• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Migração de serviço de internet via rádio para fibra: dicas dos especialistas Intelbras

Intelbras

20 de junho 2018 às 01:06
Provedores

intelbras - servico de internet via radio

A migração de serviço de internet via rádio para fibra pode gerar uma série de questões específicas dos profissionais de provedores. Porém, vamos focar nas duas principais: quando fazer e como fazer? Com isso, será possível identificar mais facilmente se o seu provedor deve realizar o procedimento e como ele pode ser realizado da melhor forma possível. Como iremos levar vários elementos em consideração, faça o checklist para não esquecer de nada e já aplique no seu planejamento.

Quando fazer a migração de serviço de internet via rádio para fibra?

O “quando” envolve alguns conhecimentos prévios da tecnologia e do ambiente em que está ou será instalado o serviço. É preciso saber que rádio tem limitação de banda e barreiras por vezes impostas pelo próprio local, como por exemplo, obstrução por conta de muitos edifícios. Mas não significa que rádio deve ser descartado. Em determinadas situações, ainda é o mais recomendado. Quando se está chegando ao limite de banda e os cliente querem mais, pode ser o momento de repensar os serviços do provedor.

Outro ponto são as limitações do ambiente. Quando o rádio está numa área industrial, por exemplo, acaba ficando com muito ruído. Porém, o mais importante é saber a capacidade de penetração que a região proporciona a cada tecnologia. Se os clientes querem mais velocidade, uma banda maior, os provedores têm duas opções: ou partem para rádios com investimento muito maior, mas que ainda vão ter a possibilidade de ruídos e interferências do meio externo. Ou adotam fibra e garantem uma tecnologia de longo prazo, com uma evolução de rede muito simples e fácil.

Quais são os gargalos e oportunidades da migração?

O “quando” ainda envolve a reflexão sobre os gargalos do provedor e as oportunidades que não se deve perder. Se há uma região em que estão criando condomínios na cidade pode ser uma chance de entrar com fibra. Afinal, é muito mais fácil colocar fibra inicialmente e não rádio. Por qual motivo? Mais tarde, não será preciso trocar a tecnologia por fibra. A concorrência pode também estar pensando nisso. Se um provedor vizinho está instalando tudo em fibra óptica, querendo ou não, o seu negócio será obrigado a usar fibra caso queira competir.

A qualidade é uma das características que influenciam na resposta de quando fazer a migração de serviço de internet via rádio para fibra. Pensando na velocidade, se o provedor quer ter mais serviços na sua rede, provavelmente rádio não irá suportar maior quantidade nem proporcionar um serviço melhor. Se hoje, você vende de 3 até 5 mega de rádio, mas amanhã quer aumentar para 20 mega, é certo que a tecnologia não irá conseguir acompanhar. Vale considerar também que o aumento de serviços eleva o ticket médio e, consequentemente, traz um retorno mais rápido sobre o investimento (ROI) .

Abrir novas regiões também pode ser uma ótima reação ao “quando migrar os serviços de internet via rádio”. Quando se começa com fibra óptica, a manutenção sai mais em conta, pois na grande maioria dos casos não será preciso ter alguém em campo para poder fazer reparos. Por esse motivo, começa-se com a melhor tecnologia disponível e com custo-benefício adequado ao provedor.

Como fazer a migração de serviço de internet via rádio para fibra?

A última parte do artigo tem como objetivo responder a questão “como fazer a migração de serviço de internet via rádio para fibra”. Antes de tudo, é preciso olhar para o que se tem hoje, fazer um levantamento no papel e, somente depois, decidir como irá montar o atendimento na região. Por exemplo: para os clientes que eram de rádio e vão para fibra, pode haver ofertas especiais, por conta da fidelização. Já os novos podem entrar numa estratégia diferente.

E, novamente, todo projeto requer um estudo aprofundado da área que irá atender: fazer levantamento de campo, pesquisa dos clientes, estudar a localização física, decidir quais serviços vai entregar e elaborar um planejamento consistente. Não basta simplesmente implantar a fibra onde era atendido por rádio. A implantação deve ocorrer conforme o projeto, por isso é tão essencial voltar ao conceito de As-Built, no qual todas as mudanças e manutenções são registradas e nenhuma informação se perde.

A migração em si é facilitada, pois o modo de operação da fibra é muito similar ao wireless. Todo o trabalho de configuração do wireless, dependendo da forma que o provedor decidir trabalhar, pode ser trazida por completo para a fibra. As configurações podem sertransparentes, o que muda neste caso é apenas o meio de transmissão. Por isso, migrar de serviço de internet via rádio para fibra é menos complexo do que parece e não tem tantos impeditivos técnicos, principalmente quando se escolhe fazer um gerenciamento mais simples, mas com todas as características de uma tecnologia mais avançada.

Está preparado para migrar ou adotar fibra óptica? Aproveite para deixar todas suas dúvidas e sugestões!

6 Comentários

  1. Kelli Garcia Boerer disse:

    Qndo se faz troca via rádio por fibra óptica usa-se o mesmo cabeamento ou há a necessidade da troca desses cabeamentos ?

  2. ANA PAULA DE SOUSA MAIA disse:

    Como fazer essa migração de rádio pra fibra óptica no sistema passo a passo, por favor tem como vocês me ajudarem?

  3. Mariana disse:

    Mudar a internet de rádio para fibra óptica precisa mudar todos os aparelhos? a internet que eu uso é rádio e eles ligaram falando que chegou onde eu moro e teria que pagar uma taxa para mudar para óptica e queria saber se eles podem cobrar para mudar? eu teria que pagar a taxa e a mensalidade?

    • Intelbras disse:

      Oi Mari! Sobre a troca, realmente será necessário a troca dos equipamentos, porém a questão de cobrança, isso seria uma politica do próprio provedor. Ficamos à disposição!

Deixe um comentário