• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

SNR: o que é e quais as opções para otimizá-lo em sua rede corporativa

Intelbras

26 de fevereiro 2018 às 11:02
Instaladores

intelbras - SNR - o que é e quais as opções para otimizá-lo em sua rede corporativa

O que é SNR? Resumidamente, é a relação entre sinal e ruído. Há um conceito de radiofrequência que está integrado em qualquer comunicação, seja digital ou analógica. O conceito é justamente o SNR. Basta imaginar que está numa estação de trem, sozinho e tentando se comunicar. A pessoa, que é o receptor, consegue escutar bem e vice-versa. Porém, apenas pelo local estar vazio e ambos estarem relativamente próximos. O que aconteceria se o cenário fosse outro?

É possível que ao mudar o cenário, também mude a SNR. Utilizando o mesmo exemplo, imaginemos a estação lotada, com muito ruído: muitas pessoas conversando ao mesmo tempo, os trens passando ao fundo, etc. Neste caso, o ambiente se torna ruidoso e, consequentemente, a comunicação é prejudicada. Tanto receptor quanto emissor terão dificuldades maiores para ouvirem um ao outro.

Quando ocorre uma situação como a descrita acima e o resultado é um SNR com baixa qualidade, é por ter havido uma redução significativa na relação entre sinal e ruído. Para os Access Point (AP) wireless acontece exatamente o mesmo processo. Quanto maior a interferência do ruído na comunicação, mais difícil para o AP ou o cliente compreender o que está sendo transmitindo. É quando acontecem as retransmissões.

As retransmissões são um dos grandes desafios quando se aborda SNR. Quando há dificuldade no procedimento, o AP precisa mandar o cliente transmitir novamente ou vice-versa. Quanto mais retransmissões, a qualidade do tráfego se torna proporcionalmente pior. O que faz sentido ao pensar que elas podem significar o envio das mesmas informações incontáveis vezes.

Por que é importante entender SNR?

As retransmissões são apenas um dos fatores que torna o SNR um conceito fundamental para instaladores. Existem ainda outros pontos na relação sinal e ruído que causam um impacto significativo, são eles: queda de throughput e queda do desempenho geral da rede. Quanto menor o SNR, mais a comunicação é prejudicada.

O que são, então, esses dois tipos de queda? O primeiro é a queda de dados efetivos ou na quantidade de informação útil que está sendo transmitida ou recebida. O outro trata da queda de desempenho quando o AP deixa de “escutar um só” e passa a “escutar muitos clientes”, prejudicando a rede.

Mais um conhecimento fundamental é sobre as influências no ambiente wireless. Para saber como responder “o que diminui o SNR?”, elencamos três grandes interferências:

  • outros APs utilizando a mesma faixa de frequência e com sobreposição de canais;
  • fontes como telefones sem fio que operam na mesma faixa de frequência de seu AP;
  • forno micro-ondas em 2.4 GHz também gera interferência no espectro e prejudica a comunicação do roteador.

A interferência do forno micro-ondas pode parecer mínima quando analisada superficialmente por um leigo. Mas basta fazer um teste prático. Ao colocar um roteador ao lado do micro-ondas, quando o aparelho é ligado, o sinal automaticamente cai. É um dos obstáculos que podem dificultar a performance da tecnologia num ambiente wireless corporativo ou residencial.

Quais as formas de combater a diminuição de SNR?

A primeira alternativa sugerida normalmente é aumentar a potência. No entanto, “falar mais alto” pode, de fato, resolver o problema, mas não é o ideal. Se começarem a existir gritos e não uma conversa, pode haver saturação do receptor e a comunicação continuar ruim. Ainda pode prejudicar quem está ouvindo os outros APs do ambiente. Podem ser eliminadas as fontes de interferência (micro-ondas, telefones sem fio, outros APs)? Ou, pelo menos, minimizadas? É possível adotar algumas ações como afastar o micro-ondas ou o telefone sem fio do AP, por exemplo, ou ajustar os canais para evitar a sobreposição de frequências e proporcionar uma redução de SNR.

Que tal aproximar os clientes e reduzir a cobertura? Aproximar os clientes do AP, reduzir a potência e diminuir a área de cobertura do AP fará com que precisem estar mais próximos para se comunicarem. Num ambiente com ruído é o equivalente ao se aproximar da pessoa para falar com ela, sem precisar gritar e sem precisar que todos ao redor estejam em silêncio. Aproximar-se torna a mensagem mais entendível.

A aproximação dos clientes e redução de cobertura, nestas circunstâncias, se assemelham a trazer o cliente mais próximo do AP. Assim, aumenta-se o SNR, pois o sinal, mesmo sem aumentar a potência, torna-se mais forte para o cliente, facilitando a compreensão do que está sendo transmitido para ele. É uma das alternativas mais viáveis e que trazem melhor resultado: a redução da área de cobertura do AP.

Nisto, a dúvida mais usual é se, ao reduzir a área de cobertura de AP, também será reduzida a área da rede. O Wi-Fi será somente num ambiente? Todos terão que vir andando até próximo do AP para se comunicar via Wi-Fi? Não. Ao reduzir a área de cobertura de um equipamento, ao mesmo tempo podem ser colocados outros APs no ambiente. Como a área de cobertura será pequena, o instalador consegue fazer reuso das frequências em outras células com áreas de abrangências menores.

Sendo assim, o ideal é: reduzir a potência, aproximar os clientes dos APs e montar outras células com potências baixas para que os dispositivos se conectem sempre ao AP mais próximo. A redução da potência também ajuda no reuso de frequências sem que haja sobreposição de canais.

O conceito de SNR é um dos principais entraves que afetam as redes wireless: causam interferência e provocam a queda na relação sinal e ruído. Por isso, é importante conhecer o que é, os possíveis problemas e como solucioná-los.

Se tiver alguma dúvida, aproveite os comentários do blog da Intelbras para aprender mais ou debater sobre o SNR.

4 Comentários

  1. Erik Siqueira Nogueira disse:

    Muito Interessante.

  2. Lucas disse:

    O que seria reduzir a potência na prática? como faço isso nas configurações do roteador?

    • Intelbras disse:

      Oi, Lucas! Alguns modelos de roteadores possuem um botão para diminuir a potência da antena. Você precisa validar se o seu possui esse botão ou não.

Deixe um comentário