• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Diferença: central de alarme monitorada × não monitorada

Intelbras

17 de julho 2018 às 10:07
ResidencialSegurança

intelbras - central de alarme monitorada

Ao projetar um sistema de segurança eletrônica em casa, no condomínio ou na empresa, é preciso considerar a instalação das centrais de alarme. Estes equipamentos são fundamentais pois são considerados o primeiro produto voltado para a segurança de uma residência. Mas antes de escolher o equipamento, você precisa saber qual sistema aplicar e o mais indicado para o seu projeto, como uma central de alarme monitorada ou uma não-monitorada.

Ambas são compostas por sensores de variados tipos que emitem sinais quando detectam alguma ocorrência suspeita. Mas há algumas funcionalidades distintas entre elas, e entendê-las vai tornar a sua escolha mais assertiva.

Saiba mais sobre as especificidades de cada equipamento no texto e escolha a que melhor atende o seu projeto.

Central de alarme não monitorada

Com uma central de alarme não-monitorada, você mesmo é responsável pela segurança do seu sistema. Ao ser acionada por sensores, no caso de sabotagem ou invasão, a central emite um alerta. Porém, é o proprietário quem fica responsável pela verificação do aviso e poderá tomar as devidas providências, como chamar a polícia, por exemplo.

Para quem não quer contratar um serviço de monitoramento, em que será preciso pagar uma mensalidade, a central não-monitorada é a melhor opção. Nesse caso, basta configurar o equipamento para disparar os alertas nos números de telefone cadastrados.

Além disso, as centrais de alarme não monitoradas podem ser controladas à distância pelo comando por tons de duas frequências (Dual-Tone Multi-Frequency ou DTMF) utilizados na discagem dos telefones mais modernos. Com este comando, as centrais podem ser armadas e desarmadas diretamente no painel. É uma solução ideal para proteção patrimonial e pessoal de baixo investimento e alto desempenho.

Central de alarme monitorada

Vale novamente destacar que a central de alarme é o item que precisa de mais atenção na escolha do seu sistema de segurança, pois ela funciona como uma “central de inteligência”. Ele reúne as informações passadas por todos os recursos nela embutidos, e executa programação do seu sistema de segurança. Ou seja, este equipamento é o núcleo do seu conjunto de dispositivos.

O grande diferencial deste produto, em termos de eficácia, é o monitoramento 24h. Com este modelo, a segurança pode ser compartilhada com uma empresa terceirizada que acompanha os registros do sistema de alarme.

Basicamente, um alarme monitorado possui sensores que detectam a suspeita de invasão: uma sirene que faz barulho para chamar a atenção, um painel que aciona a sirene e envia os sinais para a central de monitoramento, além do meio de comunicação (linha telefônica, Ethernet ou GPRS) para transmitir os sinais gerados pelo painel ao dono do imóvel e à empresa de monitoramento contratada. A vantagem de se ter três maneiras de contato é que, se uma delas for interrompida pelo invasor, as outras duas garantem o envio/disparo do alerta.

Isso significa que, quando a central é acionada, um alerta é enviado para a empresa de segurança, que é responsável pelo monitoramento assistido e pela verificação de qualquer sinal de alerta no local. Quando isso ocorre, a empresa faz contato e envia profissionais especializados para averiguação. Esta é uma solução extremamente eficaz para proteger o seu imóvel.

Além do compartilhamento por tempo integral com a empresa de segurança, o usuário pode, por meio de um aplicativo instalado em um celular, visualizar o status da central e receber notificações atualizadas sobre os eventos, ativar/desativar o alarme, e ter acesso ao relatório de “problemas/sirene”, como por exemplo, falta de bateria, além de ativar o disparo de alarme via app no caso de coação (função Pânico).

Com o mesmo aplicativo ainda é possível programar o alarme apenas com o smartphone, sem a necessidade de códigos de programação e manual de produto, além de acionar dispositivos de maneira remota, como lâmpadas, portões, ar condicionado de qualquer lugar que o usuário estiver.

Vantagens da central de alarme monitorada

Ao optar por uma central de alarme monitorada, que são equipamentos mais completos, você terá benefícios como:

  • Monitoramento 24h por dia;
  • Equipe de apoio para ir até o local do disparo;
  • Ligar automaticamente para um ou vários números de telefone previamente programados. O aviso pode ser sonoro (discado por sinal) ou por uma mensagem de voz (discado por voz);
  • Módulo Ethernet (para transferência de dados via internet) para avisar do disparo, aumentando a segurança no caso de perda da linha telefônica;
  • Módulo GPRS (para transferência de dados nas redes GSM) para aumentar a segurança em caso de perda de linha telefônica e da internet, transmitindo o disparo para a central de monitoramento por dados;
  • Divisão de setores para identificação do local exato da invasão;
  • Controle via aplicativo para smartphone com diversos recursos, como por exemplo armar e desarmar a central de alarme pelo celular.

Independente do tipo de equipamento escolhido, há uma questão importante para lembrar: a instalação dos sensores e da central de alarme exige conhecimento específico de um instalador profissional. É ele quem irá considerar elementos como altura de instalação, forma de detecção e ajustes, entre outros. A consequência da má instalação pode ser uma frequência de disparos falsos, indesejados, ou ainda o comportamento imprevisível dos equipamentos de alarme, afetando a segurança ou causando inconvenientes.

Para mais informações sobre as centrais de alarme acompanhe as atualizações do blog da Intelbras ou acesse a página dos produtos. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.

30 Comentários

  1. FERNANDO TAVIAN disse:

    Quanto custa o monitoramento?

  2. Anderson Goldiano disse:

    Boa noite, gostaria de saber a data de lançamento do APP Guardian ??? Fiquei interessado nos produtos pela comodidade dele.

    • Intelbras disse:

      Olá Anderson, o App Guardian já esta em desenvolvimento final, e me breve será lançando e estará disponível para vocês. Caso tenha outras dúvidas ficamos sempre à disposição!

  3. Ildeu disse:

    Boa noite. O intelbras Guardian já está disponivel? Como faço para adquirí~lo?
    Obrigado.

    • Intelbras disse:

      Olá, Ildeu. Ele já esta disponível sim, apenas para Android na loja do Google você pode baixar o App por la. Outras dúvidas estamos à disposição!

  4. Wallace Marins disse:

    Boa noite, estou interessado em instalar um sistema de segurança na minha residência composto de: uma boa central de alarme não monitorada que funcione com o sensor sem fio Sensor Intelbras IVP 3000 PET Infravermelho Passivo Função PET 35Kg, também gostaria de que a referida central funcionasse com a tecnologia GSM, bem como enviasse sms;
    Gostaria de que me sugerissem um stand alone para insetalar com câmeras full hd. Desde já agradeço.

    • Intelbras disse:

      Olá Wallace, vamos te orientar sim é claro, encaminhamos a sua dúvida para a nossa equipe técnica, e em breve vamos te ajudar pelo e-mail. Grande abraço!

  5. Ricardo disse:

    Posso usar uma Central Alarme Monitorada em casa e não ativar monitoramento de empresa. Compraria apenas por causa do modelo que possui mais recursos (SMART) que o ANM mas não precisaria pagar mensalidade e assim usar normalmente como uma ANM?

    • Intelbras disse:

      Oi Ricardo. Sim, pode sem problema, não é necessário monitorar a central. É opcional. Mais dúvidas ligue para a nossa equipe técnica vamos te ajudar. Ficamos à disposição!

  6. Djalma Andrade disse:

    Prezados, tenho instalado em meu escritorio um módulo ANM 3004 ST. Posso trocar por um 2018-E, só o módulo mantendo todos os acessórios do sistema que já tenho?

  7. Intelbras disse:

    Oi Djalma. Tudo bem? Enviamos a sua dúvida para a equipe de suporte avaliar. Em breve você receberá as orientações pelo e-mail.

  8. aurelio germano disse:

    Tenho uma central na minha casa q nao eh intelbras…quero trocala por uma intelbras,,,tenho 10 sensores com fio e quero ter acesso pelo celular,,,,qual vc m indicaria …vi que a amt 2018 tem alguns modelos…qual vc m indicaria????

    • Intelbras disse:

      Olá Aurelio, já encaminhamos a sua dúvida para a nossa equipe de suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo seu e-mail. Abraços!

  9. Daniel S. Ribeiro disse:

    Gostaria de saber se tem alguma central que posso colocar sensores sem fio e com fio (sistema misto)?

    • Intelbras disse:

      Oi Daniel, todos os modelos de centrais que comercializamos atualmente têm esta opção, o que você pode usar são os sensores com e sem fio em uma mesma central. Caso queira saber mais entre em contato com a nossa equipe técnica. Abraços!

  10. Gonzalo disse:

    Olá
    Gostaria de instalar em minha residência 7 sensores sem fio 6 câmaras sem fio, 2 sirenes. Também quero controlar tudo por App e que a central seja com chip de celular. Qual seria os modelos de equipamentos mas recomendáveis da Intelbras para adquirir

    • Intelbras disse:

      Olá Gonzalo, vamos encaminhar sua dúvida para o nosso suporte técnico, e em breve te orientar pelo seu e-mail. Ficamos à disposição!

  11. Fernando disse:

    Olá, vocês indicam técnicos para instalar central?

  12. Fernando Zafalon Albertini disse:

    Bom dia. Gostaria de uma central não monitorada, acionamento por controle remoto, 3 sensores de movimento para área externa que não fiquem disparando por qualquer coisa. Gostaria de conexão pela internet e controle pelo celular. Tudo isso para uso em residência de pequeno tamanho. Qual modelo intelbras me indica? Obrigado.

  13. Euder disse:

    Olá, possuo uma central Anm 2004 Mf e estava querendo trocar por uma monitorada. Quais os modelos seriam recomendados? Eu consigo manter todos os controles e sensores e trocar apenas a central?

  14. Fábio disse:

    Olá,
    Gostaria de instalar em minha residência Uma central com no mínimo 10 zonas, pretendo usar sensores sem fio e alguns com fio e câmaras sem fio. Também quero controlar tudo por App e que a central tenha entrada para chip de celular. Quais modelos de equipamentos são recomendados para a aplicação que desejo.

  15. Warley disse:

    Olá. Com as centrais monitoradas da Intelbras é possível que a empresa contratada para o monitoramento ative/desative a central de alarmes via GPRS?

    • Intelbras disse:

      Olá Warley, é possível sim. A ativação via comunicação GPRS poderá ser feita pelo acesso via AMT Remoto V6 (PC) e e aplicativos AMT Mobile V3 e AMT Remoto Mobile, mas para isso a empresa deverá possuir as senhas de autenticação necessárias, como a senha de acesso remoto por exemplo. Se tiver novas dúvidas conte com a nossa equipe de suporte.

  16. Marco Antônio Athayde de Britto Cunha disse:

    Srs,
    Necessito de uma central de segurança não monitorada, alarmes e sirenes sem fio, para cobertura de um sítio em local distante da cidade mais próxima 30 km. Sinal de internet, oferecido por provedor local de apenas 3 M.
    Perímetro da propriedade: 1980 m, área total: 24 há, distância maior,em linha reta, de um dos acessos:500 m.
    Fico no aguardo, desde já agradeço!
    Marco Britto

    • Intelbras disse:

      Oi, Marco, tudo bem? Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

Deixe um comentário