• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Quais os principais tipos de câmeras de segurança para condomínios?

Intelbras

12 de janeiro 2018 às 10:01
CondomíniosInstaladoresSegurança

intelbras - camera de seguranca - condominio

Nos condomínios, independentemente se horizontais ou verticais, as câmeras de segurança se tornaram ferramentas obrigatórias para garantir a segurança dos condôminos, funcionários e visitantes. São elas os equipamentos que abastecem um sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV). Além das câmeras de segurança, o CFTV é composto por um gravador digital de vídeo, disco rígido (HD), software, aplicativos e dispositivos periféricos necessários para a instalação do sistema, tais como: cabos, conectores, nobreak, etc. Segue abaixo a representação de um sistema de segurança.

camera de seguranca - sistema de cftv

Os formatos básicos de câmeras de segurança para condomínios

No setor de proteção aos condomínios, existem diversas opções de câmeras de segurança, cada uma com benefícios para diferentes situações. Confira os principais formatos e conceitos básicos.

1. Bullet

intelbras - camera de seguranca - bullet

Recebe esse nome por conta da sua forma, que lembra uma bala de arma de fogo e é o formato mais conhecido entre as câmeras de segurança. Costuma ser instalada em ambientes externos, principalmente quando se tem a intenção de evidenciar para as pessoas que se trata de um local protegido. Com isso, além de garantir o monitoramento, transmite a mensagem clara: o condomínio está seguro e estamos de olho. É bastante versátil e se adapta facilmente em aplicações de CFTV. Hoje, a maioria conta com infravermelho para visão noturna e diferentes aberturas angulares que devem ser consideradas dependendo do tamanho do ambiente onde será instalada e a área que se quer ter cobertura.

2. Câmeras dome

intelbras - camera de seguranca - dome

As câmeras Dome recebem esse nome pelo seu formato que lembra uma doma. Com design discreto são ideais para ambientes internos. Recomenda-se o uso do modelo em elevadores, hall de entrada, recepção e corredores. Assim como as câmeras bullet, possuem uma considerada quantidade de modelos com diferentes funcionalidades que potencializam a sua usabilidade dependendo do ambiente onde será instalada.

3. Câmeras varifocais

intelbras - camera de seguranca - varifocal

É a opção indicada quando se tem a necessidade de um enquadramento perfeito da cena ou do local. O foco da câmera consegue se adequar de acordo com definições programadas. Por isso, a dica é utilizá-la quando o objeto monitorado encontra-se longe do equipamento, pois o foco da lente consegue alcançá-lo. Num condomínio, sua aplicação é usual em estacionamentos, nas entradas e saídas.

4. Câmeras speed dome

intelbras - camera de seguranca - speed dome

São câmeras de segurança com uma movimentação de 360º e zoom. É possível acessá-las e controlá-las de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Por suas características e funcionalidades, são usadas como apoio ao monitoramento de ambientes amplos e com movimentação intensa. São ideais para captura e identificação de detalhes que fazem diferença, como em situações de risco. Em um condomínio, podem ser usadas para monitorar a movimentação da rua para identificar atividades suspeitas, por exemplo. Estão disponíveis com ou sem infravermelho (visão noturna), pois dependendo do local, não é necessário o seu uso.

É importante mencionar que independente do modelo, todos os tipos de câmera citados no artigo estão disponíveis em altas resoluções de imagem, que podem chegar até 4K. Esperamos que esse conteúdo auxilie interessados no assunto a escolher o modelo de câmera mais adequado para cada condomínio. Quer conhecer mais sobre câmeras de segurança ou tem uma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo para os nossos especialistas.

20 Comentários

  1. Eloyr Campos disse:

    Estou em processo de desenvolvimento de monitoramento, em área Rural,
    para câmeras com alimentação painel solar., em fazendas, chácaras, etc.
    têm alguma solução em andamento Intelbrás, para esta estrutura.
    Grato
    Eloyr

    • Intelbras disse:

      Olá Eloyr, as nossas câmeras desde que alimentadas com 12V e a corrente necessária funciona normalmente independente da fonte de energia, contudo não temos painéis solares. Caso tenha mais dúvidas entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico. Ficamos à disposição!

  2. Jhonnatha Ferreira disse:

    Estou em dúvidas de como elaborar um projeto de segurança para o condomínio que dou manutenção, pois é um condomínio antigo e estou apresentando a eles as tecnologias Intelbras, gostaria de ter uma ajuda de vocês se possível.

  3. M Luiza disse:

    Olá!Estamos em processo de monitoramento e segurança no predio e gostaria de informações a respeito de quais cameras sugerem para prédios, onde instala-las, como será esse monitoramento, se existe monitoramento através do celular etc.
    Agradecida desde já pela atenção. Fico no aguardo de um breve retorno.

  4. LUIS CESAR L PENHA disse:

    Olá,
    Estamos tentando modernizar nosso sistema de câmeras do Condomínio, queria utilizar os modelos Wi Fi só que não encontrei nenhum artigo ou texto falando sobre o assunto. Nosso condomínio tem 160 x 70 m e e 4 blocos de apartamentos, tem como montar uma rede Wi Fi e interligar câmeras wifi em todo o condomínio?

    • Intelbras disse:

      Olá Luis. Para sistemas Wi-Fi é necessário que tenha uma rede com uma boa taxa de trafego de dados e uma rede isolada apenas para as câmeras. Por se tratar de uma área muito grande, imagino que câmera que estejam em longas distâncias podem perder comunicação ou apresentar travamentos se o sinal de Wi-Fi não for no minimo 80%. Para esses cenários, sugerimos utilizar câmeras IP’s e um enlace via rádio. Essas câmeras serão conectadas via cabo de rede e ligadas ao gravador via rádio. Caso tenha dúvidas sobre esse funcionamento, peço que contate nosso suporte técnico por telefone para explicar melhor. Ficamos à disposição!

  5. .Noemi disse:

    Olá ?Temos monitoramento Intelbraa FUll HD com DVR, 16 câmeras rede Rua ,nem todos podem abrir o app ao mesmo tempo porque cai a rede.E Também a resolução não pega placa de motos .Gostaria de saber se neste mesmo DVR desta rede posso melhorar com outras câmeras de maior resolução e qual é a mais adequada para esta finalidade .Obrigada

    • Intelbras disse:

      Olá Noemi. Para leitura de placas de moto, precisaria utilizar uma de nossas câmeras profissionais; No caso poderia utilizar a câmera VIP 7325 LPR. Essa câmera é especifica para essa leitura de placas. Para maiores duvidas você pode entrar em contato com nossos representante comercial. Ficamos à disposição!

  6. jose francisco dos santos disse:

    Instalei o sistema de segurança da Intelbras residencia iSIUC 6, estava conectado nos tres celular estava funcionando , e agora nao consigo acessar nas câmara, ou melhor não abre as imagens, posso contar com uma ajuda?
    Telefone para contato (35) 32122004 Varginha Minas Gerais.

    • Intelbras disse:

      Olá José. Nesse caso, seria interessante estar verificando a conexão dos seus equipamentos, porém, informamos também que o ISIC 6 já foi descontinuado e não recebe mais atualizações, podendo assim, vir a apresentar problema de conexão com os seus DVRs, então, orientamos que passe a utilizar o ISIC LITE.- Aprenda como resolver problemas de conexão com o intelbras cloud Link : https://bit.ly/2PqfUlZ. – Vídeo tutorial de como baixar o aplicativo ISIC LITE
      https://youtu.be/c-zgsbxSCp8. – Vídeo tutorial de como cadastrar DVR no aplicativo ISIC LITE link: https://youtu.be/PCCFTMx1gEM. Caso persista o problema, pedimos que retorne próximo ao seu DVR e nos contate através do nosso suporte técnico. Ficamos à disposição!

  7. Claudio Cezar Graveno disse:

    Boa:noite,
    Em um condomínio vertical é possível conectar as câmeras de monitoramento da calçada e portões de acesso aos celulares de todos os condôminos?

    • Intelbras disse:

      Olá Claudio, você pode configurar o acesso via aplicativo ISIC Lite, o limite de acessos simultâneos irá variar de acordo com o DVR/NVR utilizado. Para consultar o limite de acessos do DVR/NVR, acesse o manual do produtos disponível em nosso site http://www.intelbras.com.br. Ficamos à disposição!

  8. Wagner disse:

    Ola. Gostaría de saber se existe alguma câmera para filmar toda a fachada de um prédio, do primeiro ao último andar ( 13 andares). Objetivo é flagrar possíveis arremessos de objetos.

  9. Celso Sadao Imamura disse:

    Estamos propondo Instalar câmeras externas para pegar a faixada de prédio para que possamos identificar as pessoas que jogam materiais nas áreas externa…que tipo de câmeras podemos usar

    • Intelbras disse:

      Oi, Celso! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento, e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

  10. Shirlene disse:

    Precisando de uma câmera com boa resolução noturna para colocar em um ponto da rua encruzilhada para poder pegar todas as ruas com um raio de pelo menos 600metros e saber quais demais equipamentos necessários para essa instalação.

    • Intelbras disse:

      Oi, Shirlene! Para que possamos indicar o produto que melhor te atende, precisamos entender melhor o seu cenário. Você pode entrar em contato com a gente pelo nosso telefone ou Whatsapp (48) 2106-0006, onde o especialista da área de segurança conseguirá te atender e indicar a melhor solução!
      Caso você precise, ficaremos à disposição!

Deixe um comentário