Quando uma solução tecnológica é disponibilizada para determinado negócio, está sendo entregue mais do que um equipamento, entrega-se uma inteligência. Pensando assim, torna-se natural visualizar um fornecedor de hardware como um dos recursos para otimizar a gestão de provedores. Se a empresa parceira está consolidada no mercado e, principalmente, é nacional, há muita informação de boas práticas de diversas regiões brasileiras que pode ser reaproveitada.
Quando os colaboradores do parceiro estão entregando tecnologia, o mesmo está ocorrendo com as demais regiões, mas a diferença está na forma em que é realizada a gestão de provedores:
- como chegar até os clientes;
- como fazer um estudo de mercado e
- como realizar as vendas do negócio.
São essas observações que podem partir de uma cidade do nordeste e serem adaptadas para outra no sul. Não serão exatamente uma réplica, pois é preciso respeitar caracterÃsticas de mercado, mas podem e devem ser um ponto de partida para inovar.
Podemos citar o exemplo de um provedor que atendia estabelecimentos como farmácias e bares. Qual foi a inovação? Ele aproveitava para colocar pontos de televisão que permitiam transmitir uma programação própria. O provedor acabou se tornando também uma agência de publicidade. O acordo com os locais era de reproduzirem as mÃdias vendidas em seus aparelhos televisivos. Em troca, não pagavam o plano de internet. Naquela ocasião e cenário, funcionou muito bem. Caso não sirva para os demais, ainda assim fica uma sugestão: não é interessante começar a agregar mais serviços?
Gestão de provedores: o parceiro no papel de consultor
Por conta dos colaboradores da Intelbras conseguirem visitar uma diversidade de locais, eles podem absorver o que está sendo feito corretamente e verificar se há algum desafio no qual é possÃvel ajudar. O que ocorre até mesmo na questão financeira da gestão de provedores, pois o especialista poderá orientar se o empreendedor não está usando, por exemplo, uma tecnologia que requer muito investimento e que não trará retorno suficiente dentro do cenário dele. É a diferença entre apenas mais um fornecedor e um parceiro de confiança: sair do modelo tradicional e realizar uma venda consultiva, que irá suprir as reais necessidades do cliente.
É comum que o melhor produto não seja exatamente o que o negócio precisa naquele cenário, como a diferença de um roteador doméstico Wi-Fi para uma casa de 50 m², que pode ser atendida numa potência baixa, e um mesmo equipamento para uma residência de 150 m². O parceiro consegue auxiliar em questões como essa, que impactam diretamente na gestão de provedores, pois está visualizando o melhor custo-benefÃcio e não apenas em entregar a tecnologia de maior valor financeiro.
Relação parceiro-cliente na gestão de provedores
Anteriormente, citamos o compartilhamento de informações e a venda consultiva, focando nas necessidades do negócio. Mas além disso, há outras maneiras da gestão de provedores ser otimizada por meio do relacionamento com seu parceiro de hardware. Uma delas é o auxÃlio dado em documentações disponÃveis, divulgação de materiais e artigos com temas que fazem parte da rotina do negócio, notÃcias sobre novidades na área, entre outros. São materiais que permitem visualizar situações de mercado, respostas para dúvidas técnicas e administrativas.
O parceiro deve estar preocupado sempre com o crescimento do cliente e, no pacote, entra a gestão de provedores. Uma das ações que podem beneficiar ambos é quando acontecem campanhas que facilitam a compra de determinado produto e métodos de financiamento. Isso ocorre, pois se um alcança bons resultados e amplia sua atuação, o outro estará presente no desenvolvimento do negócio. Por isso, procure por quem você possa entrar em contato facilmente, que esteja sempre de portas abertas (de verdade e fisicamente) para atendê-lo.
Outra parte que não é a preocupação central da gestão de provedores, mas que poderá alavancar os negócios, é ter um parceiro que esteja disposto a capacitar sua equipe. O que pode acontecer por meio de cursos presenciais ou, até mesmo, virtuais. O suporte deve ir adiante do que é comum, ou seja, uma resposta padrão. Um atendimento de qualidade fará com que os técnicos tenham um contato personalizado sobre o que precisam solucionar e conquistarão a confiança do cliente.
A gestão de provedores pode se beneficiar, e muito, com o conhecimento e iniciativas do parceiro de hardware. Em sua opinião, quais outras dúvidas que o fornecedor pode esclarecer para ajudar ainda mais? Deixe um comentário!
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