em casa exige muito foco e dedicação. Para tornar sua rotina mais produtiva e alcançar grandes objetivos a médio e longo prazo, é interessante criar pequenas metas diárias. Dessa forma, você consegue otimizar seu dia, sabendo que, ao final dele, precisa concretizar um determinado número de afazeres.

Essa organização diária fará com que no final do mês e, posteriormente, do ano, tudo aquilo que você estabeleceu como meta seja cumprido com rigor e de forma tranquila.

8) Desligue

Quando finalizar seu expediente, desligue tudo! Isso não só colabora para preservar a vida útil dos seus equipamentos, mas também sinaliza para sua mente que ela pode relaxar. “Vá embora”, mesmo que seu escritório seja sua casa. Isso ajuda separar bem as coisas e respeitar seu tempo de lazer e descanso.

Gostou das dicas para home office? Se tiver alguma outra para compartilhar, deixe nos comentários! Continue acompanhando nosso blog e acesse nossa loja virtual para conhecer tecnologias que ajudam a facilitar e otimizar seu trabalho!

4 Comentários

  1. Francisco Paulo paixão disse:

    Ja conheço os produtos intelbras e gostaria de trabalhar na área de vendas

  2. Rubia disse:

    Após as ultimas atualizações apple todo o meu sistema deixou de funcionar, uma hora soa a sirene, outra não, dispara sozinho, está totalmente desequilibrado, e são top de linha… fica aqui meu protesto pelo que venho passando, fui assaltada e sou uma traumatizada, investir na Intelbras foi rasgar dinheiro. E sem comentários para seu técnico que testou a centrar e quebrou…
    NÃO RECOMENDO, MUITO FRÁGIL, E não é compatível com o avanço tecnológico do mercado. Péssima experiencia.

Deixe um comentário