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Como atrair clientes para seu negócio usando check-in no Facebook?

Intelbras

10 de julho 2018 às 12:07
Empresarial

intelbras - checkin no facebook

Trazer benefícios para os clientes é uma estratégia que deve ser sempre lembrada e colocada em prática por qualquer empresa. E o Wi-Fi pode se tornar uma ferramenta poderosa para donos de negócios de diferentes segmentos – cafés, salões de beleza, bares, academias, clínicas, etc. Uma das formas de oferecer este benefício é por meio de check-in no Facebook, em que o cliente marca sua presença no estabelecimento e tem acesso direto à conexão gratuita, fazendo da empresa um hotspot (local onde uma rede sem fio está disponível para ser utilizada).

Além de melhorar a experiência do público, há inúmeros ganhos para os negócios. Mas como isso funciona? A seguir vamos falar sobre a importância de usar as redes sociais para impulsionar sua marca, como o check-in no Facebook pode atrair clientes, além de dicas para divulgação do benefício aos frequentadores, aumentando seu engajamento.

Por que usar o check-in no Facebook para impulsionar seu negócio

Está mais que atestado o poder das redes sociais para a divulgação de produtos e serviços e sua eficiência para o marketing digital. Diversas empresas utilizam o Facebook como ferramenta de negócios e muitas delas já conseguiram novos clientes através desta rede. Por isso, quem quiser ter sua marca reconhecida deve sim estar presente neste universo de curtidas, compartilhamentos e recomendações.

Porém, além da publicidade, a empresa também precisa, de fato, oferecer qualidade e criar um ambiente físico que atenda as expectativas do público, para assim atrair e fidelizar os clientes. O uso do check-in no Facebook para liberar o acesso à internet reúne estas duas estratégias, já que agrega valor ao ambiente e contribui para promover o local.

O fornecimento de internet de qualidade e gratuita se torna um diferencial para negócios: há conveniência para o cliente que se beneficia do recurso e ele, em troca, ajuda a divulgar o local para seus amigos. Como se torna parte da linha do tempo dos usuários, os amigos deles podem ver a atividade no feed de notícias e interagir. Obtendo mais engajamento, a página também melhora no ranking do “Facebook Graph Search” e será mais fácil para as pessoas encontrarem o seu estabelecimento.

Mais vantagens

Além dos benefícios já citados, ao usar a estratégia de check-in no Facebook pode-se trabalhar a favor do marketing do estabelecimento, pois com a ferramenta é possível visualizar e analisar informações e gráficos da rede social e, com isso, conhecer mais sobre o perfil do público que frequenta seu negócio. Se bem utilizadas, essas informações podem instruir a comunicação e até mesmo representar insights para pensar como atendê-lo melhor.

E ainda há a possibilidade de:

  • Ajustar o tempo de navegação dos usuários – você define o tempo de utilização da internet em seu estabelecimento, que pode ser de 30 minutos, 1 hora ou até um dia;
  • Controlar o acesso a sites e servidores específicos – seus clientes não poderão acessar a sua rede interna privada, e você pode bloquear determinados sites.

Como compartilhar o Wi-Fi de forma segura

Se o seu negócio apenas oferece a senha do Wi-Fi, pode estar perdendo a oportunidade de ter sua marca divulgada espontaneamente. Mas não é só isso. Dividir a mesma senha por meio de um roteador comum não é a forma mais eficaz e segura de compartilhar a internet de uma empresa.

Para isso, existem equipamentos específicos, conhecidos como roteadores corporativos, que atendem às demandas dos donos de negócios e também dos clientes. Com esses produtos, é possível garantir um maior número de pessoas conectadas simultaneamente e ainda pode-se dividir o sinal em mais redes (uma interna e outra para o público, por exemplo).

A Intelbras tem em seu portfólio o HotSpot 300, aparelho que permite o compartilhamento seguro e eficiente do sinal de internet e também conta com a função Facebook Wi-Fi. Basta que o cliente faça check-in no estabelecimento por meio da rede social para liberar o acesso à internet, sem pedir a senha, e com controle da rede dos clientes feito separadamente do da rede corporativa. Além do HotSpot 300, também há outros dispositivos que permitem o compartilhamento do Wi-Fi com os clientes, separando a rede pública da rede corporativa: são os access points.

Vale destacar que no mercado há soluções que apenas captam e-mails e muitos cobram mensalidade para manter o serviço funcionando.

Configurando o Wi-Fi para check-in no Facebook

O passo a passo é simples e as instruções completas para habilitar a função na página da empresa estão na própria página do Facebook. Mas os passos iniciais são estes:

  • Primeiro, é preciso que a empresa tenha uma página no Facebook e que você seja o (ou um dos) administrador(es) dela;
  • Depois, é necessário contar com um roteador corporativo compatível com a função, como o HotSpot 300;
  • Com o equipamento, faça o login no perfil da sua página na rede social;
  • Ative a opção de login com o Facebook e então siga o processo do assistente de instalação do seu roteador;
  • Após configurado o roteador corporativo, forneça o nome da sua rede Wi-Fi para seus clientes se conectarem.

https://youtu.be/rEnzho4yM5g

Confira este outro post do blog mais orientações de como configurar e utilizar os roteadores corporativos e este vídeo com as principais dúvidas sobre o check-in no Facebook com o HotSpot 300.

Dicas para divulgar o Wi-Fi gratuito e ampliar o engajamento

É importante que a informação fique clara para que seu cliente tenha uma ótima experiência no seu estabelecimento. Para você divulgar e incentivar o uso do check-in no Facebook, pode trabalhar da seguinte forma:

  • Use um adesivo – oriente o cliente sobre o funcionamento do Wi-Fi. Ele pode ser impresso e colado em materiais diversos, como cardápios, ou em locais estratégicos, como mesas e outros espaços que você julgue atrativos;
  • Crie promoções – ofereça descontos em bebidas ou em algum prato em troca do check-in do cliente na sua fan page no Facebook;
  • Otimize sua página – adicione informações específicas do negócio, como fotos, identidade visual, horário de funcionamento, e-mail e telefone para contato. Aproveite também para fazer posts com novos cardápios, ações promocionais, entre outros formatos de publicação e interação que tornem atrativa a comunicação com seu cliente.

Pronto, com um roteador corporativo que possibilite ao seu cliente fazer check-in no Facebook, além de mais algumas dicas para divulgar o Wi-Fi gratuito, sua página pode facilmente se tornar mais conhecida na rede social. Se tiver alguma dúvida sobre o uso dos equipamentos, entre em contato com a Intelbras ou deixe um comentário!

2 Comentários

  1. Tiago Carvalho disse:

    Olá saudações! Gostaria de saber o motivo de o suporte a função check-in Facebook dos Access Points se encerrará. Não se tem nenhuma informação (a não ser na interface web dos APs).

    • Intelbras disse:

      Oi, Tiago. Gostaríamos de informar que a funcionalidade Wi-Fi marketing através de check-in deixou de funcionar em 12 de junho deste ano, devido a uma decisão unilateral do terceiro responsável pela disponibilidade do serviço.
      Conforme previamente mencionado no manual dos produtos, os serviços adicionais fornecidos por terceiros estão sujeitos a interrupções ou alterações sem aviso prévio.
      É importante destacar que a funcionalidade essencial do produto segue operando normalmente.
      Com a interrupção do serviço do terceiro, você precisará reconfigurar sua rede Wi-Fi. Para saber como fazer isso, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=3vQumcAuJIo
      Continue divulgando seu negócio ao criar uma splash page para sua rede. Saiba como configurá-la, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ByzE3Mar6VA

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