Segurança é uma das principais preocupações do brasileiro. Não é à toa: a cada 1 minuto e 1 segundo foi registrado um roubo ou furto de veículo em 2015, segundo dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Felizmente é possível reduzir essas ocorrências com planejamento, tecnologia e boa vontade do poder público. Foi o que ocorreu em Marau, cidade gaúcha com cerca de 40 mil habitantes, no primeiro semestre de 2016. A cidade ganhou um serviço de monitoramento urbano graças à união do poder público — executivo, legislativo e judiciário — e da parceria de entidades privadas, como os integrantes da Associação de Comerciantes de Marau.
O projeto Olho Vivo previu a instalação de mais de cem câmeras pela cidade e a criação de uma sala de vídeo-monitoramento ativa 24h. Desde o início das atividades até agora, o município registrou redução de 60% nos índices de criminalidade, agilizando o trabalho das entidades responsáveis pela segurança local.
Uma das principais preocupações dos responsáveis pelo projeto era contar com um parceiro de tecnologia confiável, responsável e solícito, capaz de entregar uma solução completa. Isso foi possível graças à parceria com a Intelbras, provedora de soluções especializadas em segurança e monitoramento. “A Intelbras não mediu esforços para nos assegurar a solução técnica que o momento e o município exigiam. Como gestor da equipe que colaborou com o Olho Vivo Marau, posso dizer que isso foi especialmente importante e que o programa deu realmente certo”, afirma Antonio Oneda, presidente da Associação Comercial de Marau e membro do grupo gestor do Olho Vivo Marau. O fato de ser um fabricante nacional, com atendimento pós-venda de qualidade e assistência técnica em todo Brasil, foi outra vantagem para a escolha da Intelbras. O projeto foi feito em parceria com a Integradora Connectline.
Tecnologias implementadas
A primeira fase do programa Olho Vivo Marau contou com 107 pontos de monitoramento, compostos das seguintes tecnologias:
● 69 câmeras speed domes IP com resolução Full HD, que permite que os operadores possam aproximar e visualizar as imagens com nitidez através do zoom óptico de 20 vezes, realizando o chamado monitoramento ativo em apoio às câmeras fixas; (Clique aqui e veja um exemplo de câmera speed dome)
● 26 câmeras fixas bullet IP Full HD, com visão noturna e índice de proteção IP66, que permite a instalação em ambientes internos e externos; (Clique aqui e conheça uma câmera com essa configuração)
● 2 salas de monitoramento;
● 2 câmeras analógicas com IR e zoom de 36x;
● 12 ITS/OCR, câmeras com tecnologia capaz de reconhecer placas de automóveis.
Ainda foram fornecidos dois softwares para interligar todo o sistema:
● Software DSST: integrado com as pistas ITS (reconhecimento de placa);
● Software Genetec Enterprise: para as 95 câmeras instaladas e 50 analíticos do BriefCam, que podem realizar uma série de análises, como exemplificado neste vídeo.
Resultados obtidos
A instalação do sistema de segurança eletrônico teve um enorme impacto em Marau. Foi percebida uma redução de 60% nos índices de criminalidade após a implantação do projeto. A tecnologia ainda pode ser usada para auxiliar o trabalho das autoridades locais.
Depoimento do cliente
“A implementação do projeto trouxe muitos benefícios à cidade. Além de suprir uma importante lacuna, no que diz respeito à segurança, auxiliando não só a polícia, bem como todos os cidadãos, o programa permitiu uma maior integração entre os poderes responsáveis (Brigada Militar e Polícia Civil), proporcionando muito mais tranquilidade.
A Intelbras não mediu esforços para nos assegurar a solução técnica que o momento e o município exigiam. Como gestor da equipe que colaborou com o Olho Vivo Marau, posso dizer que isso foi especialmente importante e que o programa deu realmente certo. O mais admirável, contudo, é que o programa foi construído por pessoas de bem e com vontade de servir à sua comunidade, pessoas revestidas de desprendimento, comprometimento e dedicação colaborativa, que contaram com total confiança e que tiveram o apoio dos poderes constituídos. É por tudo isso que o projeto se tornou tão relevante e do tamanho de Marau”.
Antonio Oneda, presidente da Associação Comercial de Marau e membro do grupo gestor do Olho Vivo Marau.
Boa tarde, gostaria de se possivel um orçamento para os itens abaixo. Estou escrevendo um projeto para monitoramento de uma cidade de 10 mil habitantes.
O projeto busca a implementação das seguintes tecnologias.
– Até 20 câmeras speed domes IP com resolução Full HD, que permite que os operadores possam aproximar e visualizar as imagens com nitidez através do zoom óptico de ate 20 vezes, realizando o chamado monitoramento ativo em apoio as câmeras fixas.
– 15 câmeras fixas bullet IP Full HD, com visão noturna e índice de proteção IP66, que permite a instalação em ambientes internos e externos.
– 1 sala de monitoramento.
– 2 câmeras analógicas com IR e zoom de 36x.
– 6 ITS/OCR, câmeras com tecnologia capaz de reconhecer placas de automóveis.
– Aquisição de software com capacidade de integração com as pistas ITS (Reconhecimento de placas).
– Aquisição de software capaz de gerenciar e controlar as câmeras instaladas.
Olá Cristiano, encaminhamos a sua dúvida para a nossa equipe responsável, e em breve vamos te orientar pelo seu e-mail. Abraços!