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Telefone + internet: saiba como usar e conheça as vantagens

Intelbras

21 de novembro 2017 às 07:11
Comunicação

ComoUtilizarTelefoniaIP_blog

 

Sua empresa precisa fazer ligações interurbanas e/ou internacionais com frequência, mas o alto custo desse serviço telefônico faz a conta ficar cada vez mais alta no final do mês? Já tentou fazer chamadas via aplicativos como o Skype, falando de computador para computador, mas a qualidade da ligação não ajudou na hora de negociar com seus clientes? Pois saiba que a solução para ter qualidade e gastar menos está na combinação telefone + internet.

Vamos mostrar como sua empresa pode usar de forma eficiente telefone + internet e fazer chamadas nacionais e internacionais para telefones e computadores, com ainda mais qualidade do que as ligações utilizando linhas telefônicas convencionais. Depois de aprender a utilizar essa facilidade, você ainda vai poder reduzir o valor da conta de telefone e os gastos da empresa.

VoIP: ligações com telefone + internet

As ligações via internet são feitas utilizando a tecnologia VoIP, uma abreviação para “Voz sobre IP”. Também conhecido como telefonia pela internet ou telefonia em banda larga, o VoIP captura a voz e transforma as informações faladas em dados possíveis de serem transmitidos virtualmente. Os telefones convencionais usam a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e necessitam de uma operadora de telefonia para realizar o serviço de chamadas.

Usando o computador ou smartphone

O VoIP é bastante usado em ligações feitas por computadores ou smartphones, em aplicativos como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp, que podem falar entre eles de forma gratuita (apenas usando o pacote de dados para conexão à internet) ou também fazer chamadas para telefones convencionais (nesse caso, é preciso comprar créditos).

A ideia é fazer chamadas como se estivesse usando um telefone convencional, porém o VoIP utiliza a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz. Uma ligação de longa distância, por exemplo, ao ser feita pela internet, não precisa passar pelas várias centrais telefônicas das operadoras, o que deixa a chamada mais cara.

Adaptando o telefone convencional

O VoIP também pode ser utilizado para fazer chamadas entre telefones. É possível ajustar o telefone analógico comum ou até uma central de ramais (PABX) com um adaptador telefônico analógico, o ATA.

O dispositivo vai conectar o telefone à internet e converter o sinal analógico do aparelho telefônico em dados digitais para transmissão online.

Telefones IP

Outra forma de fazer este tipo de chamada é utilizar os telefones IP, que são a maneira mais eficiente de combinar telefone + internet. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Podemos dizer que é uma junção entre um ATA e um aparelho de telefone convencional.

Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados especificamente para utilizar conectados a redes de internet. Por isso, utilizam conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11. Os telefones IP podem ser configurados em centrais telefônicas IP, plataformas de comunicação VoIP ou diretamente em linhas telefônicas VoIP.

Diferenças entre telefonia IP e o VoIP convencional

É muito comum o VoIP ser confundido com telefonia IP. A telefonia IP é uma espécie de “versão evoluída” do VoIP. Para um serviço ser caracterizado como Telefonia IP, é necessário que este tenha, no mínimo, funcionalidades e qualidade equivalentes à telefonia convencional.

Os aparelhos de telefonia IP muitas vezes são superiores aos convencionais, transmitindo a chamada de voz em alta definição. Além disso, estes dispositivos podem ser integrados com outros serviços de dados, como vídeo e até email.

As vantagens da telefonia IP

Enquanto o VoIP é voltado para o usuário comum, a telefonia IP é mais voltada para empresas, que precisam ter qualidade na comunicação com seus clientes e ao mesmo tempo otimizar os gastos. Com a telefonia IP, as organizações podem aproveitar sua infraestrutura de internet para economizar dinheiro na conta do telefone.

Podemos então destacar alguns benefícios importantes para as empresas:

Economia: os custos são muito menores do que as ligações feitas com aparelhos em RPTC. Locais, interurbanas ou até mesmo internacionais, não importa a distância, o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP e em ligações que não envolvam uma linha telefônica convencional, ou seja, não haverá custos. Além disso, esses aparelhos podem ser integrados a outros sistemas IP como telefonia, CFTV, internet e TV por assinatura, deixando tudo em uma única plataforma.

Infraestrutura: por utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e instalações de telefonia. Alguns telefones IP recebem a internet via porta LAN e podem prover internet para outros equipamentos, como por exemplo um computador, através da porta WAN.

Qualidade: os telefones IP operam com voz em alta definição , proporcionando conversas mais claras do que as feitas pelo telefone comum.

Mobilidade: com a instalação de equipamentos IP é possível ter maior mobilidade nas empresas sem necessitar do auxílio de um departamento de TI. Todas as configurações do ramal ficam no próprio aparelho IP, ou seja, ao trocar de posição ou de mesa, o funcionário precisará apenas carregar o seu aparelho IP e não será necessário fazer ajustes na central telefônica.

Modelos de telefones IP

A Intelbras é a única fabricante nacional de telefones IP e conta com uma linha completa de equipamentos. Confira alguns modelos:

TIP 120 lite e TIP 125 lite – são modelos de telefone IP para quem quer economizar no preço, sem deixar de lado a qualidade. Com possibilidade de registro de uma conta VoIP, permitem a comunicação IP sem programações e códigos avançados. Possuem Protocolo SIP 2.0, sendo compatíveis com todas as centrais que possuem suporte ao mesmo protocolo. O modelo TIP 125 Lite conta com três formas de atendimento: função Viva-voz, monofone, e headset com conector e tecla de atendimento, além de ter um display gráfico para consultar o histórico de chamadas e identificar quem está ligando antes mesmo de atender

TIP 120 e TIP 125 – contam com as mesmas funcionalidade dos modelos lite, mas podem ser conectados ao suporte PoE, em que os dados e a energia são transmitidos pelo mesmo cabo, economizando o investimento em infraestrutura. O TIP 125 também possui display como no modelo lite.

TIP 425 – é uma versão mais sofisticada dos telefones IP. Ele possui um display maior e suporta até quatro contas VoIP, dando ao cliente a possibilidade de cadastrar mais contas em um único aparelho. Além disso, este produto conta com teclas com funções dedicadas como Captura, Flash, Mute, Rediscagem e ainda dez teclas programáveis com funções ou monitoramento do Status de outros ramais que estão na mesma central.

Para conhecer outras soluções que vão deixar sua empresa com um sistema de telefonia completo, robusto e com excelente custo-benefício, como as centrais telefônicas IP, acesse o site da Intelbras. Lá você também encontra outros equipamentos, como câmeras de vigilância, centrais de incêndio, porteiros eletrônicos etc. para manter seu patrimônio em segurança.

6 Comentários

  1. telmar disse:

    Hace poco he comenzado un sitio web, la información de tu web me proporciona mucha informacion. Gracias por todo tu tiempo y trabajo.

    Saludos

    telmar http://www.telmar.es

  2. julio cesar disse:

    ola queria mais informacos sobre como funciona o servico de telefonia vi internett para residencia

    • Intelbras disse:

      Olá Julio Cesar! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e tirar suas dúvidas.

  3. Jeová Luiz Ferreira dos Santos disse:

    Olá!
    Tem internet banda larga fibra ótica da Tim com o modem Sagemcom fast 5670.
    Neste plano está incluso telefone fixo.
    Ocorre que meu aparelho Intelbrás PLENO analógico ficou mudo após a troca do modem, porém como tem internet o telefone é convertido em Voip e teria que funcionar normalmente.
    NENHUM TÉCNICO da Tim, youtubers e amigos sabem dizer qual é o problema.
    Caso vocês saibam a solução e pudeem me avisar eu agradeço muito mesmo. Obrigado.

    • Intelbras disse:

      Oi, Jeová! Para que possamos entender melhor o seu cenário, pedimos, por gentileza, que entre em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-006. Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

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