Como entender os desafios da administração do condomínio e solucioná-los? Podemos comparar com uma empresa. Basta imaginar que há todo uma equipe, problemas e ações para serem gerenciados. São colaboradores internos como zelador e porteiro, e fornecedores externos, que poderão trabalhar em ocasiões especiais. Além disso há os compromissos como: fluxo de caixa, pagamentos e recebimento da taxa condominial. Quem são os gestores? Isso mesmo, os síndicos profissionais!
Quando se escolhe um síndico profissional, se espera que a especialização seja um ponto forte que auxilie numa boa administração do condomínio. Por esse motivo, síndicos profissionais devem estar atentos a todas as notícias e novidades relacionadas com suas atividades.
Quem pretende se tornar um síndico profissional e fazer a administração do condomínio também precisa pensar na melhor forma de participar da rotina dos moradores. É comum que muitos ainda tenham o pensamento de que “apenas quem mora no prédio saberá como resolver as questões”. Por isso, o gestor deve se atualizar em áreas como: liderança e gestão de pessoas. A empatia é fundamental.
Administração do condomínio: cada dia mais profissional
Em 2015, o blog especializado Radar Imobiliário, do Estadão, já anunciava “síndico profissional ganha espaço”. Na mesma reportagem, é citada a pesquisa do site SíndicoNet a qual apontava que, em 2005, somente 5% da administração do condomínio era realizada por terceirizados. Em 2013, alcançou a marca de 19% e subiu ainda mais em 2015, com 26%.
Outro dado interessante é que, na época, 39% tinham como principal ocupação a função de síndico profissional, 24% consideravam uma renda extra e 16% eram aposentados. Porém, em todos os casos, foi ressaltado o nível de dedicação tanto no desempenho das tarefas de administração do condomínio quanto da busca pela especialização cada vez maior em áreas correlacionadas, como cursos de profissionalização específicos.
O Radar Econômico apontou alguns dos desafios diários dos síndicos profissionais:
- conciliação entre moradores;
- manutenção de obras;
- cumprimento das obrigações previstas pelo Código Civil;
- busca por conhecimento;
- aproximação com moradores;
- tempo para realizar todas as funções.
Outra recomendação é que a administração do condomínio conte com uma empresa por trás, em que exista o síndico profissional, subsíndico, conselheiros e funcionários do prédio.
Administração do condomínio: principais desafios em comum
Grande parte dos síndicos profissionais precisam ultrapassar o “triângulo da segurança na administração do condomínio” para obter bons resultados. São três itens essenciais para fazer a gestão e garantir a segurança:
1. Investimento em funcionários:
Não basta contratar e avaliar o currículo atual. Um porteiro, por exemplo, precisa realizar cursos regulares. O treinamento nas novas tecnologias é um ponto indiscutível. Se um porteiro não souber identificar as ferramentas de segurança, quais as funcionalidades e avisos, pode até parecer que há um mau funcionamento ou equipamento de baixa qualidade. Mas falta apenas um pouco mais de conhecimento. Empresas de monitoramento que oferecem o serviço de portaria virtual contam com uma equipe preparada para atender as normas necessárias para garantir a segurança do condomínio e podem ser uma alternativa para facilitar na gestão do síndico.
2. Conscientização dos condôminos:
Cada morador deve estar ciente da sua responsabilidade. A ação de um pode afetar muitos como, por exemplo, algo aparentemente insignificante, como permitir a entrada de um estranho que alega visitar outro morador. Mesmo com tecnologia, se não houver o bom uso por cada um, os perigos continuarão sendo iguais. Dessa forma, é importante que o síndico sempre comunique de forma clara as normas de segurança do condomínio e explique o porquê dos procedimentos que irão diminuir os riscos de alguma ocorrência.
3. Equipamentos de vigilância:
Na Intelbras, recomendamos que os síndicos profissionais invistam nos produtos que fazem parte do controle de acesso da linha condominial. Com os equipamentos certos, consegue-se registrar a data e horário de entrada de cada morador, seja por meio de chaveiro (tag), senha, controle remoto e tag veicular. Depois dos dados cadastrados, o síndico ou porteiro consegue imprimir relatórios do sistema. Através de um software dedicado, é possível registrar diferentes informações, como fotos e todos moradores de um apartamento.
Os sistemas de “pânico” também funcionam quando o morador está sendo sofrendo violência, como assalto, por exemplo. Há um alerta para a portaria e para a empresa de monitoramento. O porteiro eletrônico não só controla o acesso, mas possibilita a conversação direta entre moradores sem precisar de intervenção da portaria.
Os sistemas de controle de acesso têm como principal função impedir a ocorrência e o acesso fácil. Caso o acesso seja violado, o síndico precisa estar ciente de que é necessário também investir em um sistema de alarme e câmeras de segurança (CFTV) para impedir a ocorrência e reconhecer os infratores.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, aproveite também os comentários do artigo e consulte nossos especialistas!
Postagem original em: 26 de dezembro de 2017
Sou instalador e revenda Intelbras, tenho acompanhado os conteúdos do Blog e realmente tenho notado em minha região (Diadema-SP) o aumento de sindicos profissionais. Boa gestão condominial integrada as novas tecnologias soma em segurança para todos os condôminos.
Oi Saulo, muito bom o seu feedback. Continue nos acompanhando no Blog. Abraços!
Faço parte do Conselho Fiscal e auxilio a administração na área de tecnologia. A sindica do nosso condomínio e uma moradoras e as coisa por aqui andam muito bem e todos cooperam para a harmonia e segurança.Com exceção das barreiras e acionadores dos portões os demais equipamentos são Intelbras e a mais nova aquisição foi o sistema de acesso por biometria.
Um grade e fraternal abraço a todos..
Obrigada, pelo seu feedback e comentário. Estamos sempre à disposição!
Bom dia . Gostaria de obter informações sobre e quais equipamentos preciso ter para montar a segurança da minha portaria, veículos e pessoas, atualizando-a agora.
Fico no aguardo.
Olá Kilza, você pode entrar em contato com a nossa equipe técnica através do link https://www.intelbras.com/pt-br/contato/suporte-tecnico/, vamos te ajudar melhor por la. Abraços!