• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Quais são os principais desafios para montar provedor de internet pequeno?

Intelbras

03 de abril 2018 às 09:04
Provedores

principais desafios para montar provedor de internet

 

Está pensando em montar um provedor de internet e não sabe por onde começar? Como todo negócio, mesmo que pequeno, existem desafios que precisam ser enfrentados de frente. Qual o primeiro deles? Se imaginou o capital financeiro, acertou em cheio. Em geral, quando se começa, por não possuir muito capital, deve-se estudar muito o que se quer entregar de serviço e qualidade para não cometer erros ao definir a tecnologia que será empregada. A palavra-chave então é precisão. Quanto mais corretas forem as escolhas, maiores as chances dos resultados serem positivos.

Montar um provedor de internet, mais especificamente, traz consigo um desafio bastante comum: a escolha da tecnologia. Há tantas siglas, EPON, GPON, UTP… Não é por acaso que a análise de cada uma das possibilidades é essencial para o negócio funcionar. Porém, mais do que verificar as vantagens de cada tecnologia, o segredo está na personalização. Ou seja, as vantagens devem ser voltadas especificamente para o projeto e os serviços que serão disponibilizados.

Qual a melhor tecnologia para montar um provedor de internet?

Como o equilíbrio financeiro é um fator decisivo no início de um negócio, é comum a análise da tecnologia ser feita apenas em cima do fator preço. Mas agora é a hora de pesar: “qual tecnologia trará o maior retorno sobre investimento (ROI)?”. O retorno não está baseado apenas no preço na tecnologia, mas também no público, região geográfica, durabilidade, custo operacional (OPEX), entre outros.

Se um empreendedor quer montar um provedor de internet pensando em longo prazo, a fibra óptica se torna uma excelente opção. O valor é mais elevado, mas a durabilidade chega até 20 e 25 anos. No caso do cabo UTP, por exemplo, o máximo que se pode contar são 5 anos, embora o valor seja bem abaixo da outra tecnologia. Garantir os 20 anos é estar de olho no futuro. Se escolher errado, em 5 anos será necessário um novo investimento.

Então, quer dizer que fibra óptica ou GPON trazem mais segurança para o ROI? Não exatamente. Ao montar um provedor de internet, é comum que a pessoa se depare com diversas perguntas, todas com a mesma resposta: depende do caso. Claro, se é possível investir no que há de mais moderno, excelente! Mas, para achar uma relação entre quantia e lucro, é preciso analisar algumas variáveis.

Cada demanda exige mais ou menos desempenho. Se o projeto está sendo realizado numa região mais afastada, no interior de alguma cidade, pode não ser tão interessante optar pela fibra óptica. Nesse caso, se for constatado que o local não recebe interferências externas por possuir poucas residências ou empresas nas proximidades, rádio se torna uma possível oferta.

Há muitas tecnologias para montar um provedor de internet

Ao montar um provedor de internet, como falamos, além do capital, as tecnologias são as causadoras de muitas dúvidas. No entanto, não só existem várias tecnologias, como dificilmente haverá um provedor com apenas uma opção. Um exemplo bastante comum são projetos em que a fibra óptica alcança até a portaria de um condomínio ou prédio e de lá para os apartamentos é utilizado com cabo UTP. Com isso, temos uma integração de duas tecnologias com o objetivo de proporcionar uma melhoria no atendimento perante uma rede totalmente UTP e uma redução de custos visando uma rede totalmente óptica.

Apostar em fibra óptica é um capital bem investido, mas ainda possui um preço muito alto, não sendo tão acessível para todos os clientes do provedor. Por esse motivo, a fibra óptica na entrada de um projeto e o uso posterior de cabeamento de rede ainda é viável. Nesse sistema, há uma diluição da fibra óptica entre todos os clientes que estão conectados por cabo, o que é mais econômico para os moradores.

A tendência é que, conforme for ganhando espaço, a fibra óptica seja levada cada vez mais para perto de todos os projetos. A evolução acontece naturalmente ao montar um provedor de internet. Por exemplo, um provedor que alimentava um prédio com fibra e a partir dela alimentava um concentrador ADSL que disponibiliza uma conexão com baixa qualidade aos assinantes finais. Após, apostou em um pedaço coberto por fibra óptica e alcançou até o FTTH, entregando um serviço de maior qualidade ao seu cliente.

Novamente, se não há como investir, também é uma opção começar com EPON e migrar para GPON. Apenas trocando os equipamentos ativos, o provedor teria uma rede GPON. A Intelbras possui ONUs híbridas (EPON/GPON), o que facilita ainda mais a atualização de tecnologia do provedor, já que ele precisará alterar somente o concentrador para ter uma rede toda funcionando em GPON.

Próximo desafio: capacitação profissional

Um ponto bastante delicado e muito relacionado com a tecnologia são os conhecimentos aprofundados de cada colaborador. Montar um provedor de internet é olhar para fora: clientes, projetos, mercado, tecnologias, etc. Mas também é gerenciar internamente: conhecimento da equipe e repasse de informações entre as pessoas.

Um técnico deve ser bem treinando em uma tecnologia e continuar buscando aprimoramento quando há migração. Por exemplo, é possível alguém entender muito bem de rádio, mas precisar de atualização em relação ao EPON e GPON. Os treinamentos vão desde como manusear cabos, fibras ópticas até desenhar um projeto. Por que isso é fundamental? Sem um projeto bem desenhado, o provedor poderá usar de forma errada a fibra óptica e aumentar os custos operacionais e com retrabalho.

Para saber mais sobre configurações do produto e se manter atualizado, ao montar um provedor de internet, o gestor deve também procurar cursos para oferecer periodicamente. Na Intelbras, há cursos presenciais e online. Também oferecemos informações especializadas em nosso blog. Afinal, não devemos subutilizar um produto de alto valor agregado, como é o caso de uma OLT.

Quer saber mais sobre os desafios de montar um provedor de internet? Deixe suas dúvidas e sugestões em nossos comentários!

26 Comentários

  1. Marcos Antônio disse:

    Boa tarde, estou montando um Projeto de Internet Banda Larga Fibra Óptica, preciso de mais informações. Estas informações são muito boas, mas estou precisando de orçamentos de materiais e equipamentos. Preço de Link, gb. etc.
    Posso contar com a ajuda da Intelbras? Grato.

  2. WILLIAM SOBRINHO LIMA disse:

    Bom dia, ainda não pesquisei sobre como obter um provedor de internet, mas vejo a necessidade de fazer, pois em minha cidade a conexão é muito ruim e os preços são abusivos. Podes me indicar como obter um bom provedor e com preços dentro dos padrões?!!!

    • Intelbras disse:

      Oi Willian, não trabalhamos com fornecimento de internet e nem provedores de acesso, apenas com a fabricação de roteadores e modens. O que publicamos no blog é uma matéria que mostra os principais desafios para montar provedor de internet pequeno. Caso tenha outras dúvidas sobre os nossos produtos entre em contato com o nosso suporte técnico. Estamos à disposição!

  3. Felipe Eduardo Moreira disse:

    Bom dia
    estoui montando um pequeno provedor de internet (projeto ainda), e precisoi de mais informações : tipos de equipamentos, orçamentos etc, podem me ajudar?

  4. Fabrício Ângelo de Jesus disse:

    Olá estou pensando em montar um pequeno projeto de provedor de internet em fibra óptica gostaria de saber o passo a passo para esse projeto e equipamentos que precisa para tal

    • Intelbras disse:

      Oi Fabrício, pedimos que você entre em contato com a nossa equipe técnica através do link suporte-tecnico.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico, vamos te ajudar melhor por la. Abraços!

  5. Caio Gomes disse:

    Olá estou montando um projeto de um provedor via rádio e gostaria de orçamento para os equipamentos que se fazem necessários para a implantação do mesmo, vocês poderiam me auxiliar com isso? Desde já grato!

  6. Marcio disse:

    Boa Tarde ! Estou interessado em montar um provedor de internet .Mas não sei o valor dos equipamentos de rede via radio como cabos antenas e fibra optica e se vcs tem um curso de auxilio e gostaria se possivel. E vocês me enviarem um orçamento.
    Atenciosamente :
    Obrigado.

  7. Reinaldo Fonseca disse:

    boa tare! Estou montando um projeto de provedor de internet. temos aqui proximo 30 torres de apartamento, equivalente a 3 condominios . irei alugar um link dedicado fibra optica… e quias equipamentos são mais indicados pra eu comprar ?

    • Intelbras disse:

      Oi Reinaldo, orientamos que você entre em contato com a nossa equipe técnica através do link suporte-tecnico.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico, vamos te orientar melhor pro la. Ficamos à disposição!

  8. Olá boa tarde quero investir nessa área mas em angola estou precisando de orçamento matérias equpamentos quero que me ajudem porque eu não conheço nada sou leigo no assunto e vocês são bons no assunto. por favor disse:

    Boa tarde quero investir nessa área mas em angola estou precisando de ajudas sobre orçamento matérias produtos porque lá carece esses serviços sou leigo no assunto e preciso muito da vossa ajuda eu não sei nada dessa área mas quero investir por favor me ajudem

  9. Wendel Gurgel disse:

    Boa tarde, estou querendo montando um Provedor de internet, preciso de mais informações. Estas informações são muito boas, mas estou precisando de orçamentos de materiais e equipamentos. Preço de Link, gb. etc.
    Posso contar com a ajuda da Intelbras?
    Obrigado

  10. Ian disse:

    Estou montando um projeto de Provedor de internet de fibra óptica. Queria uma ajuda nos equipamentos tipos de rede, em geral. Agradeço!

    • Intelbras disse:

      Oi Ian, enviamos a sua dúvida para a nossa equipe técnica, e em breve vamos te ajudar pelo seu e-mail. Estamos à disposição!

  11. miguel archanjo rocha disse:

    Estou montando um provedor em uma cidade pequena com área de 2km quadrados , qual o equipamento correto para esta cobertura , e pode me dar o link ou datas de cursos

  12. Cicero Jose da Silva disse:

    Bom dia!
    Sou Técnico em telecomunicações, estou começando montar meu provedor de internet, excelente orientação e dicas.
    Para nos que estamos começando e de grande ajuda.
    Se poderem com mais dicas fico muito agradecido.

  13. Marcelo Mendes disse:

    Prezados boa noite,

    Qual o custo para montar um provedor de internet, com os custos de equipamentos, materiais. Com demanda de aproximadamente 300 clientes.

    engenheiromarcelomendes@gmail.com

Deixe um comentário