• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Básico de redes: o que você precisa entender sobre endereçamento de rede

Intelbras

24 de outubro 2017 às 07:10
Instaladores

intelbras - Básico de redes - endereçamento de rede

Os dois assuntos que mais assustam os instaladores num primeiro momento são o básico de redes e o endereço IP. São dois fatores fundamentais em CFTV IP, considerados como a “parte física e lógica”. Contudo, não há motivos para preocupação, pois quando corretamente explicados, tornam-se conceitos bastante simples de serem aprendidos. Por isso, selecionamos o tema “endereçamento de rede” justamente para provar que entendendo o pensamento lógico das duas partes, será fácil dominar as tecnologias envolvidas.

Básico de redes: endereço MAC e endereçamento IP

Dentro do básico de redes, há uma forma de entender os conceitos trazendo para situações cotidianas. Por exemplo, temos o endereçamento MAC e o endereçamento IP. O endereço MAC, ou Media Access Control, pode ser considerado como o documento de identificação de um dispositivo de rede, tais como NVRs, câmeras e switches. O “identificador” é permanente, como seria uma impressão digital de uma pessoa. Cada dispositivo de rede possui um MAC address com 12 caracteres. São eles que irão caracterizá-lo “pelo resto da vida”:

Exemplo: 5C-E0-C5-6A-D3-43, sendo os três primeiros pares emitidos pelo fabricante e, por isso, imutáveis. São conhecimentos como OUI (Organizationally Unique Identifier) e é possível que o fornecedor possua mais de um identificador. Os três últimos pares fazem parte do próprio dispositivo.

O uso do MAC address permite identificar os dispositivos da rede, justamente por ser estático, mesmo quando o endereço IP não é conhecido. O que funciona para detectar a localização de um equipamento específico. Também pode ser utilizado para conectar ou restringir endereços e outras variáveis.

Já o endereçamento IP permite a identificação de componentes de sistemas de segurança. A comunicação entre eles pela internet é feita a partir desta identificação. É o que se usa para adicionar uma câmera a um NVR ou VMS. Os softwares clientes se conectam também neste endereço. Há dois tipos: IPv4 e IPv6. No IPv4, há geralmente quatro partes, de 8 bits, variando de 0 até 255 e separados por pontos. Dentro de uma LAN (Local Area Network, ou uma conexão com dimensionamento geográfico limitado), o endereço de rede é igual para todos, apenas o host muda.

Exemplo: 192.168.0.95, 192.168.0.107 e 192.168.0.33. Estamos falando de um endereço de rede de LAN igual, mas de dispositivos diferentes.

Outra informação relevante é que o endereço IP de cada dispositivo deve ser único, pois se houver uma tentativa de uso por mais de um, nenhum conseguirá conexão com a rede. Dica: sempre checar o manual do equipamento se há um endereço IP padrão para os equipamentos antes da configuração e instalação. Como informamos acima, há dois tipos de IP: IPv4 e IPv6. Vamos conhecer mais sobre eles

Básico de redes: endereço IPv4 e IPv6

Antes de mais nada, o IPv4 é a versão mais utilizada pelos instaladores, principalmente pela sua simplicidade de implementação e gerenciamento, especialmente em redes privadas. Para reforçar: são compostos por quatro grupos, possuem números de 0 até 255, separados por pontos. Para que um dispositivo faça uso da internet é preciso que haja um endereço IP público. Entretanto, há alguns voltados para redes privadas que, para IPv4, para os dispositivos que obedecem ao padrão da RFC 1918. Este tipo de rede tem sido utilizada usualmente em empresas, conectando os dispositivos que a utilizam e sendo recusadas por roteadores.

Conforme recordamos, o IPv4 tem um formato bastante característico de endereço. Com a popularização do acesso à internet no mundo inteiro, passou-se a precisar de mais endereços para atender a crescente demanda. Para isso, foi desenvolvido o IPv6, com um formato mais expandido e que disponibiliza mais opções. O IPv6 utiliza 128 bits, em 16 octetos de 8 bits, apresentados em forma hexadecimal de 0-9 + AF-.

Exemplo: FA80:43440:0000:0000:0202.B3EF.FE1E.8329.

Básico de redes: endereçamento estático e dinâmico

O IP estático é um endereçamento imutável. Assim, o dispositivo manterá o mesmo IP enquanto estiver conectado com a rede. É o ideal para quando há câmeras e NVRs. Por esse motivo, quando fixadas em um local, são configuradas para conexão via endereçamento estático, a melhor prática para sistemas de segurança. Basta pensar na possibilidade de reconfiguração com a alteração do IP em um endereçamento dinâmico.

Num endereçamento dinâmico, a cada sessão o roteador irá distribuir um IP para cada dispositivo. É possível utilizar esta modalidade na área de segurança? Apenas se os componentes não forem relevantes para o monitoramento, como smartphones. Lembrando que o NVR e VMS não conhece o IP dos clientes, pois são eles que se conectam para acessar as gravações.

Básico de redes: classes de redes

Por fim, iremos abordar também as classes de rede. Foram criadas para dar suporte a números específicos de redes e hosts, contemplando capacidades diferentes entre eles e dividindo o espaço dos endereços IP. Temos três classes principais: A, B e C. Há ainda a D, porém, é reservada somente para endereços Multicast, e a classe E, voltada para pesquisas. Os endereços reservados para classe A para uso interno são diferentes das B e C.

Na classe A, há possibilidade de cerca de 16 milhões de endereços IPs por rede, mas com somente 126 sub-redes. Na B, são 65.000 endereços IP e 16.000 sub-redes. Na C, há 254 endereços IP, porém, são praticamente 3 milhões de sub-redes. Para saber em qual delas pertence um endereço, é preciso examinar os bits iniciais. A = 0, B = 10 e C = 110. As gamas de endereço de cada classe: A = de 1.0.0.0 até 127.0.0.0, B = de 128.0.0.0 até 191.255.0.0 e C = de 192.0.0.0 até 223.255.255.0. Em geral, a classe A é utilizada por grandes empresas e instituições, a B para empresas de médio porte e a C, que pode ser mais numerosa, são as mais prováveis de serem encontradas atualmente.

Bônus: A Intelbras oferece cursos presenciais e treinamentos a distância, em que você aprenderá desde o básico de redes até a aplicação prática de um projeto. Existem também outros temas disponíveis e que podem contribuir muito para os seus negócios. Não deixe de conferir.

Quer tirar alguma dúvida sobre o básico de redes e endereçamento? Deixe um comentário aqui!

7 Comentários

  1. sebastião freitas barro disse:

    o assunto e muito interessante e produtivo

  2. Fabrício disse:

    Muito interessante!

  3. Paulo silva disse:

    muito boa essa material

  4. Parabéns pelo conteúdo disse:

    Parabéns pelo conteúdo, nossa 3 anos na faculdade e não tinha entendido isso’, agora ficou bem claro pra mim…

Deixe um comentário