A plena expansão do mercado de internet representa uma grande oportunidade para empreendedores do ramo, especialmente provedores. É visÃvel o aumento no número de projetos com base tecnológica, uma tendência puxada pelo rápido crescimento das startups.
O aumento exponencial do mercado de internet é uma oportunidade para provedores regionais, pois existe larga demanda em crescimento nas cidades do interior. A ampliação da procura por mais e melhores conexões de internet é puxada pela tendência do desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
A elevação no consumo de banda larga determina que os provedores precisam ficar de olho nas tendências e garantir não somente a conquista de novos clientes como também a retenção desses consumidores em sua carteira.
Provedores regionais e suas tendências para o mercado de internet
Conforme mencionado anteriormente, o crescimento da demanda por conexões de internet é uma grande oportunidade para os provedores de internet regionais. Mas, quais são os motivos da sua relevância para o mercado?
Os provedores regionais estão ocupando uma fatia interessante do mercado. Sua contribuição é o resultado da demanda crescente de conexões à internet nas áreas mais distantes, que não são atendidas pelas grandes fornecedoras nacionais.
Embora as empresas regionais tenham alcançado uma ótima presença de mercado, a verdade é que elas enfrentam uma série de desafios, sendo o principal deles levar a conexão de internet para as áreas mais distantes do paÃs. Uma boa notÃcia é que os ISPs estão obtendo destaque nesse quesito.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, as prestadoras de pequeno porte já ocupam 20% do market share do serviço de banda larga fixa no Brasil.
As empresas provedoras regionais têm obtido destaque no crescimento das conexões. Assim, não há como fugir de um consequente aumento na concorrência.
Como resultado da maior competitividade, as empresas têm procurado obter diferenciação através do oferecimento de complementos para os serviços, da melhora do serviço já prestado, otimização do atendimento ao cliente, entre outras soluções como expansão da fibra óptica e aplicação da internet das coisas.
A conectividade de objetos é uma das principais tendências
A Internet das Coisas é um conceito que segue em alta como uma tendência de mercado. Para estar alinhado a essa ideia, é preciso preparar as casas e as empresas para aproveitar o que elas oferecem de melhor. Sem dúvidas, uma das principais providências de pessoas fÃsicas e jurÃdicas é contratar um provedor e ter uma boa conexão de internet. Ao preparar os ambientes para a adoção de equipamentos mais interativos e digitais, a troca de informação ocorre de forma mais rápida e os clientes podem usufruir dos principais benefÃcios do mundo digital. Além da IoT, podemos citar outras tendências de mercado de internet, como veremos a seguir.
4 Tendências de mercado de internet
Felizmente, o número de usuários de internet tem crescido ao longo dos últimos anos. Isso faz com que possamos detectar algumas tendências promissoras.
1. Potencialização do mercado de jogos
Assim como a contratação de serviço de internet banda larga tem crescido, o mercado de jogos tem acompanhado tal comportamento. No Brasil, o número de gamers deve saltar de 66,3 milhões em 2017 para 79,8 milhões em 2019. A movimentação financeira que essa atividade envolve deve subiu de US$ 1,3 bilhão em 2017 para US$ 1,5 bilhão em 2018. Somos lÃderes na América Latina nesse quesito. Esses dados são da Newzoo – uma empresa lÃder no levantamento e análise de dados sobre videogames e esportes eletrônicos – e foram divulgados no site da Exame.com.
2. Elevação no número de transações e tráfego
O aumento da velocidade é indispensável para que o aumento do tráfego e das transações acompanhe o desenvolvimento tecnológico. Assim, a tendência de aumento do número de negócios feitos através da web deve estar de acordo com o melhoramento na sua velocidade e qualidade.
No Brasil, a velocidade média da internet banda larga aumentou 47% entre janeiro e junho de 2018. Esse dado foi divulgado pela nPerf, um site que testa a velocidade de conexão à internet.
3. Crescimento do setor mobile
O celular já é a principal plataforma de acesso à internet no Brasil. Espera-se que até 2020, o tráfego oriundo de aparelhos móveis ultrapasse o relativo aos computadores em todo o mundo. Há expectativa de que o uso de equipamentos móveis registrem um tráfego IP de 66%, aproximadamente.
4. Armazenamento na nuvem
Tudo indica que o armazenamento em nuvem continuará forte nos próximos anos. As tecnologias de cloud storage, como o Google Drive, OneDrive ou DropBox evoluem constantemente. Isso estimula que os usuários residenciais e empresariais continuem vendo esta alternativa de armazenamento com bons olhos. Um fato que potencializa o uso do cloud storage é a facilidade de ter os documentos sempre disponÃveis. Assim, fazendo uso de tais softwares, as pessoas podem obter as informações armazenadas em qualquer hora e local, desde que tenham acesso à internet.
As tendências são muitas e precisam ser consideradas, principalmente se o objetivo é manter uma boa competitividade no mercado da internet. Acesse os outros posts feitos especialmente para provedores no nosso blog e fique por dentro das novidades em negócios relativos à internet.
Muito boa a matéria! Orienta tanto aqueles quem trabalham com fornecimento de serviços de internet quanto os que buscam se informar sobre o assunto para diversos fins. Show de artigo.
Muito obrigado pelo seu feedback Edson. Aproveite o nosso Blog!