Os principais conflitos em condomÃnios podem ser resumidos em cinco palavras que coincidentemente começam com a letra C. SÃndicos e especialistas em direito imobiliário constatam que cano, cachorro, criança, carro e calote representam grande parte das multas geradas para os condôminos. Vamos ver em detalhes quais são esses “Cs”.
Cano
Vazamentos são motivos de grande dor de cabeça para o sÃndico. Em edifÃcios mais antigos, o encanamento apresenta falhas que demoram a ser percebidas. Para não ter esse tipo de problema, o sÃndico deve ficar atento aos prazos de manutenção preventiva e evitar gastos extraordinários para o condomÃnio. Mas a responsabilidade do administrador de atuar na prevenção e reparação de encanamentos se restringe à s áreas comuns do prédio. Quando o vazamento está restrito ao apartamento, então é dever do condômino providenciar o conserto.
Cachorro
A presença de animais domésticos no condomÃnio, de forma geral, costuma render polêmicas e os cães são campeões. As maiores reclamações dos condôminos são referentes ao barulho de latidos, à sujeira e ao risco à segurança. Como nem sempre é possÃvel contar com o bom senso dos moradores, uma saÃda para o sÃndico é garantir que o regimento interno seja bem detalhado sobre esse tópico. Alguns exemplos que podemos citar são as regras: para uso do elevador, para entrada na garagem, para circulação em áreas comuns, com relação ao uso ou não de guia e coleira etc. Em caso de descumprimento das regras estabelecidas, o condômino responsável pelo animal poderá sofrer as penalidades previstas. Nesse contexto, a instalação de câmeras de segurança em áreas comuns poderá ajudar a identificar os moradores que não estejam seguindo as regras com os seus animais ou até mesmo coibir o seu descumprimento.
Criança
Tocar campainha em todos os apartamentos, correria pelas escadarias, elevadores que param em todos os andares, skates e bicicletas em áreas inadequadas. Quem nunca presenciou traquinagens das crianças? A instalação de câmeras de monitoramento nas áreas comuns do condomÃnio ajuda a garantir que essas situações não aconteçam. Outra vantagem é contribuir na identificação dos autores das travessuras. Os pais ou responsáveis devem ser comunicados e notificados. As crianças precisam de espaço para gastar energia. Uma sugestão é criar espaços de lazer infantil no condomÃnio, mesmo que sejam salas adaptadas. Brinquedotecas ou sala de jogos são simples de implantar. Outra dica é criar a figura do sÃndico mirim, o que traz um senso de responsabilidade e cooperação aos pequenos.
Carro
O mercado de veÃculos SUV tem crescido no Brasil. Mas o tamanho das garagens dos edifÃcios não acompanhou a área maior que esses veÃculos ocupam. Arranhões na lataria e dificuldades de estacionar na vaga correta estão crescendo na mesma proporção do aumento das vendas desses utilitários-esportivos. Sobra para o sÃndico arbitrar esses e outros conflitos em condomÃnios relacionados aos carros. Entre as opções de solução, podemos citar a contratação de manobristas, terceirização do estacionamento ou redesenho das vagas na garagem. A instalação de câmeras de monitoramento nesse ambiente também ajuda a identificar autores de danos aos veÃculos, registram atitudes antissociais de condôminos e reforçam a segurança contra roubos e furtos.
Calote
É considerado inadimplente o condômino que deixou de pagar sua taxa condominial no primeiro dia após o vencimento do boleto. Mas é praxe que os sÃndicos considerem atraso somente após o segundo mês de falta de pagamento. De qualquer forma, o calote é um problema que impacta todos os demais condôminos, pois afeta o caixa do condomÃnio e é uma situação difÃcil de lidar. O inadimplente pode estar passando por uma dificuldade momentânea, como perda do emprego. O Código Civil determina multa de 2% e juros de até 1% ao mês para os valores atrasados. O percentual mensal pode variar conforme definição da convenção condominial. Com a atualização do Código de Processo Civil, em 2016, as regras para cobrança ficaram mais duras, o que facilitou a vida do sÃndico e reduziu a inadimplência.
Conflitos em condomÃnios: quando e como multar?
Como administrador do edifÃcio, o sÃndico é a figura responsável por mediar conflitos em condomÃnios e buscar soluções que sejam satisfatórias para todas as partes. A legislação prevê instrumentos que apoiam o sÃndico para resolver essas questões.
A advertência é o primeiro passo para alertar o condômino sobre alguma infração cometida. Caso o morador persista no erro mais de uma vez, então é hora de aplicar a multa.
Os critérios para multas e as formas de cobrança estão definidas na convenção condominial e no regimento interno. Os princÃpios básicos sobre direitos e deveres dos condôminos estão previstos no Código Civil, mas cabe a cada condomÃnio detalhar suas próprias regras.
O valor máximo para a cobrança de multa é de 10 vezes a taxa mensal paga pelos condôminos. Isso está previsto na legislação. Mas é importante lembrar que o condômino pode entrar com uma ação judicial e recorrer da decisão da multa, caso discorde de suas razões.
Conclusão
Existem outras situações que também geram conflitos em condomÃnios e tiram o sono do sÃndico. São situações como barulhos excessivos, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, consumo de cigarro e substâncias ilÃcitas, uso do apartamento como escritório (o que aumenta o fluxo de pessoas estranhas ao condomÃnio), entre outros.
A Intelbras consegue ajudar a identificar e minimizar alguns desses problemas com soluções como câmeras de monitoramento, controle de acesso, sensores, entre outros. Quer saber mais sobre algum desses e outros temas? Comente aqui e sugira um assunto para o blog!
PARABENS BELA MATERIA, BEM UTIL PARA APLICAR EM CONDOMINIOS
Obrigada pelo feedback Valdir!
Informações de qualidade! Muito importante falar sobre esse assunto. Melhor seria se os moradores tivessem um pouco mais de consciência
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