A transição do sinal analógico para o digital teve inÃcio no dia 15 de fevereiro em Rio Verde – GO, cidade que servirá como teste-piloto na migração. O processo de transição entre as tecnologias começou em fevereiro/2016 e vai até 2018. Saiba como ocorrerá essa substituição e o que muda no seu aparelho de TV.
Desligamento do sinal analógico no Brasil
O desligamento total do sinal analógico de TV no Brasil está previsto para o final de 2018. Antes previsto para 2016, foi adiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pelo fato de que boa parte da população brasileira ainda não possui conversores ou TVs digitais em suas residências. Para que ocorra o desligamento total da TV analógica, 93% dos lares brasileiros precisam estar aptos a captar o sinal digital.
A transição irá ocorrer gradativamente em locais e datas pré-determinados, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ela terá inÃcio nas grandes cidades, após a realização do teste-piloto na cidade de Rio Verde – GO, que visa detectar possÃveis falhas no processo. O sinal analógico atualmente ocupa a frequência de 700 MHz, que será liberada para a rede móvel de quarta geração, o 4G.
Antes da transição total, a Anatel irá promover uma campanha na TV aberta com o objetivo de informar a população. Somado a isso, o governo já está doando. conversores digitais para TVs analógicas (set-top box) a famÃlias cadastradas em programas sociais como o Bolsa FamÃlia.
Conversor digital e antena
Como se preparar efetivamente para a mudança do sinal analógico para o digital? Se você possui uma TV de tubo, é necessário adquirir um conversor, pois esse tipo de TV não recebe sinal digital.
Caso seu aparelho seja de LED, LCD ou Plasma, verifique se ele possui o selo DTV. Se a resposta for positiva, basta conectar a antena à TV. Caso contrário, será necessário adquirir um conversor.
Tem dúvidas sobre quais aparelhos deve adquirir? A Intelbras possui soluções completas em antenas internas e externas e conversor digital. Acesse: www.intelbras.com.br/empresarial/antenas-de-tv
0 Comentários