• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Desvendando mitos: instalar CFTV IP é mais fácil do que você imagina

Intelbras

21 de fevereiro 2020 às 01:02
Instaladores

instalar cftv ip

Instalar CFTV IP é fácil? Essa é a dúvida de grande parte dos instaladores. O que é bastante natural, pois o analógico ainda predomina entre as tecnologias da área. Aliás, até hoje é mantido como primeira opção. Porém, também sabemos que IP faz parte de nosso presente e tem perspectivas de crescimento para o futuro. O que não significa que seja algo fora da realidade, mas que trará certamente mais benefícios para os profissionais e clientes.

Como o analógico é tão presente, acabou se tornando a especialidade de muitos instaladores. Há profissionais que conhecem e utilizam a tecnologia há mais de 10 anos. Ou seja, dominam completamente a instalação analógica e, por enquanto, conseguem se manter apenas replicando o conhecimento prático e teórico que possuem.

As vantagens do IP são bastante atrativas: fácil de instalar (sim, não é tão difícil quanto pode parecer!) em relação à tecnologia POE, permite a instalação de câmeras com apenas um cabo. No analógico, os profissionais sabem que precisam de muito mais do que um único cabo. O IP é bem mais eficiente em evitar ruídos e interferências. É como a televisão digital e a analógica: na primeira, não há entraves; mas na segunda pode haver ruídos e chiados. São pontos positivos para o instalador e para o cliente final.

Então, por que existe o mito de que instalar CFTV IP é tão difícil? Primeiro, por conta do ponto que citamos anteriormente. Como muitos profissionais estão bastante familiarizados com o analógico, é usual sentir um certo receio do que é novo. Porém, nem sempre tecnologias diferentes são mais complexas. É o que acontece sobre instalar CFTV IP. Pelo contrário do que muitos podem pensar, não há nada tão difícil. O IP é tão simples quanto o analógico.

Quais as características da instalação CFTV IP?

Instalar CFTV IP é tão descomplicado que, certamente, se apresentadas as duas formas para um leigo, grande parte achará mais fácil o IP. O IP ainda consegue uma super resolução, ultrapassando o 4K. Por isso, não somente simples, o CFTV IP irá oferecer uma capacidade de captação e exibição de imagens com uma qualidade bem superior. O que une duas características muito atrativas para os instaladores: simplicidade e qualidade.

A tendência é que a super resolução se torna cada vez mais um commodity, o que o profissional consegue ao instalar CFTV IP. A flexibilidade é mais um ponto a ser destacado. Não só é fácil instalar CFTV IP, como existe uma possibilidade de expansão bem mais simples, por conta da infraestrutura e da própria implementação da tecnologia.

Se instalar CFTV IP junto com a utilização de rádio outdoor, é possível uma câmera ultrapassar tranquilamente a marca de 5 km a contar de sua base. No analógico ainda existe essa limitação, são necessários 5 km de cabos. Já no IP, consegue-se implementar um rádio em cada ponta e realizar um enlace Wi-Fi.

Nem sempre o analógico é o que mais vale a pena. O instalador e o cliente devem avaliar o tempo de instalação de cada um, a mão de obra que precisará ser utilizada e a durabilidade da tecnologia implementada. É necessário avaliar todos os itens para decidir uma solução mais adequada: preço do produto, da mão de obra e também do valor gasto pelo tempo de instalação. Como instalar CFTV IP acaba sendo mais simples, a agilidade pode gerar economia para o profissional.

Para visualizar a economia gerada com CFTV IP, basta associar as características de flexibilidade de expansão e combinação com outras tecnologias, como rádio, que permitem chegar até distâncias maiores ou ultrapassar obstáculos, como os cabos de um elevador.

No analógico, como a tecnologia é baseada em cabeamento, dependendo da situação, o tempo e o material gastos são bem maiores. Com mais agilidade, o instalador ganha horas extras para ir até outro cliente e contabilizar um serviço a mais no final do dia, por exemplo.

Como se dá a evolução da tecnologia de câmeras de segurança?

O mercado de câmeras de segurança pode ser comparado com a evolução da iluminação. Explicando melhor, antes havia a lâmpada incandescente, depois a fluorescente e agora, a tecnologia LED. Todas foram evoluindo em diversas características, gerando mais facilidades e benefícios. Atualmente, a LED é considerada uma das melhores por gerar maior economia. Neste caso, temos também a evolução do analógico, para MultiHD e CFTV IP.

As mudanças no mercado de câmeras de segurança faz com que os instaladores precisem se atualizar constantemente. Porém, não é preciso ficar preocupado, instalar CFTV IP, como explicamos, não é nenhuma dor de cabeça. Estar a par da tecnologia IP permitirá que o profissional não tenha restrições, ou seja, ele poderá participar de todos os tipos de instalação. Permitirá ao instalador estar preparado para a evolução do mercado, sem ficar para trás.

Se um cliente precisar de inteligência de vídeo em todos os canais, como a proporcionada pelo CFTV IP, o instalador analógico não considera atender a demanda. Ficar para trás significa perder clientes. O que nunca é um bom indicativo para o negócio. Se não souber como instalar CFTV IP, deixará de pegar projetos ou terá que terceirizar.

Quer saber mais sobre como instalar CFTV IP? Deixe as suas dúvidas e sugestões em nossos comentários!

2 Comentários

  1. Gostaria de receber um vídeo de quais materiais precisaria para instalar duas ou três câmeras IP e também analógico, mostrando como se instalar desde a a instalação da câmera até a configuração final das imagens disse:

    Gostaria de receber um vídeo de quais materiais precisaria para instalar duas ou três câmeras IP, mostrando como se instalar a câmera até a configuração final das imagens entre dvr cabos e câmeras

    • Intelbras disse:

      Olá! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

Deixe um comentário