O mercado de provedores de internet é bastante concorrido no Brasil. A disputa acirrada por clientes faz com que as empresas tenham que reduzir custos, otimizar a operação, agilizar processos e reinventar-se para superar os concorrentes. E, para isso, terceirizar serviço no provedor é uma das soluções mais buscadas por ISPs de todo o paÃs. Mas quais são as oportunidades que a terceirização pode trazer para o seu provedor? Continue a leitura e descubra!
Redução de custos
A primeira e principal vantagem em terceirizar serviços no provedor é a redução de custos. Essa realidade é especialmente importante para empresas de menor porte, uma vez que, em muitos casos, sai mais barato contratar parceiros do que treinar sua própria equipe interna.
Assim, a empresa que oferece determinado serviço terceirizado supervisiona a contratação, o treinamento e o gerenciamento da equipe, garantindo a execução das operações diárias pelas quais foi contratada.
A redução de custos gerada pela terceirização permite economizar com encargos trabalhistas, investimentos em infraestrutura e manutenção, além de reduzir gastos fixos, como energia elétrica e água. Isso só é possÃvel pois é a empresa prestadora de serviços que maneja seus próprios recursos, diluindo-os entre seus diversos clientes.
Outra vantagem importante diz respeito às certificações dos técnicos da empresa. Quando o provedor terceiriza serviços, cabe ao subcontratado a responsabilidade de manter seus colaboradores capacitados e atualizados, permitindo ao provedor economizar no pagamento de cursos de certificação e treinamentos.
Melhoria nos serviços
Interrupções ou oscilações de serviço são problemas comuns enfrentados por provedores de internet. Ao terceirizar serviço no provedor, esse risco é reduzido consideravelmente, uma vez que a companhia parceira é capacitada para oferecer medidas que garantam a continuidade dos serviços. É o que pode ser feito, por exemplo, com toda a parte relativa à configuração.
A contratação de equipes externas pode ser utilizada em ações de expansão e complementação da rede existente, incumbindo a empresa terceirizada da realização dos trabalhos relacionados, por exemplo, a infraestrutura de rua de rádio e fibra óptica.
Vale apontar, porém, que, em casos especÃficos, pode ser necessário que o provedor invista no treinamento da equipe terceirizada, garantindo a padronização dos processos e eliminando vÃcios.
Desse modo, terceirizar serviço no provedor permite que a empresa seja gerenciada de forma mais eficiente e, assim, que seus clientes tenham um atendimento mais ágil e eficaz. Como resultado, reduz-se a taxa de churn e os Ãndices de insatisfação.
Aumento de competitividade
Terceirizar serviço no provedor pode ajudar a tornar a atuação da empresa mais flexÃvel, fazendo com que o ISP se adapte à s mudanças e desafios do mercado, ao mesmo tempo em que garante melhorias na qualidade do serviço prestado e nos diferenciais competitivos importantes.
É o que acontece, por exemplo, na oferta de serviços adicionais, como monitoramento e segurança residencial e corporativa. O provedor pode diversificar seu portfólio oferecendo esse tipo de solução e contratar uma empresa terceirizada para colocá-lo em prática.
Outro exemplo de terceirização de serviço que pode trazer uma grande vantagem para o seu negócio é o atendimento ao cliente com call center ou chatbot. Hoje o consumidor exige que seja atendido 24/7, ou seja, que exista uma estrutura com total disponibilidade para resolver qualquer problema, como falta de acesso, instabilidade, dúvidas gerais, etc.
É bem mais viável contar com uma empresa especializada que ofereça esse tipo de serviço do que começar do zero uma operação dessa natureza. Prestar um atendimento de excelência, na hora que o cliente precisa, é um diferencial competitivo bastante consistente.
Conclusão
Você já cogitou terceirizar serviço no provedor? Quais outras oportunidades você gostaria de destacar? Compartilhe conosco suas experiências e deixe-nos um comentário! Não se esqueça de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro das novidades e de conferir outros conteúdos exclusivos sobre provedores.
0 Comentários