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Como um gestor de provedores pode aprofundar seus conhecimentos como fornecedor de serviços ISP?

Intelbras

30 de dezembro 2019 às 10:12
Provedores

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Para consolidar-se no mercado como fornecedores de serviços ISP, gestores de provedores estão sentindo a necessidade de inovar. No entanto, transformações tão profundas em um mercado que já tinha um modo de ser próprio costumam causar desorientação. Investimentos equivocados, oferta de serviços que não se encaixam com o perfil do cliente e, até mesmo, mudanças de tecnologia sem o devido planejamento são apenas alguns exemplos de equívocos que podem ocorrer.

O ponto em comum na maioria dos erros é a falta de conhecimento. Para aumentar as chances de acerto, é necessário entender as particularidades do mercado para saber as reais necessidades do cliente. Mais do que isso, conhecer as possibilidades que a tecnologia oferece e saber projetar demandas para um futuro próximo é chave para o sucesso.

Fornecedores de serviços de ISP: destaque-se da concorrência

Esse é o momento certo para que os fornecedores de serviços ISP busquem conhecimento aprofundado e invistam em novas soluções. É interessante notar como a internet das coisas ganha espaço e, cada vez mais, dispositivos tornam-se conectados à rede. Consequentemente, a demanda por qualidade na prestação do serviço aumenta.

Não se antecipar às tendências pode significar o declínio do negócio ou mesmo seu fim. Porém, desesperar-se fazendo investimentos equivocados também não é uma boa ideia. Para evitar cair em ciladas, a seguir, separamos 4 dicas que vão orientar os fornecedores de serviços ISP. No entanto, é fundamental lembrar que é preciso, acima de tudo, conhecer a realidade na qual sua empresa está inserida.

1) Diversifique o portfólio

A expansão de rede de fibra óptica abre um amplo leque de possibilidades de prestação de serviços, que antes não eram possíveis com as redes tradicionais. Explore isso. Muitas pessoas têm procurado instalar câmeras internas em suas residências com o objetivo de checar o que ocorre no ambiente na ausência da família. Isso serve para monitorar pets, crianças com babá, idosos com cuidador, além de ser um dispositivo de segurança contra invasores. No entanto, essas câmeras possuem um chip integrado e, caso o ladrão esteja atento a isso, pode levar a câmera e as imagens não ficam armazenadas.

Provedores que estão diversificando seus portfólios como fornecedores de serviços ISP podem instalar essas mesmas câmeras, mas armazenam as imagens no NVR do provedor. Para o cliente, no dia a dia, o serviço é o mesmo — o cliente acessa o conteúdo em tempo real pelo celular ou no computador de onde estiver. Porém, caso queira ter acesso às imagens armazenadas, precisa solicitar ao provedor.

Para o provedor, é extremamente vantajoso, já que a rede é local e não há custo na transmissão de dados. Além disso, a instalação do equipamento é rápida, fácil e a manutenção é quase zero.

Aqui é fundamental lembrar que o provedor não tem responsabilidade pela segurança do cliente. A cessão de imagens torna-se apenas uma consequência de um outro serviço que está sendo prestado. Uma ideia é fazer parcerias com empresas de segurança para, aí sim, oferecer um serviço de segurança patrimonial.

2) Atente-se para as questões contratuais

Ao oferecer novas soluções como fornecedores de serviços ISP, provedores precisam estudar novas questões contratuais. A privacidade de imagens, por exemplo, é um ponto que obrigatoriamente deve constar no contrato e ser rigorosamente cumprido.

Outro ponto é o não comprometimento com a segurança patrimonial, que só deve ser uma obrigação quando existe uma parceria com uma empresa que preste esse tipo de serviço. Caso contrário, existe o risco de haver impasses relacionados a esse tema.

Além disso, cláusulas específicas sobre a privacidade de imagens podem deixar o cliente mais tranquilo, uma vez que as câmeras ficarão dentro de casa, e não fora dela. A proposta é que apenas a própria pessoa possa ver o que está acontecendo nas imagens e a operadora só tenha acesso quando solicitada.

3) Estude a concorrência

Qualquer negócio, quando ampliado ou diversificado, precisa passar por um novo estudo de mercado e concorrência. Além do número de clientes, faixa etária, potencial de poder aquisitivo e serviços que a concorrência oferece, é preciso ter uma boa noção sobre o perfil de compra dessas pessoas.

Para dar um exemplo específico sobre isso, pode ser que na região desejada para sua empresa, o marketing para câmeras pet não faça sentido, já que poucas pessoas têm cachorro dentro de casa. Em contrapartida, é possível que nessa mesma região muitos clientes tenham idosos sendo cuidados em casa e queiram saber o que acontece enquanto estão fora.

4) Diversificando o tipo de cliente

Os consumidores finais e pequenas empresas são conhecidos dos fornecedores de serviços ISP. Mas você já parou para pensar em outros tipos de prestação de serviço como prefeituras, condomínios e até promotores de eventos? São nichos interessantes de atuação.

Cidades digitais estão ficando cada vez mais comuns e a demanda de prefeituras por serviços como esse vão aumentar. Interligar redes de prefeitura, escolas, unidades de saúde, câmeras de vigilância e outros serviços é uma grande oportunidade que pode gerar um incremento de renda importante para o provedor.

Outro exemplo são grandes condomínios que queiram ofertar ao mesmo tempo segurança, serviço de internet de qualidade, TV, telefonia e interfonia. Prestar um serviço dedicado, além de lucrativo para a operadora, é vantajoso para o condomínio — já que terá qualidade superior e possibilidade de ter múltiplos serviços em um só.

No caso dos eventos, pode-se oferecer a oferta de internet para casos pontuais em palestras ou shows. É possível também oferecer serviços para prefeituras, em grandes festas locais, e até com serviço de monitoramento por câmeras de segurança eletrônica.

O fato é que, conhecendo bem o mercado, as possibilidades são maiores do que se imagina. Por isso, estude a realidade específica da sua região e conte com a Intelbras para desenvolver soluções.

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