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Principais dúvidas sobre roteadores: perguntas e respostas

Intelbras

26 de novembro 2019 às 11:11
RedesResidencial

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Os roteadores Wi-Fi são ferramentas indispensáveis para o dia a dia de quem precisa ter acesso à internet – ou seja, praticamente todo mundo! Sem eles, é impossível transmitir o sinal de internet para as dependências de um imóvel, e como sabemos, tudo gira em torno de uma conexão com a rede. Há roteadores específicos para cada necessidade, e eles estão longe de simplesmente transmitir o sinal Wi-Fi, apesar dessa ser a sua função principal. Sendo assim, quais são os detalhes aos quais devemos estar atentos na hora de comprar um? Separamos as principais dúvidas sobre roteadores para te ajudar.

Confira as principais dúvidas sobre roteadores

O que levar em conta na hora de escolher roteador?

Em linhas gerais, os principais pontos a se observar no momento de escolher um roteador são:

  • Velocidade do seu plano de internet;
  • Velocidade de transmissão do roteador wireless;
  • Tamanho do ambiente;
  • Quantidade de dispositivos que serão conectados ao roteador.

Tendo em mente estas características principais, podemos analisar outros detalhes de forma mais profunda, para que a decisão de compra seja acertada. Para ajudar a escolher roteadores adequados para cada necessidade, elaboramos uma lista de perguntas e respostas. Veja a seguir:

Ambientes com muitos espelhos prejudicam o sinal Wi-fi?

Sim. A camada de metal na parte traseira dos espelhos causa efeitos nas ondas eletromagnéticas, sendo o principal deles a reflexão. Ambientes decorados com muitos espelhos podem sofrer a diminuição da área de cobertura e queda na qualidade da rede.

Objetos domésticos e móveis podem prejudicar o sinal de internet em uma casa?

Móveis e objetos metálicos interferem na propagação das ondas eletromagnéticas. O mesmo ocorre com qualquer equipamento que opere na mesma frequência ou que gere ruídos eletromagnéticos que causem interferências nos roteadores. Entre os objetos que afetam a distribuição do sinal, estão:

  • Telefones sem fio analógicos;
  • Equipamentos bluetooth;
  • Aparelhos de micro-ondas;
  • Aquários;
  • Móveis com estruturas metálicas.

O tipo de construção da casa (paredes mais grossas ou finas) pode diminuir a eficiência do Wi-Fi?

As paredes podem ser vilãs para o sinal Wi-Fi e, quanto mais grossas, pior para a propagação. Alguns materiais usados na construção em alvenaria, como tijolos, cimento e azulejos, criam “barreiras” para a propagação do sinal wireless. Quanto mais grossas as paredes, menos sinal conseguirá “atravessar” para o outro lado.

2,4 GHz e 5 GHz. Qual é a recomendada para se usar em casa?

Tudo depende do tipo de equipamento que você possui. Para utilizar redes dual band e usufruir da rede 5 GHz e de padrões mais recentes como o AC, seus dispositivos, como smartphones e smart TVs, deverão ser compatíveis com essas tecnologias. Boa parte dos equipamentos mais modernos possuem essa compatibilidade, mas sempre vale a pena verificar as especificações fornecidas pelos fabricantes.

No caso de pessoas que possuem equipamentos mais antigos mas que também queiram utilizar outros aparelhos na rede 5 GHz, é possível, por exemplo, escolher um roteador dual band AC. Por funcionar em ambas as redes, os dispositivos antigos continuarão obtendo acesso normalmente, utilizando a conexão cabeada ou, então, a rede Wi-Fi 2.4 GHz. Já os equipamentos mais modernos terão acesso à rede 5 GHz AC.

A rede 5 GHz possui mais canais disponíveis e nela ainda não há tanta densidade de redes quanto na rede 2.4 GHz, principalmente em locais mais povoados.

Qual é o melhor lugar para se colocar um roteador?

O centro da área que se deseja cobrir com sinal Wi-Fi é o melhor lugar para posicionar o roteador, pois as ondas eletromagnéticas se propagam para todas as direções a partir dele. O posicionamento em locais mais altos evita os obstáculos que geralmente estão em níveis mais baixos. Roteadores mais modernos contam também com tecnologias como o Beamforming para direcionar de forma mais inteligente o sinal. Mas se você tem uma área muito grande para cobrir, ou não tem possibilidade de posicionar seu roteador no melhor local para propagação do sinal e precisa de uma rede com maior performance, há alternativas como a rede mesh, que vem se popularizando no mercado. Evite posicioná-lo perto da tv, de micro-ondas ou mesmo de espelhos, já que esses objetos interferem na emissão das ondas do roteador e provoca lentidão na rede.

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Antenas maiores propagam melhor o sinal?

Não necessariamente. O que é importante no caso das antenas é o ganho em dBi que possuem, associado à potência do rádio ao qual estão conectadas. Esse “casamento” (chamado potência E.I.R.P.) é que faz com que os produtos tenham melhor performance.

Quanto mais antenas melhor?

Não é uma relação direta. O mais importante é a máxima velocidade que o roteador consegue trafegar e a potência do produto. Além disso, tudo vai depender do arranjo criado para o hardware do equipamento.

Antenas internas ou antenas externas, o que é melhor?

Não se trata de melhor ou pior. A questão aqui é a velocidade na qual o roteador consegue trafegar e a potência E.I.R.P. (potência isotrópica radiada equivalente) do produto. Isso indicará se um equipamento será melhor do que outro em relação à performance e à área de cobertura, respectivamente.

O que são as siglas e números que compõem o nome dos roteadores?

Essas siglas (N, AC, etc.) se referem ao padrão Wi-Fi que o equipamento suporta (802.11n, 802.11ac, etc.). Recentemente, foi criada uma nova nomenclatura pela Wi-Fi Alliance. Com isso, o padrão N foi chamado de “Wi-Fi 4” e o AC “Wi-Fi 5”, visando a simplificação dos termos. Já o numeral é a máxima velocidade teórica da camada física da rede wireless, geralmente somando e arredondando as velocidades de ambas as frequências (2.4 GHz e 5 GHz). Por exemplo, um roteador AC 1200 se refere a 300 Mbps em 2.4 GHz e 867 Mbps em 5 GHz AC, ou seja, 1167 Mbps nominais.

Na prática, qual a velocidade máxima que devo conseguir no meu roteador?

Tudo vai depender de diversos fatores, como:

  • Plano de internet contratado;
  • Velocidade suportada pelos seus dispositivos conectados à rede;
  • Número de dispositivos conectados – quanto mais dispositivos, mais sobrecarga na rede;
  • Outras redes ou outros dispositivos próximos que podem causar interferências;
  • Distância e número de obstáculos entre o roteador e os dispositivos;
  • Velocidade do roteador.

Geralmente, a eficiência de redes Wi-Fi N e AC chega a até 75% da velocidade máxima teórica. Por exemplo, se o seu dispositivo está conectado a uma rede 5 GHz AC com velocidade nominal de 867Mbps, em condições ideais irá atingir uma velocidade prática de até 650 Mbps, devido aos mecanismos de controle de comunicação da rede.

Seguindo a mesma linha, um dispositivo N300 atingirá máxima prática de até 225 Mbps. Em ambientes comuns, como residências e empresas, essas velocidades raramente serão atingidas, principalmente pelos fatores citados anteriormente.

Gostou das informações? Então acompanhe o nosso blog e o nosso site para ficar por dentro das novidades em relação a roteadores e soluções tecnológicas para sua residência.

23 Comentários

  1. Marcos da silva rocha disse:

    Gostei muito, excelente.

  2. Murilo Bertolo disse:

    Hoje em dia eu nem me preocupo mais com WiFi nas casa dos clientes, ja indico logo o Twibi Fast. Melhor solução residencial que ja usei. Sou profissional de T.I especificamente redes e fiquei impressionado com a qualidade dos Twibi e com a entrega que o sistema proporciona ao usuário domestico. Abraços

  3. Antônio Torres de Sousa disse:

    Gostei muito da explanação sobre o assunto, apesar de entender pouco, agora tenho parâmetros pra comparar na hora da minha escolha, quanto ao roteador e o local de instalação.
    Obrigado

  4. Vitor disse:

    Achei interessante a explicação! Obrigado!

  5. Gabriel almeifa disse:

    Roteador Wirelles Intelbras Smart Dual Band RF 1200 300Mbps com 4 Antenas e 4 Portas Fast Ethernet P
    Ele pega fibra óptica?

  6. Tarcísio Cansada disse:

    Olá. Já pensaram em criar uma luminária twibi? Talvez até com interruptor IoT Isso resolveria a instalação no local ideal, bem como o design

  7. andre araujo ferreira disse:

    Gostaria de saber se existe a possibilidade do cliente apos estar conectado ser direcionado imediatamente para a meu endereço (localização) e abrir a pesquisa de satisfação do google ?

    • Intelbras disse:

      Olá Andre, pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

  8. Jonathan disse:

    Gostaria de saber na mesa controladora VTN2000 hibrida, da para colocar tanto ip como hd em um dvr só para serem controladas ou uma só de cada vez.

  9. Raul Lourenço Becker disse:

    Ótimas informações

  10. Felispe ma Voida disse:

    Tenho um roteador 2.4ghz e uso fibra optica, sei que não é o ideal e fui avisado pela provedora pra tocar pelo dual band 5.0ghz, pq segundo eles o roteador armazena mts dados e para de funcionar (?). Porém estou sem conexão até mesmo via cabo no pc, algm pode me dar uma luz pfvr ????
    PS: a luz PON tá piscando no meu ONU, procurei por aqui e tem gente q diz q pode ser isso. Mas n sei :/

    • Intelbras disse:

      Olá! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  11. Paulo Fragoso disse:

    Tenho 2 roteadores TWIBI FAST operando com velocidade de 50 MB. Quero mudar para um plano de 100MB mas num teste de degustação nem o WiFi e nem o PC conseguiram operar a 100MB. Terei que trocar os roteadores para faze-lo ?

    • Intelbras disse:

      Oi, Paulo! Neste caso, possivelmente não estavam fornecendo uma internet de 100 Mbs ao senhor. Ele não irá passar exatamente 100 Mbs, mas por cabo e via Wi-fi teria que passar de 85 a 94 Mbps.
      Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  12. Luiz Carlos disse:

    Comprei o Twibi Giga a duas semanas.
    O firmware está atualizando diariamente, as vezes, duas ou três vezes por dia. É normal?
    Se não, como fazer para atualizar somente o necessário.
    Grato,
    Luiz Carlos

    • Intelbras disse:

      Oi, Luiz! Você já entrou em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento, e nossos especialistas irão te ajudar!

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